Forças de Autodefesa do Japão agora podem realizar operações militares no exterior


Parlamento muda lei que, desde o fim da Segunda Guerra, impedia país de participar de missões militares. Polêmica, decisão conta com oposição da maioria da população, para quem mudança fere Constituição pacifista.


x-default

O Parlamento do Japão aprovou neste sábado (20/09) uma lei que permite ao país o envio de tropas ao exterior, numa decisão tomada em meio a intensos protestos da oposição e de parte da população, que consideram que ela enfraquece a Constituição pacifista.

O primeiro-ministro Shinzo Abe afirmou que a mudança na política de defesa – a maior desde a reestruturação militar japonesa de 1954, quando um Exército foi constituído – é vital para enfrentar novos desafios, como a ascensão da China. O Exército japonês não participa de combates fora de seu território desde a Segunda Guerra Mundial.

“Esta reforma é necessária para proteger a vida do povo japonês “, disse Abe à TV pública ao término da sessão parlamentar.

A medida permitirá às chamadas Forças de Autodefesa do Japão defender aliados e prestar-lhes apoio logístico se forem atacados. Elas poderão também participar de operações de segurança da ONU, algo que até agora limitado pelo artigo 9º da Constituição.

A votação definitiva da emenda se estendeu até depois da meia-noite e aconteceu após dois dias de áspera discussão, que levou parlamentares aos tapas e milhares de manifestantes às portas do plenário para protestar contra a reforma.

Segundo pesquisas, mais de 60% dos japoneses são contra a medida e consideram que ela não contribuirá para melhorar a segurança do Japão. Os detratores dizem que a mudança seria o primeiro passado para o abandono do pacifismo consagrado na Constituição e que o Japão poderia acabar arrastado para guerras iniciadas por seu principal aliado, os EUA.

Os Estados Unidos, aliado do Japão, elogiaram as mudanças. A China, porém, expressou preocupação com a nova legislação e voltou a dizer que ela põe em risco “o caminho do desenvolvimento pacífico” do país e a “estabilidade regional”

“Recentemente temos notado que as vozes de oposição à lei no Japão se tornaram mais altas. Nós exigimos que o Japão ouça as vozes internas e externas “, afirmou o porta-voz do Ministério chinês do Exterior Hong Lei, em comunicado.

FONTE: DW – Deutsche Welle

Anúncios

Sobre Joshua Duarte

Gosto de Filmes e livros de ficção, fantasia (principalmente Héry Póty), história e + ou - Best Seller. Odeio Gente idiota, ignorante, Poser, e que só sabe falar bem ou mal de PT e PSDB, pq pra mim é tudo a mesma bosta. Haaaaaa!!! Quase que eu esqueço, adoro rock e odeio funk, por mim, poderia cair um raio em cima de tudo que for funkeiro.

Publicado em 09/21/2015, em Ásia, Guerras, Mundo, Notícias e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. eadem@ig.com.br

    CURTAS E GROSSAS:

    1) O povo japonês ainda pode pressionar seus corruptos políticos a não confirmarem a aprovação da mudança da lei pacifista.

    2) Esse mesmo povo japonês pode exigir a imediata e total saída de seu território de todos os ocupantes militares norte-americanos.

    3) Ainda o mesmo povo japonês pode exigir que o Japão denmuncie e rompa imediatamente todo e qualquer tratado de cooperação militar com qualquer país, incluindo os EUA, seus aliados imediatos e até mesmo a ONU.

    4) Finalmente, o povo japonês tem que exigir que seus políticos façam inserir o Japão no Conselho de Segurança da ONU ou, se recusado, sair dela.

    5) Caso qualquer um desses ítens não sejam satisfeitos, Rússia, China e Coréia do Norte devem colocar todo o Japão e seus eventuais aliados na LISTA NEGRA e em caso de guerra aniquilá-lo com armas nucleares a fim de anulá-lo completamente como inimigo.

    DETALHE: Essas medidas são necessárias para o estabelecimento de uma paz duradoura na Ásia, sem nenhuma interferência dos EUA. Se isto não for feito, o mundo inteiro sofrerá as conseqüências da atual irresponsabilidade e bajulação da parte dos corruptos e sabujos politiqueiros japoneses.

    =====

    Curtir

  2. QUANTA MERDA DE UMA MENTE INSANA E DESTITUÍDA DO MINIMO RACIOCÍNIO.

    O que se precisa é aniquilar o Analfabetismo de toda natureza; começando por debilidade postada em nome de atitudes Beligerantes e louca.

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: