ESPECIAL: Revista online revela que Exército começou, discretamente, a cassar honrarias feitas a mensaleiros

Medalhatodososmensaleiros

Uma sequência que dispensa apresentações…

A revista eletrônica Sociedade Militar informou, na última sexta-feira (27.09), que o nome do ex-deputado José Genoíno Guimarães Neto – grafado como “José Genoíno Neto” – já não aparece mais no Almanaque Online da Secretaria-Geral do Exército que relaciona as pessoas agraciadas com a Medalha do Pacificador.

Genoíno foi denunciado por envolvimento no escândalo do mensalão em 2005. A 9 de outubro foi considerado culpado dos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha pelo Supremo Tribunal Federal.

Três dias mais tarde a mesma Corte condenou-o à prisão em regime semiaberto – o que não o impediu de, a 2 de janeiro de 2013, assumir um novo mandato como deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores.

Em 15 de novembro de 2013 Genoíno se entregou à Polícia Federal, em São Paulo, sendo preso. Transferido para Brasília, passou a ocupar uma cela para condenados a regime fechado. Em 3 de dezembro de 2013, para evitar uma possível cassação, renunciou ao cargo de deputado federal.

medalhagenoinorecebedogeneralAlbuquerque

O comandante do Exército, general Francisco Roberto de Albuquerque, entregando a Medalha do Pacificador ao então deputado José Genoíno, durante o primeiro governo Luis Inácio Lula da Silva

Caxias – A Medalha do Pacificador foi cunhada pela Portaria nº 345 do ministro do Exército, de 25 de agosto de 1953, como homenagem a Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, no ano do sesquicentenário de seu nascimento. A confirmação de sua existência em caráter permanente veio a 17 de agosto de 1955, por meio do Decreto Federal nº 39.745.

A tradição afirmou-a como condecoração que destaca os militares e civis, nacionais ou estrangeiros, que tenham prestado assinalados serviços ao Exército brasileiro, elevando o prestígio da Instituição ou desenvolvendo as relações de amizade entre o Exército Brasileiro e os de outras nações.

A Sociedade Militar lembra, entretanto, que outros mensaleiros receberam condecorações do Exército:

“Obviamente falta cassar ainda as medalhas de José Dirceu, Roberto Jefferson, Valdemar da Costa Netto e outros. Mas, se de facto a cassação aconteceu, e tudo indica que SIM, sendo realizada de acordo com a nova regulamentação (PORTARIA Nº 724) e da forma discreta que caracteriza os atos do comandante Villas Bôas, e não seja apenas um “equivoco”, bastante improvável, do almanaque online, percebemos aí um bom e significativo sinal de que realmente está em curso um processo de moralização desse país”.

Em outubro de 2014 o Ministério Público Federal do Distrito Federal solicitou que fossem cassadas as medalhas concedidas pelo Exército a cinco condenados no julgamento do mensalão.

MedalhaGenoinoisolado

Genoíno no Congresso, em abril de 2013: envelhecido e condenado pelo Supremo Tribunal Federal, ele insistiu em tomar posse em um novo mandato de deputado federal (ao qual, mais tarde, renunciou)

Os condecorados em situação de perder a honraria eram, à época: os ex-deputados José Genoino (PT-SP), João Paulo Cunha (PT-SP), Roberto Jefferson (PTB-RJ) e Valdemar Costa Neto (PR-SP), agraciados com a Medalha do Pacificador. Já o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu pode perder a medalha da Ordem do Mérito Militar, que também foi dada a Jefferson.

Anúncios

Sobre Joshua Duarte

Gosto de Filmes e livros de ficção, fantasia (principalmente Héry Póty), história e + ou - Best Seller. Odeio Gente idiota, ignorante, Poser, e que só sabe falar bem ou mal de PT e PSDB, pq pra mim é tudo a mesma bosta. Haaaaaa!!! Quase que eu esqueço, adoro rock e odeio funk, por mim, poderia cair um raio em cima de tudo que for funkeiro.

Publicado em 09/29/2015, em Brasil, crise e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. general Francisco Roberto de Albuquerque, entregando a Medalha do Pacificador ao então deputado José Genoíno. (CITAÇÃO DA MATÉRIA)

    Condecorar Jose Genuíno com essa “honraria” ; é o mesmo que Santificar o Judas Iscariotes por serviços relevantes prestado aos Sumo Sacerdote do Templo em Israel.

    Ainda mais sabendo da criação de Duque de Caxias na Caserna desde rapaz.

    Curtir

  2. Francisco de Assis Araujo Lima

    Sou militar reformado da Marinha: Safado foi,e é o General que condecorou esses Pilantras do PT para ser simpático ao vagabundo do Lula.

    Curtido por 1 pessoa

  3. eadem@ig.com.br

    Se o Exército Brasileiro tivesse vergonha na cara jamais agraciaria nenhum esquerdista FDP nem com a medalha do “cagador de pau da pátria”!

    É uma afronta, FDP comunistas… os mesmos que assassinaram soldados do EB em 1932… ou um pulha como o Genoíno… ou outros vilões ganhem as mesmas medalhas que são distribuídas a outras pessoas honradas, honestas, sérias, heróicas até.

    Se eu ganhasse a mesma condecoração que um ladrão de rua como Genoíno ganhou, devolveria a minha no ato, pois não compactuo com marginal!

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: