1955: A Polícia Militar de Minas elege um Tenente – Coronel para presidência do Brasil

Francisco Santos

Este slideshow necessita de JavaScript.

Em 1956 a Polícia Militar de Minas Gerais (Força Pública na época) elege pela primeira vez na história do Brasil um oficial (PM) para presidir o país, desde a proclamação da independência ate os dias de hoje apenas um policial seja ele, civil ou militar, presidiu o posto mais alto da república.

Juscelino Kubitschek  foi nomeado capitão-médico da Polícia Militar de Minas Gerais, onde serviu como médico durante a Revolução Constitucionalista de 1932 que foi derrotada esmagadoramente pelas tropas mineiro-gaúchas. Foi nomeado Chefe da Casa Civil de Minas gerais por Benedito Valadares, então interventor do Estado (equivalente a Governador) onde chegou ao posto mais alto da Polícia Militar, tornou-se tenente-coronel, Passando a reserva dedicou-se a política onde foi nomeado prefeito de Belo Horizonte de 1940 a 1945 (Durante a Segunda Guerra) e eleito  governador de Minas Gerais (1951-1955), foi eleito presidente em 1955 onde governou ate 1960.

Durante os mais de 190 anos de independência do Brasil, poucos militares subiram a presidência do país, no entanto JK, é o único eleito democraticamente.

Anúncios

Sobre Francisco Santos

Jornalista e Editor.

Publicado em 10/01/2015, em história, Minas Gerais, Polícia Militar e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. Da mesma forma que o elegeram, deram um jeito de mata-lo depois, com um falso Acidente de carro na Dutra. T an Internet…procure e veja… depois foi a Vez de Ulisses Guimarães e mais dois Prefeitos no Estado de São Paulo; sem contar o prefeito de Volta Redonda.

    Curtir

  2. Solicito revisão do texto. JK foi Presidente da República entre 1956 e 1960.

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: