EX-SENADOR DO PT TEME INTERVENÇÃO MILITAR E DÁ CONSELHO A DILMA ROUSSEFF

O ex-prefeito e ex-senador Saturnino Braga (PT-RJ)  acaba de lançar um sinal de alerta: se a radicalização política chegar ao ponto de “paralisar a economia” e jogar “toda a atividade brasileira no chão”, os militares podem entrar em cena. Em entrevista que a Globonews reexibirá neste sábado, às 8:30 da manhã e às 16:30, o senador deixa perguntas no ar: “Quem é que pode desempatar uma guerra interna? Você acha que os militares vão ficar paralisados?”

Aos 84 anos, o  ex-senador faz uma defesa apaixonada da política – numa época em que políticos sofrem de uma rejeição quase generalizada. Diz que não vai se desfiliar do PT, porque, se saísse do partido numa hora de crise aguda como esta, seria chamado de oportunista.

Dá um conselho a Dilma Rousseff: diz que a presidente precisa lançar uma cruzada em busca de entendimento com as lideranças da sociedade, porque o diálogo com os partidos anda radicalizado. Faz este julgamento da presidente: diz que ela é uma mulher de “caráter límpido” e honesta que não sabe manejar as peças do xadrez político.

É duro com o atual Congresso: concorda que é o pior já eleito. Não vê, no cenário político, nenhum nome em quem possa apostar as fichas para a Presidência da República. Duvida que Lula, “se puder”, vá se candidatar, porque o ex-presidente correria o risco de jogar fora o capital que acumulou quando estava no poder.

Uma revelação sobre os bastidores do poder: o ex-senador diz que, assim que assumiu a Prefeitura do Rio, recebeu um recado das empreiteiras. Em resumo: o recado dizia que era praxe as empreiteiras encaminharem ao prefeito, para suas “atividades políticas”, um percentual do faturamento obtido com obras. Saturnino deveria dizer se mantinha a velha praxe ou se sugeria algum outro percentual. O prefeito mandou dizer que não aceitava a oferta – mas, quando chegasse a época das eleições, iria, sim, pedir ajuda das empreiteiras para a campanha.

É uma declaração rara entre políticos que exercem ou exerceram cargos executivos: a admissão de que recebeu ofertas.

Aqui, o trecho em que o ex-prefeito revela seus mais preocupantes temores sobre o desfecho da atual crise política:

GMN: A curto prazo, o que o senhor acha que pode acontecer com essa crise política? Qual é o desfecho?
Saturnino Braga: “O desfecho pode ser processual, no Congresso, com um impeachment; pode ser o governo da presidenta Dilma conseguindo recompor a maioria – com Lula ajudando; pode ser a continuação desse atrito aí; pode ser um confronto de rua lamentável – que pode ocorrer; pode haver uma guerra. E uma guerra me lembra de cinquenta e dois anos atrás:1964. Porque 1964 foi uma guerra. Ali, houve um confronto. E nenhuma das duas partes em confronto, aqui pra nós, tinha apreço pela democracia,. A esquerda queria realmente fazer a revolução brasileira. E a direita – os americanos, muito especialmente – no auge da Guerra Fria, não podia tolerar uma segunda Cuba no continente do tamanho do Brasil.
Era uma guerra. A sociedade brasileira não estava preparada para aquela guerra. E o que houve? Uma intervenção militar. O clima não permitia conciliação. Deu-se a guerra. E – da guerra – deu-se a intervenção militar. Se houver uma nova guerra aqui, quem é vai desempatar essa guerra? A minha preocupação é profunda, é enorme. Estou inibido. Não estou mais na linha de frente para atuar. Só para perceber e me preocupar profundamente”.

GMN: Para ser bem direto: o senhor teme uma intervenção militar?
Saturnino Braga: “Temo. Porque os militares são pessoas formadas e educadas para “defender a pátria”, como eles dizem, defender o Brasil. Se o Brasil é ameaçado por uma guerra interna, por uma radicalização que paralise a economia e jogue toda a atividade brasileira no chão, você acha que os militares vão ficar paralisados e assistindo a isso? Eu acho não”.

GMN: Isso parece uma preocupação minoritária. Poucas pessoas falam a sério do risco de uma intervenção militar. Que indícios o senhor vê?
Saturnino Braga: “Não vejo nenhum indício. Vejo numa situação concreta que pode exigir um desempate a favor do Brasil. Quem é que pode desempatar uma guerra interna a favor do Brasil?”.

GMN: Quando o senhor fala em guerra interna, o senhor se refere a conflitos de rua ?
Saturnino Braga: “A conflitos de rua e a situações inconciliáveis : uma obstrução das instituições. Pode haver baderna no Congresso; não funcionar mais a instituição. Pode haver invasão do poderes; muita coisa pode acontecer de grave, extremamente grave, num clima de tensão que está numa escalada que a gente não pode imaginar onde vai parar”.

GMN: Se o senhor participasse um gabinete de crise e fosse convocado a Brasília par uma reunião de emergência no Palácio do Planalto, qual o primeiro conselho que o senhor daria a Dilma Rousseff?
Saturnino Braga: “Convoque a nação, convoque os líderes empresariais, os líderes sindicais, os líderes estudantis – enfim, as lideranças da sociedade – e procure um entendimento para encontrar a saída, porque, pelos partidos políticos, parece que que a coisa vai à guerra. E, na guerra, a gente não sabe o final”.

GMN: Se a situação se agravar, a ponto de a presidente estar diante de duas opções – a renúncia ou enfrentar o impeachment – o que é que o senhor diria a ela?
Saturnino Braga: “O caminho da renúncia é sempre um caminho deprimente. É um caminho que tem conotações de diminuição e de redução da personalidade. Eu não daria a ninguém o caminho da renúncia. Já o caminho do enfrentamento cego também acaba em deposição. É preciso fazer o esforço da negociação com a sociedade, na medida em que negociação com os partidos políticos está muito fechada, muito complicada, muito radicalizada. Com as lideranças empresariais, lideranças sindicais, lideranças estudantis, lideranças da juventude, lideranças da mídia, é preciso buscar na sociedade a possibilidade de um entendimento, a viabilidade de um entendimento!”.

 

Fonte: G1 – Geneton Moraes Neto

Sobre Francisco Santos

Jornalista e Editor.

Publicado em 03/19/2016, em Exército, Força Aérea, Forças Armadas, Marinha, Notícias, Política e marcado como , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 7 Comentários.

  1. William André dos Santos

    Obs…Eu sinceramente, gostaria muito dessa intervenção Militar, há muito tempo ok. O povo brasileiro esta entregue à quadrilhas de ratazanas políticas e opovo esta sofrendo de maneira cruel e abominável e ninguém faz nada é uma zorra total ok. À jararaca da presidenta dilma, já mostrou quem ela é o povo não aguenta mais, ela não conhece nada de Administração Pública ok, ela é culpada direta do que esta acontecendo,pois ela esta no comando ok. OBS…OBS…OBS…QUANDO O SOLDADO, CABO,SARGENTO,SUB-OFICIAL, OFICIAL E ETC…DA POLÍCIA MILITAR, COMENTEM ERROS GRAVES O COMANDANTE DA TROPA É EXONERADO OK. E PORQUE NA POLÍTICA TEM QUE SER DIFERENTE? À PRESIDENTA DILMA TEM QUE SAIR PARA O BEM DO POVO BRASILEIRO, O POVO BRASILEIRO ESTÃO NAS RUAS, AVENIDAS ETC… COM UM PROPÓSITO SÓ, DOA A QUEM DOER OK. OBS…GRAÇAS À DEUS E À REDE GLOBO E OS PROFISSIONAIS DE TECNOLOGIA FIZERAM À MASCARA DESSAS RATAZANAS, CAÍREM DA CARA DELES E IR PARAR NO RALO DA PODRIDÃO OK. OBS…AS FORÇAS ARMADAS ESTÃO COM À FACA E O QUEIJO NA MÃO É SÓ CORTAR E COMER POIS NÃO SERÁ GOLPE MILITAR, POIS O POVO ESTA PEDINDO À INTERVENÇÃO OK. OBS,,,EU SOU PROFISSIONAL ESPECIALISTA NA ÁREA DE TECNOLOGIA ELETRÔNICA/INSTRUMENTAÇÃO/AUTOMAÇÃO E ELÉTRICA, FAÇO PARTE DO CREA RJ, TRABALHEI MAIS DE 30 ANOS NA ÁREA DE PETRÓLEO E GÁS, USINAS NUCLEAR DE ANGRA DOS REIS. PETROQUÍMICA, CELULOSE,ELEVADORES ETC…POR EMPRESAS NACIONAIS E MULTINACIONAIS. OBS…OS MEUS COMPANHEIROS DE TRABALHO, MUITOS FORAM DEMITIDOS, ESTÃO TENDO QUE VENDER O QUE COMPRARAM COM MUITO TRABALHO, SUOR E ARRISCANDO À VIDA, POIS É TRABALHO EM ÁREA PERICULOSA, FICARAM AFASTADOS POR MUITOS ANOS DE SUAS FAMÍLIAS COMO EU FIQUEI, ARRISCANDO NOSSAS VIDAS PARA DA LUCRO AO BRASIL,ENQUANTO AS RATAZANAS POLÍTICAS ESTAVAM ROUBANDO O DINHEIRO DO POVO BRASILEIRO. OBS…OBS…OBS…EU SÓ ESPERO QUE TUDO ISSO NÃO ACABEM EM PIZZAS OK. OBS…AS FORÇAS ARMADAS TEM À OBRIGAÇÃO DE TOMAR UMA POSIÇÃO À FAVOR DA MAIORIA DA POPULAÇÃO, POIS NÃO SERÁ GOLPE MILITAR, SERÁ RECONSTITUIÇÃO DA ORDEM, CHEGA DE BAIXARIA E ANARQUIA OK. OBS…QUE DEUS PROTEJA O POVO E À REDE GLOBO OK. OBS…FORA DILMA JÁ E FORÇAS ARMADAS NAS RUAS JÁ. OBS…VALEU EX-SENADOR SATURNINO BRAGA, ESTAMOS JUNTOS OK, QUE DEUS ABENÇOE O SR, SUA FAMÍLIA E AS FORÇAS ARMADAS OK.

