Construção do Estaleiro e Base Naval de submarinos está quase parada


DESENVOLVIMENTO DE SUBMARINO ELEVA PATAMAR TECNOLÓGICO


Nova Base de Submarinos em Itaguaí no Rio de Janeiro

A transferência de tecnologia para o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), coordenado pela Marinha brasileira, tornará o país independente para projetar e construir submarinos, além de fomentar a indústria de defesa para atividades de manutenção e exportação na área de equipamentos navais, garante o presidente da Odebrecht Defesa e Tecnologia (ODT), André Amaro.

Em parceria com a francesa DCNS, a ODT comanda as atividades da Itaguaí Construções Navais (ICN), empresa designada para a execução das obras do Prosub. A DCNS, responsável pela parte de transferência de tecnologia, possui 41% das ações da ICN, enquanto a ODT tem 59%. A Marinha detém a chamada golden share (ação especial com direito a voto), por meio da sua empresa Engepron.

O processo de nacionalização de vários equipamentos e sistemas dos submarinos convencionais e com propulsão nuclear do Prosub, segundo a Marinha, também elevará o patamar tecnológico das empresas brasileiras, capacitando-as para se tornar fornecedoras independentes para futuros projetos da Marinha.

Mais de 60% das obras do Prosub relacionadas à construção de dois estaleiros e uma base naval foram concluídos. A construção da base naval, porém, segundo a Marinha, está praticamente parada. Já o estaleiro de manutenção não tem previsão de conclusão por falta de recursos orçamentários.

O Prosub tem um investimento total estimado de R$ 31,8 bilhões, sendo que R$ 13,34 bilhões já foram gastos até o momento, de acordo com a Marinha. O programa sofreu um corte orçamentário de aproximadamente 41%.

“O ritmo das obras de construção dos estaleiros e da base naval em Itaguaí foram reduzidos em 50%. Estamos priorizando as áreas que causariam impacto no processo de construção dos submarinos, de forma a minimizar os atrasos”, declarou o diretor do Centro de Comunicação Social da Marinha, contra-almirante Flávio Augusto Viana.

Segundo informações do diretor, ainda não é possível mensurar o nível de atraso no projeto, uma vez que as atividades dependem dos orçamentos de 2015 e também dos próximos anos. A Marinha informou que este ano foram alocados recursos da ordem de R$ 1,05 bilhão para o projeto, que possuem como limite o pagamento de R$ 872 milhões. Em 2016 a Lei Orçamentária prevê R$ 1,15 bilhão como limite máximo de empenho para o Prosub.

EBN: Valor Econômico

Sobre Joshua Duarte

Gosto de Filmes e livros de ficção, fantasia (principalmente Héry Póty), história e + ou - Best Seller. Odeio Gente idiota, ignorante, Poser, e que só sabe falar bem ou mal de PT e PSDB, pq pra mim é tudo a mesma bosta. Haaaaaa!!! Quase que eu esqueço, adoro rock e odeio funk, por mim, poderia cair um raio em cima de tudo que for funkeiro.

Publicado em 10/22/2015, em Armas Brasileiras, Brasil, Marinha, Tecnologia e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Já o estaleiro de manutenção não tem previsão de conclusão por falta de recursos orçamentários. (CITAÇÃO DA MATÉRIA)

    Dinheiro tem; e só fazer um empréstimo do Montante da conta do “Cunha” que vão encontrar no LAVA JATO. Não sou que estou afirmando, a justiça Suiça ja mandou documento Provando; e o próprio Senador esta querendo Sigilo da sua Investigação.
    Também podem emprestar do Lulinha; a FRIGO BOI tem caixa alta junto com a telefonia Digital do garoto sspééérrrtoo o molusquinho do Papai Molusco Mor.

    Em 1986 quando estavam fabricando Equipamentos para ARAMAR, parte do YELOW COCHK era para os tais Submarinos. Pelo visto nessa Reportagem, O Estaleiro faliu antes de fabricar o Submarino.

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