Padronização? Quem se importa com padronização? Paquistão anuncia que vai comprar seu 5º modelo de jato de combate…

Su-35_(1)

Imagem impressionante de um Su-35 em voo ascensional

A Força Aérea Paquistanesa (PAF) está prestes a anunciar a aquisição do seu quinto modelo de avião de combate, que deve ser comprado ou à indústria aeronáutica russa, ou à sua congênere chinesa.

Na semana passada o Ministro Adjunto do Exterior da Rússia, Sergei Ryabkov, declarou à imprensa russa que o governo de Islamabad pode confirmar a importação de um lote (ainda não especificado) de aeronaves supersônicas multifunção Sukhoi-35. Recentemente os paquistaneses fecharam a compra de helicópteros de ataque russos tipo Mi-35M Hind E.

Nos últimos dias, como forma de pressão, fontes russas deixaram vazar que os militares do Paquistão estão interessados em um avião bimotor “que possa voar com um alcance maior que o do [caça sino-paquistanês] JF-17 e penetrar em maior profundidade no território inimigo”.

JF-17

Os paquistaneses dizem que o jato JF-17 que eles desenvolveram em parceria com a indústria aeronáutica chinesa tem um alcance excessivamente limitado

A PAF já voa um complicado mix de quatro aeronaves de combate: caças de procedência americana Lockheed Martin F-16, aeronaves francesas Dassault Mirage-5, jatos chineses Chengdu F-7 (cópia do russo Mig-21 que deixou de ser fabricada em 2013) e os JF-17.

Nessa aproximação de Islamabad com a indústria aeronáutica russa haveria também um ingrediente político: a necessidade de tentar evitar que Moscou estreite em demasia os seus laços de cooperação militar com a Índia, país rival do Paquistão.

RD 93 – Mas a verdade é que o complexo cenário geopolítico também inclui a inquietação do governo russo com a amizade sino-paquistanesa.

Nesse momento, a Administração do presidente Vladimir Putin vê-se na obrigação de intervir para bloquear os planos de Islamabad de receber uma partida de 30 a 40 interceptadores FC-31 – versão de exportação do caça médio chinês multifunção de 5ª geração (eletrônica) Shenyang J-31.

FC-31

J-31 chinês: plataforma de 5ª geração

Antes de se concentrarem no FC-31, os paquistaneses haviam examinado adquirir um lote de pouco mais de 40 exemplares dos jatos supersônicos Chengdu J-10 – aeronaves que, no primeiro semestre desse ano, também chamaram a atenção de oficiais da Força Aérea Argentina, mas foram consideradas excessivamente caras pelos sul-americanos.

Para os militares paquistaneses, um dos principais atrativos do FC-31 é que ele seria entregue com dois motores russos RD-93 Klimov, propulsor que também equipa o caça JF-17 e desfruta de alta credibilidade na clientela da indústria aeronáutica russa.

RD-93

Propulsor RD-93 Klimov russo

Fonte: Plano Brasil

Sobre Joshua Duarte

Gosto de Filmes e livros de ficção, fantasia (principalmente Héry Póty), história e + ou - Best Seller. Odeio Gente idiota, ignorante, Poser, e que só sabe falar bem ou mal de PT e PSDB, pq pra mim é tudo a mesma bosta. Haaaaaa!!! Quase que eu esqueço, adoro rock e odeio funk, por mim, poderia cair um raio em cima de tudo que for funkeiro.

Publicado em 09/21/2015, em armamentos, Aviação, Guerras, Mundo e marcado como , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. eadem@ig.com.br

    Pôxa!

    Quer dizer que o Paquistão enfrenta problema de FALTA DE PADRONIZAÇÃO idêntico ao da FAB, cujos aviões de combate além de serem obsoletas sucatas de que até museus recusam, são de procedência ítalo-brasileira (AMX), francesa (Mirage), norte-americana (F-5 e A4D), russa (Mi-Mil 24) e sueca (os temidos NOVELAS)?

    Ou será que o Paquistão está prevenindo-se contra eventuais bloqueios de fornecedores em caso de guerra?

    Pelo menos, o material que o Paquistão dispõe parece ser mais moderno, atualizado e sobretudo eficaz que o brasileiro.

    Ou algum “guru” aí tem explicação melhor que a minha?

    ==========================================

    Curtido por 1 pessoa

  2. Renilson Almeida

    Gostaria de sugerir reportagem sobre as menores forças armadas do mundo e seus respectivos países.Que tal também reportagem sobre as forças armadas de Taiwan(China Nacionalista).

    Date: Mon, 21 Sep 2015 19:38:28 +0000 To: renilson-almeida@hotmail.com

    Curtido por 1 pessoa

  3. Renilson Almeida

    Que tal reportagem sobre as forças armadas da Ìndia e de países da África?

    Date: Mon, 21 Sep 2015 19:38:28 +0000 To: renilson-almeida@hotmail.com

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: