Análise não é consistente com bomba H na Coreia do Norte, dizem EUA

A análise inicial do teste nuclear que a Coreia do Norte diz ter realizado nesta quarta-feira (6) não é consistente com as reivindicações do país de um teste de bomba de hidrogênio bem-sucedido, informou a Casa Branca.

“A análise inicial dos eventos reportados nesta noite não é consistente com a reivindicação da Coreia do Norte sobre um teste de bomba de hidrogênio bem-sucedido”, disse o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, durante entrevista coletiva. “O governo dos EUA julga que a Coreia do Norte pode ter realizado um teste nuclear”, disse.

A Coreia do Norte anunciou ter feito um teste bem-sucedido com uma miniatura de bomba de hidrogênio – a bomba H ou bomba termonuclear, que pode ser até 50 vezes mais potente que a bomba atômica.

Josh Earnest, porta-voz da Casa Branca, concede coletiva de imprensa nesta quarta-feira (6) em que disse que análise inicial dos EUA não consiste com reivindicação da Coreia do Norte de um teste de bomba H bem sucedido (Foto: REUTERS/Yuri Gripas)Josh Earnest, porta-voz da Casa Branca, concede coletiva de imprensa nesta quarta-feira (6) em que disse que análise inicial dos EUA não consiste com reivindicação da Coreia do Norte de um teste de bomba H bem-sucedido (Foto: REUTERS/Yuri Gripas)
 

ANÚNCIO DE TESTE NUCLEAR
Coreia do Norte diz ter feito bomba H

O uso da arma ainda não foi confirmado por outros países, mas foi registrado um terremoto de magnitude 5,1 na área onde os norte-coreanos já fizeram outros testes nucleares.

O porta-voz disse que a Casa Branca está trabalhando para saber mais sobre o suposto teste, e que qualquer teste nuclear da Coreia do Norte é uma “violação provocativa e escandalosa” das medidas do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

“Nada do que ocorreu nas últimas 24 horas leva o governo dos Estados Unidos a modificar sua avaliação das capacidades técnicas e militares da Coreia do Norte”, acrescentou.

Earnst afirmou que o presidente americano, Barack Obama, abordará o tema nesta quarta-feira em conversa telefônica com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e com a presidente sul-coreana, Park Geun-Hye.

Atividade nuclear
Várias resoluções da ONU proíbem a Pyongyang qualquer atividade nuclear sob a pena de ser alvo de sanções.

Segundo autoridades da Coreia do Sul, o teste foi provocado artificialmente por uma explosão. Foi o quarto teste com arma nuclear feito pelo país e teria sido o primeiro usando uma bomba de hidrogênio. Outros testes ocorreram em 2006, 2009 e 2013.

A bomba de hidrogênio ou termonuclear utiliza a fusão do átomo em cadeia e provoca uma explosão mais potente que a chamada bomba atômica, que utiliza a fissão nuclear. A bomba de hidrogênio (fusão) é mais poderosa e mais difícil de construir. Já a bomba A (fissão) é semelhante à utilizada em Hiroshima.

Dúvidas
O anúncio foi recebido com grande ceticismo por especialistas – que opinam que a potência aparentemente liberada pela explosão foi muito fraca para que a bomba fosse de hidrogênio -, ao mesmo tempo em que provocou várias condenações imediatas ao redor do mundo.

Em uma loja de Seul, capital da Coreia do Sul, vendedor passa entre televisores noticiando o suposto teste nuclear com bomba de nitrogênio realizado pela Coreia do Norte perto da fronteira com seu vizinho do sul (Foto: Kim Hong-ji/Reuters)Em uma loja de Seul, capital da Coreia do Sul, vendedor passa entre televisores noticiando o suposto teste nuclear com bomba de nitrogênio realizado pela Coreia do Norte perto da fronteira com seu vizinho do sul (Foto: Kim Hong-ji/Reuters)

A agência de espionagem sul-coreana, no entanto, contesta que a Coreia do Norte tenha testado uma bomba de hidrogênio, segundo Lee Cheol Woo, integrante do comitê de inteligência do Parlamento, segundo a AP. O tamanho relativamente pequeno da onda sísmica registrada levantou a suspeita.

A agência sul-coreana de inteligência diz que esta ainda seria uma bomba de fissão. Lee diz que mesmo uma detonação que falhou de uma bomba de hidrogênio poderia ter provocado o mesmo impacto que o mencionado.

Sanções
O Conselho de Segurança da ONU começará a tabalhar em “medidas” em resposta a um teste nuclear que a Coreia do Norte diz ter realizado.

Anúncio do uso de bomba de hidrogênio feito na TV da Coreia do Norte (Foto: Kyodo/Reuters)Anúncio do uso de bomba de hidrogênio feito na TV da Coreia do Norte (Foto: Kyodo/Reuters)

“Os membros do Conselho de Segurança… lembraram que expressaram antes dua determinação para tomar mais medidas significativas no caso de outro teste nuclear da DPRK (Coreia do Norte)”, disse o presidente do Conselho, Elbio Rosselli, nesta quarta.

“Na linha deste compromisso e da gravidade dessa violação, membros do Conselho de Segurança vão começar a trabalhar imediatamente em tais medidas em uma nova resolução”, disse.

Segundo informou o embaixador britânico Matthew Rycroft, o Conselho de Segurança considera impor novas sanções contra a Coreia do Norte.

O Conselho iniciou nesta quarta uma reunião de consultas de emergência em Nova York com os embaixadores dos 15 países membros, solicitada pelos Estados Unidos e pelo Japão.

Em uma ligação telefônica, o secretário americano de Defesa, Ashton Carter, e seu homólogo sul-coreano advertiram que o anúncio da Coreia do Norte deverá “ter consequências” para Pyongyang.

 

Fonte: G1

Anúncios

Sobre Francisco Santos

Jornalista e Editor.

Publicado em 01/06/2016, em Ásia, Coréia, Mundo, Notícias e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. É mais ou menos como dois garotos “turrões” que apostam quem tem o melhor estilingue pra atirar pelotas um contra o outro. Verificado a qualidade do “artefato Bélico” os garotos trocam pequenos insultos e tudo termina em relativa paz.

    O principal motivo é desviar a atenção do povo do mundo relativo ao principal Assunto. FOME E CORRUPÇÃO NO MUNDO TODO.

    Curtir

  2. Você acha mesmo que os EUA irão deixar que acreditemos que a Coreia do Norte tem bomba H? Se toca cara, os caras tem sim, os EUA só querem abaixar a poeira.

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: