Marinha do Brasil realiza a “Operação ASPIRANTEX 2016”


Aspirantes no convoo do NDCC “Garcia D’ Ávila”

 

No dia 18 de janeiro, o Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) Garcia D`Avila suspendeu da Base Naval de Mocanguê, no Rio de Janeiro, dando início à “Operação ASPIRANTEX 2016”, que ocorre até o próximo dia 28 de janeiro e envolve diversos meios navais e aeronavais.

A ASPIRANTEX, que este ano conta com 210 Aspirantes, executa exercícios de caráter militar, ligados às tarefas básicas do Poder Naval, para familiarizá-los com a vida no mar e contribuir para a orientação dos 151 Aspirantes do 2º ano sobre a opção do Corpo (Armada, Fuzileiros Navais ou Intendentes) e a escolha da habilitação militar (mecânica, eletrônica, sistemas e administração).

A programação da Operação conta com duas fases, uma de mar e outra de porto. Durante a navegação, serão realizadas atividades como: operações de ataque, de esclarecimento, de apoio logístico móvel, antissubmarino, de superfície, de defesa aeroespacial e de guerra eletrônica, todas de caráter estritamente militar e com a participação direta dos Aspirantes. Já na fase de porto, os navios atracarão nas cidades de Itajaí e São Francisco do Sul, em Santa Catarina, e na cidade de Santos, em São Paulo, onde irão realizar exercícios de segurança orgânica e estarão abertos à visitação pública.


Recebimento da Aeronave SH-16 durante o exercício da “Operação ASPIRANTEX 2016”

Os meios participantes da ASPIRANTEX 2016 são: o Navio de Desembarque de Carros de Combate “Garcia D’Avila” com uma aeronave UH-15 embarcada; o Navio de Desembarque de Carros de Combate “Almirante Saboia” com uma aeronave SH-16 embarcada; a Fragata “Constituição” com uma aeronave AH-11A; a Fragata “Liberal” com uma aeronave UH-12 embarcada; e a Fragata “Greenhalgh” com uma aeronave UH-12 embarcada.

Também participam da comissão, dando apoio aos exercícios, os seguintes meios: o Submarino “Tapajó”; o Navio-Patrulha Oceânico “Apa”; o Navio-Patrulha “Gurupá”; o Navio-Patrulha “Babitonga”; três Carros Lagarta Anfíbio; e duas aeronaves AF-1, além de duas aeronaves da Força Aérea Brasileira.

CZPsISlWIAAEfDW

 

Fonte: Agência Força Aérea

Anúncios

Sobre Francisco Santos

Jornalista e Editor.

Publicado em 01/21/2016, em Forças Armadas, Marinha, Notícias e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. eadem@ig.com.br

    Bem… é nesse exercício que os jovens ASPIRINAS tufarão as veias dos próprios pescoços, pois eles depois deles embarcarem nos navios, eles irão DAR NO MAR uma pá de tempo. Depois que o nasvio os trouxer de volta do mar, eles VÃO DAR EM TERRAS.

    É isso aí… vida de ASPIRINA é dar tudo de si pra todo mundo, se não, não chegam a almirantes.

    Almirantes são aqueles caras mais velhos das marinhas que já levaram ferro nos sete mares e aprenderam a usar quépis e uniformes mais bordados que roupa de bebê de putas.

    Almirantes também são peritos em línguas, experts em bocal, anal e sentar no pau. Por isso mandam em todo mundo.

    Mas começaram como ASPIRINAS e o ASP que não chupar na posição de sentido e não trabalhar bem quando estiver de DIA À BARRICA, terá que sair da Marinha e ir dar pelas praias que serão os lugares ideais pra eles.

    Bonecas!

    Curtir

  2. William André dos Santos

    OBS…OS EQUIPAMENTOS DE COMBATE DAS NOSSAS FORÇAS ARMADAS ESTÃO MUITO OBSOLETOS E VELHO. OBS…ENQUANTO OS POLÍTICOS CORRUPTOS TIVEREM MAMANDO NA TETA DA JARARACA DA DA PRESIDENTA DILMA, NÃO HAVERÁ MODERNIZAÇÃO. FORA DILMA JÁ. POLÍTICOS CORRUPTOS NAS CADEIAS JÁ. FORÇAS ARMADAS NAS RUAS JÁ OK.

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: