Do que ele ri? Comissão da Câmara fecha o cerco sobre a secretária-geral da Defesa Eva Dal Chiavon

Wagner rindo

sef, flagrados nessa foto na plateia da cerimônia de posse do Procurador Geral da República, dentro do Palácio do Planalto), ainda que seja difícil imaginar um bom motivo para que todos estejam tão satisfeitos…

Desde o escândalo das propinas cobradas por Paulo César Farias – o PC Farias – na Administração Fernando Collor, há pouco mais de 20 anos, que não se via uma crise institucional tão grave no país.

A diferença entre aquele momento de dificuldade política e o atual, é que o de hoje está associado a uma estagnação econômica de consequências ainda difíceis de serem avaliadas, produzida por uma política econômica fulcrada no binômio alto consumo interno/governo grande demais (que gasta mais do que arrecada), e pela corrupção sistemática na Petrobras durante a Era Petista.

Na imagem captada no último dia 17 pelo fotógrafo Gilberto Alves – publicada com destaque (?) no portal do Ministério da Defesa –, que parece reproduzir o ambiente de descontração de um governo que avança às mil maravilhas, Wagner está ladeado por seu colega das Relações Exteriores Mauro Vieira.

O diplomata foi escolhido por Marco Aurélio Garcia, assessor internacional do governo Dilma, para, entre outros objetivos, manter a solidariedade de Brasília à ditadura bolivariana da Venezuela. Não tem sido fácil. O prestígio internacional do Brasil anda tão em baixa que os governos de Caracas e de Bogotá escolheram o presidente Rafael Correa, do Equador, como mediador da tensão que compartilham.

MST – Mas o que é de Jaques Wagner parece estar bem guardado.

Na última quarta-feira (16.09), a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados aprovou um convite para que o ministro da Defesa compareça à Comissão e esclareça, entre vários temas, as ações de prevenção adotadas pela Defesa contra atos terroristas na Olimpíada de 2016.

Parte importante da Comissão tem, contudo, um objetivo particular, e bem sensível: debater o papel desempenhado pela atual secretária-geral da Defesa, a técnica em Enfermagem Eva Maria Cella Dal Chiavon, que protagonizou, dias atrás – na ausência de Jaques Wagner –, uma tentativa frustrada de esvaziar os poderes dos comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.

Entrevista com dep. Jo Moraes

Deputada Jô Moraes, presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara

O plano era retirar desses chefes militares a delegação para fazer movimentações de pessoal: remoções, designações, promoções e transferências para a reserva, entre outras. O governo não anulou o decreto desenhado pela técnica em Enfermagem, mas remendou-o, inserindo um dispositivo onde o ministro da Defesa delega aos comandantes militares poderes para lidar com o pessoal militar.

Chiavon, catarinense de temperamento forte – que no Secretariado do governo da Bahia (ao tempo de Jaques Wagner governador) ficou conhecida como “a Dilma da Bahia” – é esposa de Francisco Chicão Dal Chiavon, o nº 2 do Movimento Sem Terra (MST) – cujos dirigentes gostam de matraquear que possuem “um exército” pronto a defender o Petismo.

Evamulher forte

No último dia 26 de agosto, uma portaria do ministro-chefe do Gabinete Civil da Presidência, Aloísio Mercadante, nomeou Chicão como representante do MST junto à Presidência da República…

Chicão Chiavon

Assinatura – Os deputados acham que, ao cometer sua travessura administrativa, a secretária-geral incorreu em crime, pois usou a assinatura eletrônica do Comandante da Marinha, Eduardo Leal Ferreira, no decreto 8.515 – que agredia a autoridade dos chefes militares – sem que ele houvesse autorizado tal uso ou fosse sequer informado previamente. Leal Ferreira ocupava interinamente a Pasta da Defesa, já que seu titular se encontrava em visita oficial à China.

Foi a segunda vez que a gestão Jaques Wagner ignorou a autoridade do Comandante da Marinha.

Lealvaleessa

No início de agosto o Ministério da Defesa anunciou a compra do navio de desembarque-doca francês Sirocopara a Marinha do Brasil, enquanto o gabinete de Leal Ferreira era mantido na ignorância acerca dessa divulgação.

O navio foi comprado por meio de uma negociação direta de Wagner com o governo francês (mediada pela embaixada da França em Brasília), e até os pagamentos referentes à aquisição do navio estão sendo feitos com recursos obtidos pela Defesa junto à área econômica do governo, sem a participação da Marinha.

“Convite” – Na reunião ordinária da última quarta-feira um grupo de deputados propôs convocar Wagner para que ele possa dar seus esclarecimentos na Comissão, mas uma atuação conjunta, e de emergência da deputada Jandira Feghali (PCdoB/RJ), do colega dela Arlindo Chinaglia (PT/SP), e da presidenta da Comissão Jô Moraes (PCdoB/RJ), conseguiu aprovar a solicitação da presença do ministro na forma de um “convite”, menos hostil que uma “convocação”. A data ainda não foi marcada.

Parlamentares da CREDN lidam com a informação de que o Partido dos Trabalhadores tenciona mudar o Ensino Militar, de forma a incluir nas escolas das Forças Armadas as informações apuradas pela Comissão da Verdade acerca de excessos praticados pelos militares durante o Regime Militar instaurado em março de 1964.

Fonte: Plano Brasil

Sobre Joshua Duarte

Gosto de Filmes e livros de ficção, fantasia (principalmente Héry Póty), história e + ou - Best Seller. Odeio Gente idiota, ignorante, Poser, e que só sabe falar bem ou mal de PT e PSDB, pq pra mim é tudo a mesma bosta. Haaaaaa!!! Quase que eu esqueço, adoro rock e odeio funk, por mim, poderia cair um raio em cima de tudo que for funkeiro.

Publicado em 09/21/2015, em Brasil, Ministério da Defesa, Notícias e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. eadem@ig.com.br

    Não se preocupem, iusso nunca acontecerá!

    Pode até custar mais um pouco de sacrifícios, mas breve a quadrilha PT, o Luladrão e todos os seus jagunços-chefes arderão nos quintos dos Infernos!

    Sou eu quem estrá dizendo isto! Anotem!

    ==============================

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: