Iraque: ‘Invasão turca é grave violação de sua soberania

O Iraque está exigindo a retirada imediata destas tropas que estão supostamente em uma missão de treinamento perto da cidade iraquiana de Mosul.

“As forças armadas turcas localizadas perto de Mosul invadiram o país sem permissão e devem sair imediatamente”, disse o comunicado do primeiro-ministro iraquiano Haider Abadi, obtidos pela RIA Novosti.

Na sexta-feira, vários relatos da mídia comunicaram que cerca de 130 militares turcos foram enviados para a área de Mosul, alegadamente para treinar os curdos Peshmerga (uma força militar do Curdistão iraquiano).

O premiê Haider al-Abadi disse no Twitter que a “presença não autorizada de tropas turcas na província de Mosul é uma grave violação da soberania iraquiana”.

Mosul foi capturado por militantes do Daesh, também conhecido como o Estado Islâmico, em junho de 2014. Na época, a cidade tinha uma população de mais de 2 milhões de habitantes.

O Daesh, um grupo sunita radical, ocupou vastas áreas do Iraque, bem como da Síria. A coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos, que inclui a Turquia, tem realizado ataques aéreos contra alvos do Daesh no Iraque e na Síria desde setembro de 2014.

No entanto, segundo a Reuters, o envio de militares turcos ao Iraque não foi feito no âmbito da coalizão.

As forças Peshmerga no Iraque têm combatido ao Daesh no terreno.

Fonte: Sputnik

Sobre Francisco Santos

Jornalista e Editor.

Publicado em 12/05/2015, em Notícias, Oriente Médio e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. eadem@ig.com.br

    De longa data a Turquia é um PAÍS BANDIDO assaltante e aproveitador dos vizinhos, com os quais jamais manteve relações decentes.

    Na verdade, os turcos são odiados por europeus, africanos, asiáticos e ignorados pelos americanos e oceânicos e apesar de integrar a OTAN, é mais uma problemática PEDRA NO SAPATO dessa aliança do quie útil à mesma.

    Sói que agora a desavergonhada Turquia deu pra servir de capacho para os americanos e dedica-se a fazer todo tipo de TRABALHO SUJO para os ianques, inclusive o de dar sustentação aos terroristas do EI e provocar os russos.

    Se eu fosse o Putin mandaria caçar e matar todos os turcos existentes fora desse país ordinário e depois que houvesse matado todos destruiiria à Tuirquia nuclearmente.

    É que cobra ruim, erva ruim e turco ruim não devem sobreviver jamais.

    E o mundo agradeceria!

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: