Decisão do Tribunal de Haia favorece a Bolívia em sua reivindicação sobre o acesso ao mar

Anto.jpg

Porto de Antofagasta, no Chile, também usado pela Bolívia, a taxas que o país de Evo Morales quer deixar de pagar

A Corte Internacional de Justiça de Haia (CIJ) assume a responsabilidade pela reivindicação marítima da Bolívia frente ao Chile no disputa histórica pelo acesso ao Pacífico. A decisão favorece a Bolívia.

Haia decidiu ir em frente com as discussões sobre a disputa entre a Bolívia e o Chile sobre o acesso ao mar.14 juízes de Haia votaram a favor da competência do tribunal para continuar com a ação movida pela Bolívia contra o Chile. Dois juízes votaram contra.

A decisão é favorável à Bolívia, uma vez que implica que o processo vai continuar. Se o Tribunal de Justiça se declarasse incompetente, o processo teria sido encerrado, forçando a Bolívia encontrar outras maneiras de satisfazer o seu pedido.

Bolívia apresentou o seu caso para Haia, em 23 de abril de 2013, colocando o Chile em um dilema: ou preparava os seus contra-argumentos e iniciava o processo; ou apresentava uma objeção preliminar questionando a competência da CIJ como tribunal capaz de examinar essa disputa territorial histórica. O Chile escolheu o segundo caminho, mas o fracasso de Haia agora vem no sentido do indeferimento da sua reclamação.

A partir da decisão de hoje começa o processo em si, forçando o Chile para atender a demanda da Bolívia.“Estou convencido de que fizemos a coisa certa”, disse a presidente do Chile, Michelle Bachelet ao “The Third‘.

“Estamos confiantes em nossos argumentos”, disse Bachelet, acrescentando que “o argumento boliviano e sua exigência não tem nenhuma base sólida”. “O Chile não tem nenhum problema territorial ou pendencias com a fronteira da Bolívia “, disse ela.

saidadaBoliviaparaomar

O mapa publicado pelo diário argentino “La Nueva” não deixa dúvidas: segundo as pretensões bolivianas de uma saída para o Oceano Pacífico, o Chile precisaria ceder uma faixa do seu território consideravelmente maior que aquela a ser repassada pelo Peru

Fonte: RT

Sobre Joshua Duarte

Gosto de Filmes e livros de ficção, fantasia (principalmente Héry Póty), história e + ou - Best Seller. Odeio Gente idiota, ignorante, Poser, e que só sabe falar bem ou mal de PT e PSDB, pq pra mim é tudo a mesma bosta. Haaaaaa!!! Quase que eu esqueço, adoro rock e odeio funk, por mim, poderia cair um raio em cima de tudo que for funkeiro.

Publicado em 09/24/2015, em América do Sul, Mundo e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Decisão acertada. Que porr@ de colonizar uma linha a beira mar e cercar que precisa sair para defender seu Comercio Exterior.

    Curtir

  2. eadem@ig.com.br

    Que legal!

    Isso é que é justiça honesta, isenta, descompromissada com negócios escusos e sobretudo, honesta e digna do respeito universal!

    Com certeza essa respeitável “justiça” de Haia vai também devolver o Acre à Bolívia, o Alaska à Rússia, a Flórida, o Texas e todos os estados do Oeste apossados indevidamente pelos EUA e devolver tudo ao México.

    E todo mundo concordará em acatar os pronunciamentos dessa ínclita “justiça”… no ato!

    Ou então, tratar de enviar para o hospício mais próximo todos os pseudo e pretensos dublês de juízes que atuam nesse bordel-espelunca mafuá travestido de tribunal circense…!

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!