    Curtir

    • silvio jose

      Que venha os miliares pra mudar nosso Brasil, vejam meus amigos que um a pais acabado como a Venezuela disse sobre ao PT MADURO AMEAÇA INVADIR BRASIL SE DILMA CAIR [VÍDEO] acessem https://guerraearmas.wordpress.com/2015/02/09/maduro-ameaca-invadir-brasil-se-dilma-cair-video/ ——————— Maduro quer guerra não da nem conta do Pais dele vem se meter aqui que ele venha vamos jogar ele no lugar dele BRASIL PATRIA AMADA defenderemos até a morte.

      Curtir

      • William André dos Santos

        OBS…OBS…OBS…O ABESTADO DO MADURO ESTA TÃO MADURO COITADO, JÁ ESTA COM CHEIRO DE PODRE, ESSE ABESTADO QUE APARECER IGUAL À PRESIDENTA DILMA JARARACA: VOCÊS ESTÃO VENDO O QUE ESTA ACONTECENDO É FUNDO DO POÇO NA CERTA OK. VEM MADURO VEM…EU NÃO VOU TE COMER PORQUE VOCÊ JÁ NASCEU PODRE OK. MAIS ÀS NOSSAS FORÇAS ARMADAS ESTÃO AI PARA ENCHER VOCÊ E SUAS TROPAS DE MERDA DE AÇO E BOMBA OK.

        Curtir

  2. Essa Dilma não sabe negociar mesmo, tem pouca visão, até seus próprios colegas de partido falam isso. No entanto não concordo com intervenção militar, o Brasil está desse jeito justamente por conta dos inúmeros golpes de estado.

    Curtir

    • William André dos Santos

      OBS…OBS…OBS…FORÇAS ARMADAS NAS RUAS JÁ OK…FORA DILMA JARARACA DA CALCINHA FROUXA OK. OBS…A VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS…SR SATURNINO ESTAMOS JUNTOS OK….COMANDOS = QUANDO À CHUVA FOR INTENSA, E À ESCURIDÃO, FOR IMENSA É À HORA IDEAL.

      Curtir

  3. Essa situação já esta passado da hora de acontecer ,sera que estão esperando os esquerdopata acabar de falir o pais e dar um golpe comunista??? Indícios para isso tem de sobra.

    Curtir

  4. Que venha e dessa vez exterminem todos o terroristas deste pais esses partidos de merda e seus integrantes PT, PCdoB, PSOL e mandem todos para morar em CUBA, VENEZUELA comunista aqui no brasil nunca. #JairBolsonaroPresidente2018

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: