Fim do sonho: ‘Defense News’ diz que negociação do Brasil para viabilizar o Gripen ‘argentino’ fracassou

gripen-ng-foto-gripen-international

Concepção artística do futuro Gripen NG; a imagem foi produzida pela SAAB, fabricante da aeronave

O respeitado site de assuntos militares americano Defense News colocou uma pedra sobre o aclamado “acordo estratégico” firmado, no segundo semestre de 2014, pelos ministros da Defesa do Brasil e da Argentina, no campo aeronáutico.

De acordo com um texto do correspondente do site em Buenos Aires, José Higuera, publicado no último dia 25, a negociação empreendida pela Embraer e pelo grupo sueco SAAB para tentar viabilizar a entrega de um lote de caças Gripen E/F (Gripen NG) à Força Aérea Argentina fracassou. E, a essa altura, o que resta à aviação de caça dos argentinos é receber uma partida de caças usados israelenses Kfir modernizados ao padrão C-10 Block 60.

O anunciado interesse do governo de Buenos Aires na aquisição de caças sino-paquistaneses JF-17 Thunder teria sido arquivado em maio passado, quando ficou claro que a instalação dos aviônicos requeridos pelos militares sul-americanos encareceria demasiadamente o valor unitário da aeronave.

JF-17-Thunder-wikimedia

JF-17: “Defense News” diz que os militares argentinos preferiam o Gripen NG ao caça sino-paquistanês…

Custo – Em seu texto – intitulado “Os olhos da Argentina nos Kfirs de segunda mãos para substituir os Mirages” (Argentine Eyes Second-Hand Kfirs to Replace Mirages) Higuera lembra que “a aquisição do Saab Gripen NG, proposto pelo governo brasileiro e que viria da futura linha de montagem no Brasil, também tinha sido considerada em paralelo com a do JF-17. De acordo com as fontes militares consultadas pela Defense News em Buenos Aires, o Gripen NG era uma opção mais interessante para a Força Aérea Argentina que o JF-17.

Mas no final de 2014, o governo do Reino Unido, preocupado com uma ameaça potencialmente maior para as Ilhas Malvinas, deixou vazar para a mídia que iria vetar a transferência para a Argentina de qualquer componente do Gripen produzido ou desenhado pelos britânicos”.

Higuera prossegue: “O Gripen NG não foi imediatamente descartado por Buenos Aires porque, depois de um pedido das autoridades brasileiras, que estavam ansiosas para vender o jato para a Argentina, a SAAB concordou em explorar a viabilidade e o custo da substituição dos componentes britânicos da aeronave por equivalentes não-britânicos.

gripen_ng__orgulho_de_se_tornar_brasileiro__by_plamber-d4rwkc4

Propaganda da SAAB durante a competição internacional que redundou na vitória do Gripen NG no Brasil

A substituição de componentes foi considerada tecnicamente viável, mas iria exigir uma modificação longa e cara da estrutura do avião, bem como a integração e o teste dos componentes substitutos. O custo elevado dessas modificações revelou-se maior do que as autoridades argentinas estavam dispostas a pagar, assim eles também descartaram o Gripen”.

De acordo com o Defense News, o chefe da área de Material da FAA, brigadeiro Ezequiel Gil, realizou, em junho – durante o Salão Aeronáutico de Le Bourget –, várias reuniões com dirigentes da IAI (Israel Aerospace Industries) e de outras empresas israelenses que devem colaborar na montagem do modelo do Kfir requerido pelos argentinos.

A Força Aérea Argentina quer adquirir até 18 aeronaves da IAI, como uma solução de curto prazo capaz de preencher seu requisito de possuir um avião de combate de alto desempenho capaz de operar pelos próximos 10 ou 12 anos.

kfir

Kfir C-10 com as cores da Força Aérea Colombiana

De acordo com uma fonte argentina (não identificada) de Higuera, dentro de oito anos os argentinos voltarão a vasculhar o mercado internacional de caças, em busca de um modelo capaz de substituir os antiquados caças A-4AR Fightinghawk.

Nesse momento o mais provável é que a FAA solicite recursos para a importação de 36 aeronaves de interceptação e defesa aérea – mas o Gripen sueco já está descartado.

Fonte: Plano Brasil

Anúncios

Sobre Joshua Duarte

Gosto de Filmes e livros de ficção, fantasia (principalmente Héry Póty), história e + ou - Best Seller. Odeio Gente idiota, ignorante, Poser, e que só sabe falar bem ou mal de PT e PSDB, pq pra mim é tudo a mesma bosta. Haaaaaa!!! Quase que eu esqueço, adoro rock e odeio funk, por mim, poderia cair um raio em cima de tudo que for funkeiro.

Publicado em 08/03/2015, em América do Sul, Brasil e marcado como , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Ja não basta os dois F5 doados discretamente aos Argentinos E sairam dea Base Aerea de Canoas – RS E MAIS ALGUNS TUCANOS QUE NUNCA PAGARAM,

    Curtido por 1 pessoa

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: