Guerra entre Colômbia e Venezuela : Crise em duas fronteiras – Parte II

Francisco Santos

Guerra entre Colômbia e Venezuela : Crise em duas fronteiras – Parte I

Atenção: Esta Simulação usa alguns fatos verdadeiros acontecidos recentemente, no entanto, mistura alguns fatos fictícios para dar seguimento a simulação, é importante lembrar que esta simulação utiliza a capacidade real de fogo de ambos os países, não será acrescentado nenhum armamento que não exista nas forças armadas destes países atualmente.

Colômbia derruba caça Sukhoi-30Mk2 da Força Aérea Venezuelana

A Força Aérea colombiana derrubou um caça venezuelano de fabricação russa, Sukhoi-30Mk2, que sobrevoava seu território, o Exército colombiano afirmou que usou Mísseis Mistral de ombro (conforme foto abaixo) para abater o avião inimigo que segundo Bogotá estaria fazendo reconhecimento para um futuro ataque dos venezuelanos.

250px-Mistral-2

MBDA Mistral do Exército Colombiano usado para abater o caça Sukhoi 30 da Venezuela

Nota: Embora esta não seja  sua aplicação geral como todos bem sabe, os caça Sukhoi-30Mk2 são aeronaves de propósito multi-missão, embora a Venezuela realmente disse que o avião abatido recentemente estava fazendo reconhecimento, muito provavelmente é um gatilho para o Efeito Malvinas abordado na primeira parte da simulação.

Venezuela coloca sua Força Aérea em alerta e denuncia a Colômbia por crime de guerra

Sukhoi_Su-30MK2,_Venezuela_-_Air_Force_JP6336731

Caça Su-30 MK2 venezuelano sendo preparado para prontidão de combate (situação de ação inimiga eminente)

O Ministro da Defesa da Venezuela ordenou que todos os caças do país estejam apostos pára contra atacar a Colômbia pelo que ele considerou de crime de guerra ao se referir a derrubada de um avião venezuelano que segundo ele estava sobre espaço aéreo venezuelano e não sobre o espaço aéreo colombiano, imediatamente a comunidade internacional criticou a Venezuela pela escalada que ameaça mergulhar toda a América Latina em um conflito bélico entre dois dos maiores países do continente.

Estados Unidos vetam uso de aeronaves F-16 e armamentos americanos contra a Colômbia

1024px-Venezuelan_Air_Force_General_Dynamics_F-16A_Fighting_Falcon_(401)_Lofting-1

Um caça F-16 venezuelano.

A Força Aérea Venezuelana comprou duas duzias de caças F-16 A/B durante os anos 80. No entanto quando o esquerdista radical Hugo Chavez acendeu ao poder na Venezuela  os americanos proibiram a venda de  peças de reposição para os F-16 do país alegando que o governo venezuelano poderia utiliza-los para desequilibrar o poder na região e apoiar grupos como as FARCs na Colômbia.

Estima-se que atualmente menos da metade dos aviões estão em condições de voo já que grande parte poderia estar sendo usada para canibalizar peças para manter os poucos que ainda voam.

9lck1ehugdsv0y9aev0c7obas

Secretário de Estado norte americano, John Kerry em pronunciamento no Pentágono.

Segundo o Secretário de Estado norte americano,  John Kerry, os EUA estão dispostos a enviar oficias da Força Aérea Americana para Colômbia para trabalharem na anulação dos aviões F-16 A/B venezuelanos caso sejam empregados contra o país, ainda segundo o secretário, os EUA irão aplicar sanções pesadas ao país caso utilizem qualquer armamento americano contra um aliado dos EUA.

ONU veta venda internacional de armas a Venezuela e a Colômbia 

Conselho de

Conselho de Segurança da ONU aprova proibição de venda de armamentos para Colômbia e Venezuela

O Conselho de Segurança da ONU formado por EUA, França, Inglaterra, China e Rússia proibiu qualquer venda de armas para Venezuela e Colômbia visando evitar uma escalada armamentista na região, por pressão dos EUA e Inglaterra a ONU havia inicialmente vetado apenas a venda de armas para Venezuela tida como provocadora da situação, mas a Rússia e China aliados da Venezuela, que são os maiores provedores de armamentos e investimentos do país exigiram a proibição de venda de armas a Colômbia evitando assim que o país receba apoio militar dos EUA e União Européia.

Continua… (Todos os domingos uma nova postagem, sempre após as 22h.)

Sobre Francisco Santos

Jornalista e Editor.

Publicado em 09/20/2015, em Guerras Simuladas e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 10 Comentários.

  1. favor corrigir erro acima ,onde afirma que (A Força Aérea Venezuelana derrubou um caça venezuelano de fabricação russa, Sukhoi-30Mk2) o certo seria ( A FORÇA AÉRIA COLOMBIANA DERRUBOU UM CAÇA VENEZUELANO DE FABRICAÇÃO RUSSA )

    Curtir

  2. Caro Francisco Santos…bom dia.
    Estou á disposição para trabalhar como REVISOR dessas noticias. Posso oferecer esse Serviço por um modesto R$ 5.000,00 mensais.

    A Força Aérea Venezuelana derrubou um caça venezuelano de fabricação russa, Sukhoi-30Mk2, que sobrevoava seu território, o Exército colombiano afirmou que usou Mísseis Mistral de ombro (conforme foto abaixo) para abater o avião inimigo que segundo Bogotá estaria fazendo reconhecimento para um futuro ataque dos venezuelanos.

    Curtir

  3. John Kerry, os EUA estão dispostos a enviar oficias da Força Aérea Americana para Colômbia para trabalharem na anulação dos aviões F-16 A/B venezuelanos caso sejam empregados contra o país, ainda segundo o secretário, os EUA irão aplicar sanções pesadas ao país caso utilizem qualquer armamento americano contra um aliado dos EUA.(CITAÇÃO DA MATÉRIA)

    E o Tio Sam de novo com suas safadezas, é assim desde a Guerra da Coréia, Vietnam, Bosnia/Herzegovina, Iraque (duas vezes) tentando tirar uma “casquinha” com desgraça dos outros, em beneficio de suas Fabricas de Armas.

    Curtir

  4. eadem@ig.com.br

    O maldito avião venezuelano foi mesmo abatido por algum tipo de míssil terra-ar de fabricação americana lançado por colombianos de DENTRO DO TERRITÓRIO DA VENEZUELA.

    Logo, os colombianos e seus aliados americanos são invasores de um país latino-americano neutro, estão errados e quem apoiá-los é tão irresponsável e cretino quanto eles.

    Fim de papo!

    ==========

    Curtir

  5. Dica de simulação (eh mais uma vontade do que uma dica)

    .Envolve o México em alguma simulação.😀

    .Coreia do sul e Coreia do Norte 😀

    .Guerras entre países europeus😀😱

    Vlw Flw ✌✌

    Curtir

  6. cade a terceira parte?

    Curtir

  1. Pingback: Guerra entre Colômbia e Venezuela : Crise em duas fronteiras – Parte I | Guerra & Armas

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: