Comitiva brasileira é recebida por caças Gripen em viagem a Suécia


Avião presidencial da FAB com Dilma Rousseff a bordo foi acompanhado por dois caças suecos armados


O avião presidencial brasileiro foi recebido por um par de caças Gripen (SAAB AB)

O avião presidencial brasileiro foi recebido por um par de caças Gripen (SAAB AB)

O avião presidencial brasileiro, o FAB VC1A (um Airbus A319CJ executivo), foi recepcionado com estilo nessa segunda-feira (19) ao entrar no espaço aéreo da Suécia. O jato que levou a presidente Dilma Rousseff e seus assessores a viagem oficial a autoridades suecas, foi recepcionado por caças Saab Gripen da força aérea sueca.

Foi a primeira vez que o avião presidencial brasileiro voou acompanhado do Gripen, cena que deve se repetir nos próximos anos. O caça sueco foi o escolhido para equipar a Força Aérea Brasileira (FAB) e será desenvolvido em parceria entre a Saab e a Embraer. As primeiras unidades devem ser introduzidos a partir de 2019.

O modelo destinado a FAB será o ‘Gripen NG’, com uma série de evoluções em relação ao modelo atual. A produção do avião de nova geração será dividida entre as instalações nacionais da Embraer e também em centros da Saab, na Suécia, permitindo transfência de tecnologia sobre aeronaves de alta performance para a empresa brasileira.

O Gripen NG suprirá uma lacuna importante no quadro da FAB, que antes era ocupada pelos caças franceses Dassault Mirage 2000, retirados de serviço em 2013. Com o novo caça, o Brasil terá novamente um meio de interceptação mach 2 (capaz de voar duas vezes mais rápido que a velocidade do som) e pela primeira vez armado com mísseis de longo alcance.

A encomenda, avaliada em US$ 4,7 bilhões, prevê a fabricação de 36 caças Gripen NG, valor que também contempla o pacote de armas, com diversos modelos de mísseis e bombas.

Veja no vídeo abaixo como foi a recepção sueca ao avião presidencial brasileiro:

Sobre Joshua Duarte

Gosto de Filmes e livros de ficção, fantasia (principalmente Héry Póty), história e + ou - Best Seller. Odeio Gente idiota, ignorante, Poser, e que só sabe falar bem ou mal de PT e PSDB, pq pra mim é tudo a mesma bosta. Haaaaaa!!! Quase que eu esqueço, adoro rock e odeio funk, por mim, poderia cair um raio em cima de tudo que for funkeiro.

Publicado em 10/23/2015, em Brasil, Força Aérea, Tecnologia e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. QUE PENA QUE PILOTO DO GRIPEN NÃO FEZ UM FAVOR DE DAR UMA DEMONSTRAÇÃO MAIS REAL..

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: