Risco de Guerra:Derrubada de avião russo na Turquia foi ‘facada nas costas’, diz Putin

O presidente russo Vladimir Putin afirmou que a derrubada de um avião russo pelas forças de segurança turcas terá graves consequências nas relações entre os dois países.

“A perda de hoje é uma facada nas costas que foi dada pelos cúmplices dos terroristas”, declarou Putin em coletiva de imprensa na presença do rei da Jordânia, Abdullah II.

“Certamente, vamos analisar o que aconteceu. E os eventos trágicos de hoje vão ter consequências sérias nas relações russo-turcas”, acrescentou.

“Nosso avião, nossos pilotos, não ameaçavam a Turquia”, disse ainda.

A Turquia derrubou nesta terça-feira um avião militar russo em sua fronteira com a Síria, no incidente mais grave desde o início da intervenção da Rússia no conflito sírio no fim de setembro.

Ancara afirma que a aeronave violou o espaço aéreo turco. Moscou admitiu que o avião foi derrubado, um caça do tipo Sukhoi Su-24, mas garantiu que o aparelho sobrevoava o espaço aéreo sírio.

Como resposta, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, suspendeu nesta sua visita à Turquia. Lavrov também recomendou aos russos que não viajem ao país devido à crescente ameaça terrorista, de acordo com a imprensa local.

Otan convoca reunião
Após o incidente, a Turquia entrou em contato com a Otan, que convocou uma reunião extraordinária de seus 28 representantes permanentes para informar aos Aliados sobre o ocorrido. A reunião deve ocorrer durante a tarde

A Aliança Atlântica afirmou anteriormente que estava em contato com a Turquia a respeito do incidente.

“A Otan segue de perto a situação. Estamos em contato com as autoridades turcas”, afirmou a fonte.

Justificativa turca
O primeiro-ministro turco Ahmet Davutoglu, por sua vez, justificou a decisão de suas forças armadas de abater o avião militar russo que, segundo Ancara, violou seu espaço aéreo, ao afirmar que a Turquia tem o dever de fazer de tudo para proteger suas fronteiras.

“Todo mundo deve saber que é nosso direito internacional reconhecido e nosso dever adotar todas as medidas necessárias contra qualquer coisa que viole nosso espaço aéreo ou nossas fronteiras”, declarou Davutoglu à imprensa.

O Su-24 caiu no extremo noroeste do território sírio, ao oeste da cidade de Idleb, cenário há alguns dias de violentos combates entre o exército leal ao presidente Bashar al-Assad, apoiado pelos russos, e os rebeldes.

 

Fonte: G1

Anúncios

Sobre Francisco Santos

Jornalista e Editor.

Publicado em 11/24/2015, em Notícias, Rússia, Russia e marcado como , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 5 Comentários.

  1. Referindo a um ditado Brasileiro que diz: QUEM VAI DAR; DEVE LEVAR SACO PARA TRAZER DE VOLTA. Esperavam o que; guerra é guerra, como dizia a vovozinha na Revolução Constitucionalista de 1932.

    Curtir

  2. Renilson Almeida

    Seria bom artigo abordando as forças armadas da Turquia e do Turcomenistão.Que tal?

    ________________________________

    Curtir

  3. eadem@ig.com.br

    A não ser que a Editoria deste site delete as matérias mais antigas e se alguém se der ao trabalho de procurar meus comentários a respeito de diversos assuntos, será constatado que EU PREVI exatamente incidentes desta natureza e embora inutilmente (porque os russos não leem isto), eu alertei para a necessidade de extrema cautela por parte das forças russas em todo o vastíssimo território russo para estarem precavidos contra agressões semelhantes à atual, perpetrada pelos turcos a mando dos norte-americanos e com pleno conhecimento da quadrilha OTAN.

    E o que poderemos dizer agora?

    Só que ficou mais difícil manter a paz, porque os russos NUNCA ESQUECERÃO ESTA OFENSA E SE VINGARÃO DURAMENTE DA MESMA. Neste caso, COITADOS DOS TURCOS!

    Mas serão coitados também os EUA e a OTAN quando chegar a vez deles.

    E não se esqueçam que se hoje a Europa Ocidental não fala russo foi só porque Stáline preferiu parar em Berlim, porque senão teria continuado até Dublin e mesmo mais além.

    Seja como for, não se sabe que língua a Europa será obrigada a falar daqui há 50 anos.

    Se os russos vencerem, ela falará russo e chinês.

    Se o decadente Ocidente vencer, dentro em breve os europeus falarão árabe, em lugar de igrejas cristãs terá mesquitas e as vagabundas mulheres européias acostumadas a entregarem seus corpos decrépitos a qualquer um estarão entaladas em burkhas.

    Mas a escolha não é minha e… que morra e se arrebente à Europa, pois pelo mal que fez ao mundo… ela bem merece todo tipo de castigo imaginável.

    E os EUA também, pois são o pior aborto jamais produzido pela sanha humana, mas foi produzido pelos europeus!

    Desejar o inferno pra eles é presente de Natal…!

    Curtir

  4. William André dos Santos

    Obs…Os russos estão começando a colher o que plantaram ok. Eles acham que são os poderosos e ninguém pode toca-los. Eles estão bombardeando alvos errado , sem fazer um trabalho de inteligência. estão trabalhando muito mal ok. Espero que eles tenham aprendido a lição. Terrorista bom é terrorista morto, antes que provoque o atentado ok. Tem que jogar bombas na cabeça dos terroristas e não em inocentes ok.

    Curtir

    • FernandoMaciel

      Ainda assim quem explode hospitais cheio de inocentes, com médicos que abdicaram de salário e de tempo com seus familiares são os EUA.

      N se engane amigo a situação criada no Oriente Médio n é culpa somente do governo russo, o governo dos EUA treinou muitos dos atuais líderes de organizações terroristas (durante a guerra fria).

      Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: