Quem foram os Tigres Voadores?

Os “Tigre Voadores”, pilotos mercenários americanos voando pelo Governo da China contra os invasores japoneses.

Eram pilotos americanos que deixaram as forças armadas do seu país para lutar pela China, como mercenários, entre dezembro de 1941 e julho de 1942. Oficialmente, eles se chamavam Grupo Voluntário Americano, mas passaram para a história como Tigres Voadores, nome dado pelo jornalista americano Robert McGrath por causa das carrancas de tigres pintadas nos capôs dos caças. Tudo começou em julho de 1937, quando tropas japonesas invadiram o território chinês. Na época, os Estados Unidos estavam oficialmente em paz com o Japão, não queriam envolver-se de forma direta no conflito, mas, ao mesmo tempo, precisavam manter sua presença no Oriente, o que exigia conter o expansionismo japonês. Para dissimular sua participação nos combates, os EUA estimularam pilotos do Exército, da Marinha e dos Fuzileiros Navais a pedir demissão e a se apresentarem como voluntários na China (que ainda não era comunista).

Eles formaram uma equipe de 100 pilotos e 200 mecânicos, armeiros, operadores de rádio, fotógrafos e meteorologistas. Ganhavam uma fortuna para a época: mais de 250 dólares por mês para o pessoal de terra e quase 700 dólares para os pilotos – sem falar no bônus de 500 dólares por avião abatido. Apesar de voarem em aeronaves ultrapassadas, levavam algumas vantagens sobre os caças inimigos – blindagem na cabine, tanques de combustível seguros e maior velocidade de mergulho. Em 31 batalhas aéreas, esses chineses de araque destruíram 217 aviões japoneses. Mesmo assim, a operação não pôs fim à sanha conquistadora do Japão, que lutava na Segunda Guerra Mundial ao lado da Alemanha e da Itália. Quando os Estados Unidos entraram no conflito, a missão clandestina dos Tigres Voadores deixou de fazer sentido e foi desativada – mas alguns de seus pilotos retornaram ao campo de batalha reintegrados às forças americanas.

Malandragens do tigrão

Major General Claire Lee Chennault

O mais famoso dos Tigres Voadores foi o general Claire Chennault (1893-1958), que conseguiu passar a perna nos japoneses em várias ocasiões. Foi dele a idéia de alterar os números pintados na fuselagem dos aviões, para fazer os japoneses acreditarem que o inimigo tinha milhares deles em ação. Outra loucura que deu certo foi a dos alvos falsos – aviões de bambu e papelão colocados nas pistas para fazer com que os invasores gastassem sua escassa munição. Quando a guerra acabou, ele formou uma companhia aérea, usada mais tarde pelo serviço de espionagem dos EUA como fachada para operações clandestinas.

Fonte: Mundo Estranho

Sobre Joshua Duarte

Gosto de Filmes e livros de ficção, fantasia (principalmente Héry Póty), história e + ou - Best Seller. Odeio Gente idiota, ignorante, Poser, e que só sabe falar bem ou mal de PT e PSDB, pq pra mim é tudo a mesma bosta. Haaaaaa!!! Quase que eu esqueço, adoro rock e odeio funk, por mim, poderia cair um raio em cima de tudo que for funkeiro.

Publicado em 09/22/2015, em 2 Guerra Mundial, curiosidades, Força Aérea, história, Mundo e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 5 Comentários.

  1. A RAPOSA PERDE OA PELE MAS NÃO PERDE O COSTUME. NÃO MUDOU NADA DESDE ENTÃO.

    Curtir

  2. A RAPOSA PERDE A PELE MAS NÃO PERDE O COSTUME. NÃO MUDOU NADA DESDE ENTÃO.

    Curtir

  3. Marcelodellapoor

    Desconheço completamente isso

    Curtir

  4. Obs…Eu sou fã de cadeirinha dos militares dos USA, eles aniquilaram os nazistas na segunda guerra mundial, se não fossem eles juntamente com os aliados nos estaríamos falando alemão. que Deus salve à America e a todos nós ok.

    Curtir

  5. luiz anselmo pias perlin

    Viram bem do que são capazes,e tem gente que não acredita quando falam que foram eles que afundaram nossos navios e fizeram parecer que foram os Alemães para nos colocar na guerra tinham tambem a intenção de invadir o Brasil caso nósso governo na epoca preferice ficar neutro é por estes motivos que o Brasil deve se armar de todas as formas sua defesa.

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!