Perspetivas do mercado russo de helicópteros

helicópteros, indústria, Empresas, Exposição, mercados

Mi-28NE © Voz da Rússia

O mercado russo atrai cada vez mais as atenções dos fabricantes de helicópteros internacionais. Várias empresas europeias e estadunidenses, interessadas em assinar contratos vantajosos com potenciais compradores russos, apresentam os seus aparelhos na VI Exposição Internacional da Indústria de Helicópteros HeliRussia 2013, inaugurada em Moscou.

Hoje a Rússia atravessa um certo défice em helicópteros civis ligeiros. A indústria russa de construção de helicópteros se dedicou tradicionalmente à construção de aparelhos médios e pesados, assim como ao fabrico de helicópteros militares de ataque. Essa particularidade não passou despercebida e foi aproveitada pelos fabricantes estrangeiros, para quem o mercado russo abre novas perspetivas, nomeadamente o segmento do transporte empresarial e a emergência médica, refere o representante oficial na Rússia da empresa norte-americana Bell Helicopter Alexander Evdokimov:

“As perspetivas são muito boas porque esse setor está em desenvolvimento. Considerando a nossa linha de produtos, nós vemos que os helicópteros de um e de dois motores terão procura por aqui. Nos próximos três a quatro anos nós esperamos vender dezenas de helicópteros neste mercado”.

Além disso, os construtores de helicópteros estrangeiros vêm boas perspetivas para a venda dos seus aparelhos às empresas russas de exploração de petróleo e de gás. Segundo contou à Voz da Rússia Richard Fits, as conversações com compradores russos estão já no nível das propostas concretas:

“Nós já recebemos vários utilizadores de helicópteros que vêm as vantagens dos nossos produtos e que gostariam de utilizá-los nas plataformas petrolíferas offshore. Durante a exposição, nós esperamos encontrar-nos com os representantes dessas companhias para um entendimento mais preciso das suas exigências quanto aos helicópteros a utilizar”.

Entretanto, os fabricantes russos também obtiveram os seus êxitos. Os helicópteros militares russos têm uma procura constante. Segundo o chefe do Departamento de Exportação de Helicópteros e Serviços da Rosoboroexport, Grigori Kozlov, só a carteira de encomendas já formalizada documentalmente já é neste momento de quase seis bilhões de dólares. Em perspetiva, os volumes de encomendas irão crescer consideravelmente, em primeiro lugar graças à entrada no mercado externo de novos modelos de aparelhos.

“Nós iniciámos agora as campanhas de promoção do helicóptero Ka-52. Na gama dos helicópteros “Mi”, nós fizemos obtivemos as primeiras relações contratuais relativamente aos helicópteros militares Mi-28NE e ao helicóptero Mi-26T2. Este é um aparelho de transporte pesado que não tem análogos”.

É bastante possível que, num futuro previsível, os helicópteros russos entrem numa nova fase do seu desenvolvimento. O tráfego rodoviário, que aumenta a cada ano, já obrigou por diversas vezes o Governo a fazer ressurgir a ideia dos táxis aéreos, se bem que os seus esforços ainda não tenham vingado. A única exceção é o mais alto nível da estrutura do Estado russo: por vezes é necessário transportar de helicóptero o presidente e o primeiro-ministro para os seus locais de trabalho no centro de Moscou .

 

Voz da Rússia

Sobre Francisco Santos

Francisco Santos é jornalista a mais de 5 anos, hoj é correspondente do Jornal Diário do Estado (Paraná), em seus momentos livres escreve para o Blog Alvo na TV, com colunas críticas, imparcial, profissional ao extremo e dedicad ao mundo da TV. É fundador e dono do Blog de defesa Guerra & Armas, que já conta com um crescimento considerável e esta prestes a se tornar um dos maiores Blogs de defesa do país, com compromisso e credibilidade o jornalista Francisco Santos mostra toda sua qualidade e amor ao que faz.

Publicado em 05/17/2013, em Notícias e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!