Espanha apelará na ONU para reforçar seu papel internacional

O ministro de Relações Exteriores da Espanha, José Manuel García-Margallo, considera a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada em Nova York, como o momento adequado para que a Espanha explique que deseja reforçar seu protagonismo no cenário internacional.

García-Margallo se expressou assim aos jornalistas um dia antes da chegada a Nova York do presidente do governo, Mariano Rajoy, para discursar pela primeira vez na Assembleia das Nações Unidas.

“É o local no qual é preciso estar agora”, destacou o máximo representante da diplomacia espanhola, lembrando a grande quantidade de chefes de Estado e de governo, assim como de ministros de Exteriores, que se reúnem estes dias na ONU.

O debate sobre a reforma desta instituição é um dos assuntos nos quais García-Margallo explicou que a Espanha deseja estar presente, ao mesmo tempo em que lembrou a aspiração do Executivo de se sentar no biênio 2015-2016 no Conselho de Segurança (CS).

Espanha, Turquia e Nova Zelândia vão lutar por duas vagas neste órgão da ONU, e, em outubro de 2014, saberão que países serão escolhidos.

Fontes do governo espanhol explicaram que a situação econômica obrigará que a campanha para conseguir essa designação seja muito austera, aplicando ao máximo a imaginação e com um trabalho constante nas reuniões que mantiver o Executivo em todos os âmbitos.

García-Margallo destacou, além disso, que é preciso apostar de forma decidida na marca Espanha, explicar o que significa o país, facilitar os investimentos e continuar aumentando as exportações.

 

EFEEFE – Agência EFE – Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Sobre Francisco Santos

Jornalista e Editor.

Publicado em 09/24/2012, em Europa, Internacional, Notícias, ONU e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!