Foguete explode antes de lançamento na base de Alcântara (MA)


Foto mostra o lançamento do 12º Foguete de Treinamento Intermediário, com sucesso em Alcântara , no dia 30 de Outubro 2015. Foto – CLA/FAB

Um foguete  explodiu instantes antes de ser lançado, na tarde de sexta-feira (13), no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no litoral do Maranhão. Apesar do prejuízo, não houve feridos. Não se sabe ainda o que causou o acidente.

O problema ocorreu no lançamento do foguete, às 14h20. Segundo o centro, a falha aconteceu durante a operação de lançamento do Satélite de Reentrada Atmosférica (SARA). “Houve uma falha do motor do veículo VS-40M no momento da ignição que causou a sua perda”, disse o órgão, em nota.

Ainda segundo o centro, o foguete ainda estava na rampa de lançamento e não chegou a decolar. “Todos os procedimentos de segurança foram adotados e não houve riscos a nenhum dos profissionais envolvidos.”

Junto com o satélite, também estava embarcado outro experimento, em fase de qualificação, desenvolvido pela UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte): um GPS de aplicação espacial. Não se sabe se o aparelho foi destruído.
Uma comissão será designada para investigar as causas do acidente.

Por conta da explosão, a área de lançamento está isolada. Desde o fim de outubro a base espacial vinha efetuando lançamentos de foguetes não tripulados como parte da Operação São Lourenço.

No último dia 30 de outubro, a equipe lançou o FTI (Foguete de Treinamento Intermediário) para treinar e avaliar os procedimentos do CLA para o lançamento do foguete suborbital VS-40M V03.

Na ocasião, o  coronel aviador Cláudio Olany Alencar de Oliveira disse que o lançamento ocorreu dentro do planejado.  “Foi altamente proveitoso e demonstrou que estamos prontos para realizar o lançamento do foguete suborbital VS-40M V03. Foi importante o teste com o dispositivo de teledestruição remota, utilizado pela primeira vez em um foguete de treinamento, como parte da preparação dos meios e do pessoal que atua na Operação São Lourenço”, disse após a operação.

Operação São Lourenço

A Operação São Lourenço tem por objetivo realizar o lançamento e o rastreio do foguete orbital VS-40M V03, a partir do CLA, dentro da trajetória planejada, transportando a plataforma espacial SARA (Satélite de Reentrada Atmosférica), desenvolvida pelo IAE, a fim de testá-la em voo suborbital, portando um receptor GPS, em fase de qualificação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), além de assegurar a aquisição de dados durante o voo para qualificação de sistemas do veículo e da carga-útil, o módulo de experimentos.

Antes do lançamento do VS-40M, foi realizado o lançamento de um Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) para avaliar o apronto dos meios e procedimentos operacionais do CLA. A Operação São Lourenço é apoiada pela Agência Espacial Brasileira (AEB). Este lançamento ocorreu com êxito no dia 30 de Outubro.

Programa Espacial

A FAB tem como missão estabelecida na Estratégia Nacional de Defesa (END) o domínio da área espacial. As tentativas de retomada dos programas espaciais especialmente após a explosão do VLS, em agosto 2003, com o perda de 21 vidas levou a uma paralisação de todos os esforços mais significativos.

Fonte: Defesanet

Sobre Francisco Santos

Jornalista e Editor.

Publicado em 11/15/2015, em Força Aérea e marcado como , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. eadem@ig.com.br

    Ora porra! Mais um e ainda não aprenderam? Brasileiro é mesmo burro ou é masoquista e gosta de apanhar? Ou é viado e gosta de levar pau no rabo?

    Será que neste maldito país não tem um, desgraçado da FAB capaz de notar que os sabotadores norte-americanos FDP ficam na outra metade da base de Alcântara não só monitorando mas interferindo eletronicamente em qualquer trabalho que as estúpidas equipes brasileiras tentem fazer lá?

    Será que nesta merda de país não tem outro corno opu vagabunda do governo capaz de expulsar os espiões norte-americanos dali e manda-los pra casa do caralho pra nunca mais voltarem?

    E não podem acabar com essa babação de ovo de “intercâmbio” no qual o Brasil só leva pau no cu?

    Bosta de país ferrado este nosso, pessimamente dirigido por um bando de incompetentes e sem-caráter da quadrilha PT do Luladrão e da putana Dilma & xibungos bandoleiros!

    Povo descarado que aceita esses FDP no poder merece é morrer…!

    Curtir

    • Na verdade nossos foguetes são uma porcaria porque os americanos embargam todas as tecnologias necessárias e como o governo não investe em mão de obra nacional e tecnologia própria para substituir estas peças tentam lançar estes foguetes com peças emgambiarradas.

      Curtir

  2. com sucesso em Alcântara , no dia 30 de Outubro 2015. Foto – CLA/FAB. !!!!!!! Ainda segundo o centro, o foguete ainda estava na rampa de lançamento e não chegou a decolar. “Todos os procedimentos de segurança foram adotados e não houve riscos a nenhum dos profissionais envolvidos.”(ATE O ANIMAL QUE ESCREVEU ESSA MERDA NÃO TEM COERÊNCIA COM O QUE DIZ. “CARVALHO !? SE EXPLODIU NÃO FOI SUCESSO….SE FOI SUCESSO NÃO EXPLODIU. DECIDAM-SE.

    Quando esses idiotas vão perceber que estão sendo sabotados via SINAL Emitido do Espaço através de Satélite repetidor de Interferência. Da raiva ate ler essa bósta.

    Curtir

    • luiz anselmo pias perlin

      Pilotopoeta foi um sucesso parcial por parte dos sabotadores já que o objetivo era tambem explodir alguns tecnicos, foi um sucesso para o Brasil já que só tivemos perdas materiais agora concordo com voce e com o eadem@lg.com.br não devemos informar ao mundo os dias que seram feitos os lançamentos e tambem devemos investigar o crecimento de turistas no dia dos textes se não estou errado me parece que foi feito um destes texte na europa e com sucesso perdoeme se estou errado e me parece que foi com participação da Alemanha. se tiverem melhores informações ficarei muito grato me tirem esta duvida.

      Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: