Brasil: De maior império das Américas á “anão” diplomático

Por Francisco Santos

Quem nasceu nos dias de hoje, talvez não saiba, mas já fomos um dos maiores e mais poderosos impérios que a humanidade já conhecerá, já tivemos colônia (Cisplatina/Uruguai), já travamos guerras continentais no mesmo nível bélico da Europa (Guerra do Paraguai), já desafiamos o Império Inglês chegando ao ponto de cortar relações diplomáticas e ate comerciais,  com este que era ate então a maior potência do mundo, já desafiamos a toda poderosa Espanha.

O nosso país era desenvolvido, tínhamos estradas de ferro cortando o país de norte a sul, de leste a oeste. A Armada Imperial (atual Marinha do Brasil) era temida em todo o continente, sendo uma das esquadras mais poderosas do mundo, tínhamos faculdades e escolas superiores no Rio de Janeiro, então capital do Império, nada acontecia a América latina sem que o Brasil soubesse, desse aval ou mesmo arbitrasse, todos os países viam no Império sinônimo de força e irmão mais velho do continente, eramos respeitados por todos, dos presidentes americanos aos monarcas europeus.

O Exército Brasileiro ainda era jovem, mas a Armada Imperial dava conta do recado, com navios modernos usados apenas por grandes nações como: Inglaterra, frança, Espanha e o próprio Brasil fazia-se presente em todos os cantos da nação, sendo temida pelos inimigos, O Paraguai que o diga.

Tínhamos lá nossos problemas sociais é verdade, tínhamos a escravidão, mas naquela época os EUA também o tinham, ate mesmo a própria Inglaterra indiretamente em suas colônias, e olhem que os EUA eram república, analfabetismo aquela época era normal, existiam ate mesmo nobres que não sabiam ler, naquela época leitura não tinha importância como os dias de hoje, bastemos lembrar disto.

Mas então, 1 dúzia de “pensadores” republicanos resolveram esperar a calada da noite e a doença de Sua majestade Dom pedro II, o único na história a verdadeiramente se importar com o país para coloca-lo em um barco e despacha-lo para longe do país que ele mesmo e sua família construiu com suas próprias mãos, e se instalou-se no país um regime que em  mais de 100 anos assistiu inúmeros golpes militares, revoluções sangrentas, miséria, fome, separatismo e subdesenvolvimento.

Dizia-se que a monarquia era tirana, mas na república viu-se o voto de cabresto, a violência contra a mulher, a escravidão funcional nas fábricas e minas de carvão, continuou-se com a  proibição de voto aos analfabetos, acabaram-se as estradas de ferro, vieram as rodovias, hoje todas inacabadas e esburacadas.

De Maior potência militar do continente (a frente ate mesmo dos EUA), somos hoje um “anão diplomático”, que tem a coragem ou falta de vergonha na cara de subir no palanque da ONU e defender diálogo com grupo terrorista que decapita pessoas simplesmente por elas serem de religião contrária aos dos decapitadores.

Nossas Forças Armadas são sucata pura, nossos navios outrora os mais modernos do mundo dignos de guerrear com a Inglaterra, França e Espanha, hoje não saem nem mesmo do estaleiro onde ficam eternamente em manutenção, e quando saem quebram no meio do mar.

 

 

Sobre Francisco Santos

Jornalista e Editor.

Publicado em 12/27/2015, em Armas Brasileiras, Brasil, Notícias e marcado como , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 10 Comentários.

  1. “alfabetismo aquela época era normal, existiam ate mesmo nobres que não sabiam ler”,

    NOTA: VC QUIZ DIZER “ANALFABETISMO” ISSO?

    Nos demais quesitos vc tem total razão. O Brasileiro é o maior “escravo” consciente que existe. Ele sempre trabalhou e progrediu, mas movido à capataz com chicote na mão. E isso não mudou. Se tem muito “chefe” ele reclama.

    Se não tem “chefe” ele procura um para lhe azucrinar. Assim ele se sente bem. E quando escolhe “demonocracicamente” escolhe logo um vagabundo sindicalista de porta de banheiro, enquanto seu torno esta parado e não produzindo coisa nenhuma.

    033 – LIBERDADE RELATIVA.
    O que é Liberdade?
    É total OU relativa?
    Não é total e absoluta,
    A Liberdade total não existe,
    Transformou em anarquia

    Vemos isso na TV, todo dia.
    Não há maior frustração
    Para o crédulo ignorante
    Do que se libertar agora
    E amanhã quer voltar ao antes

    Ao descobrir que a tal liberdade
    Vai cobrar mais responsabilidade
    Desde eras passadas o escravo
    Sempre foi passivo acomodado
    Come e bebe sempre à custa

    Do seu amo patrão e senhor
    Sempre reclama que esta sofrendo
    Quando a oportunidade aparece
    De ver-se livre da escravidão
    Poe o rabo entre as pernas
    Sai de mansinho como um cão
    E se justifica; No passado era bom!
    Quem não viu isso ocorrer?
    É só prestar muita atenção
    Parece um bando de gado

    Felizes na fila da próxima eleição
    Passam mais quatro anos seguidos
    Atolados na eterna escravidão.
    Nunca saem dessa sina de iludido
    Nem que passem mil anos seguidos.

    Autoria de Jose Camargo;
    REGIST.EM CARTÓRIO.

    Curtir

  2. eadem@ig.com.br

    E mais dois detalhes que se esqueceram de mencionar sobre o Brasil daqueles tempos antigos:

    1º) Os brasileiros tinham verdadeiros respeito e amor à Pátria, sendo capazes de lutarem até à morte por ela.

    2º) Não que fôssemos governados por “santos” ou muito menos “gurus”, mas os homens públicos de então eram verdadeiras sumidades em cultura, se faziam respeitar e eram merecidamente acatados.

    Ao contrário de hoje, quando nem mesmo chefões de quadrilha como Luladrão, anta Dilma, Merdacante, Dirceu Ladravaz, ou mesmo um xibungo desprezível como o alcaguete safado e corno Genoíno sabem cantar o Hino Nacional ou muito menos responder quem venceu a Batalha dos Guararapes.

    De quebra, nosso povo bastardo está muito mais ligado na escravidão ao WHAT’S UP do que na situação do Brasil e vota em quem lhe promete algum tipo de PARASITISMO, mesmo às custas das pregas do cu da própria mãe, esposa, irmã, ou filha.

    Sinal dos tempos?

    Não! Sinal da decadência total do Brasil até sua previsível desintegração em futuro não muito distante!

    Culpa da quadrilha PT?

    Não! Do alienado, imbecil, bastardo e prostituto povo brasileiro mesmo!

    Curtir

  3. O Brasil nunca foi, não é e nunca vai ser dos plebeus
    A pobreza dos Brasileiros daquela época comparada com os europeus eram muito maiores então não venha me falar que o Brasil era desenvolvido, quem ficava com o dinheiro era sempre os ricos igualmente hoje em dia
    Não se esqueça que você provavelmente estudou em escolhas Brasileiras e teve o encinamento que o governo manda, ele vai fazer com que você pense da maneira que eles querem
    E ai surgem essa babozeira de Patriotismo e tantas outras coisas que você (nós) nem percebe que faz oque o estado quer
    Não me venha também com essa de País rico, oque vai adiantar o país ser rico e você não poder desfrutar dessa riqueza, prefiro 1000 vezes as pessoas ricas ao país rico (PAÍS NÃO é PESSOA e SIM UMA EMPRESA)

    Curtir

    • Não é assim, pesquise e veja o salário médio da época, veja quantas ferrovias foram construídas de ela pra cá, além da marinha que era a segunda maior do mundo. De 1840 a 1889 a economia foi de 16bi para 150bi de contos de reis! Na seca de 1877, foram mandadas verbas para remédios, comida, roupas, engenheiros fizeram ferrovias, cacimbas, até camelo foi importado! E na “República”? CAMPOS DE CONCERTAÇÃO!
      O único país da emérita latina a participar das convenções internacionais! Argentina só veio articular em 1889 e o Brasil desde 1860 e poucos. Maior verba do orçamento pra educação, prêmios e bolsa do IHGB, academia imperial de belas artes e mais…

      Imagine esse ritmo hoje, continuado, sem dúvida, uma das maiores potências mundiais, e o grande poder junto aos EUA.
      http://www.institutoliberal.org.br/blog/o-que-foi-de-verdade-a-nossa-monarquia-ou-a-republica-deu-mesmo-certo/

      Curtir

    • “Encinamento” … nem precisa continuar lendo pois já sabemos o grau de instrução, principalmente pela falta de conhecimento em história.

      Curtir

  4. Eu não acredito no que eu acabei de ler, o Brasil NUNCA foi uma potência e esse texto é mais que um absurdo , e deixa eu contar o pq:
    .O território da Cisplatina foi perdido durante a época Brasil Imperio
    .A guerra do Paraguai não foi nada uma guerra em nível Europeu, o Brasil acabará de se tornar independente e quando guerreu contra o Paraguai tinha a ajuda de duas nações
    .Essas escolas superiores a nível europeu que tinha aqui no Brasil existia mesmo, mas tinha somente no Rio de Janeiro, e nessa época as escolas eram para filhos de ricos e brancos
    .Nunca passamos economicamente os Estados Unidos, desde a independência o Brasil se encontrava em uma grande crise econômica.
    Tenho muito mais argumentos mas só não falo pq se não o comentário irá ficar maior do que está.

    Curtir

  5. vitoria mello

    Digam o que quiser, os documentos falam por si. Imagine você construir uma casa e quando menos se espera, entram armados põe você e sua família porta a fora com a mão na frente e outra a trás, e te proíbem de retornar. Com o tempo, mesmo você não se conformando com a perda de algo tão importante para você. Te dizem que tem que aceitar sem reclamar porque o LADRÃO sabe melhor aproveitar sua casa que você. A história fala por si, nosso atraso em todas as áreas está aí para todos verem. Manter corruptos oportunistas que aproveitam as urnas para saquear cofres e dividir os lucros com seus comparsas de esquemas a cada quatro anos não vai levar o Brasil a nenhum lugar em que o povo possa existir sem ser escravo.

    Curtir

  6. Reginaldo Maciel

    de um país que é governado por uma guerrilheira,que defende bandidos como os traficantes de drogas do brasil,e que tem aliados ditadores como a venezuela ,só podemos esperar isso mesmo.não sei como esses porcos imundos chegaram ao poder . . .

    Curtir

  7. Juvenal Alves

    Vamos retirar imediatamente do poder esses comunistas ladrões, esses VENDILHÕES DA PATRIA, SUB PRODUTOS DA RAÇA HUMANA. São todos filhos de Karl Max em uma transa adúltera com o demonio!!!.

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: