O mistério do Su-30 venezuelano acidentado: jato fazia reconhecimento de pista clandestina; não há sobreviventes

BaseCapitánManuel Ríos abre

Por Roberto Lopes

O caça Sukhoi-30Mk2 de matrícula AMNB-0460 que caiu durante uma missão noturna nesta quinta-feira fazia o reconhecimento de uma pista de pouso clandestina em solo venezuelano, perto da fronteira com a Colômbia. Os dois capitães que tripulavam a aeronave morreram instantaneamente.

Essas informações são do conhecimento do comando da Aviação Militar Bolivariana e do ministro da Defesa da Venezuela, general Vladimir Padrino López, desde ontem, mas o governo de Caracas decidiu não transmiti-la de imediato à Opinião Pública, permitindo que diferentes hipóteses sobre a queda da aeronave engrossassem o clima de tensão existente na fronteira colombo-venezuelana.

O primeiro relato dos acontecimentos foi feito pelo major Milán Savino e pelo 1º tenente Jiménez, tripulantes do caça Sukhoi-30 de matrícula AMNB-9959 que voava como ala do jato sinistrado, desde que os dois aparelhos, pertencentes ao Grupo Aéreo de Caça Nº 11, foram acionados de emergência na Base Aérea Capitán José Manuel Ríos, na localidade de El Sombrero, estado de Guárico.

A base de El Sombrero protege o centro de rastreamento de satélites que funciona nesse local.

BaseCapián Manuel Ríos

Flares – A decolagem dos dois Su-30 aconteceu precisamente às 20h40, com rumo a uma posição definida pelas coordenadas 07-09-12 Norte e 069-07-04 Oeste, ao sul de Mantecal, no estado de Apure, que faz divisa com o território colombiano.

De acordo com os pilotos Savino e Jiménez, depois de identificarem a pista de aterrissagem não cadastrada e, junto a ela, movimento de veículos, os dois jatos apagaram suas luzes. Nesse momento, o avião líder, operado pelos capitães Ronald Ramírez e Jackson Garcia, disparou flares com o objetivo de iluminar o alvo.

Às 21h07 o major Savino reporta para a base ter visto e ouvido uma explosão. Ele tenta se comunicar com o capitão Ramírez, mas suas chamadas ficam sem resposta.

Base Capitán Manuel Ríos

As condições meteorológicas eram adversas, e isso pode ter contribuído para a desorientação dos pilotos – hipótese que a coluna INSIDER aventou já nesta manhã, apesar da falta de informações oficiais sobre o acidente.

Sobre Joshua Duarte

Gosto de Filmes e livros de ficção, fantasia (principalmente Héry Póty), história e + ou - Best Seller. Odeio Gente idiota, ignorante, Poser, e que só sabe falar bem ou mal de PT e PSDB, pq pra mim é tudo a mesma bosta. Haaaaaa!!! Quase que eu esqueço, adoro rock e odeio funk, por mim, poderia cair um raio em cima de tudo que for funkeiro.

Publicado em 09/19/2015, em América do Sul, Guerras e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 5 Comentários.

  1. Por quê usar um avião de alta performance para fazer reconhecimento de uma pista clandestina, se os f-16 e até mesmo karakorum e os tucanos da Venezuela poderia fazer o mesmo?

    Curtido por 2 pessoas

  2. eadem@ig.com.br

    Se a pista é clandestina só pode ter sido mandada construir pelos chefes das tropas militares norte-americanos que ocupam a Colômbia com vistas à uma futura invasão da Venezuela.

    Essa pista servirá como base militar avançada para continuidade da invasão do território venezuelano que já começou a ser invadido, primeiro pelos colombianos e se houver necessidade, os norte-americanos interferem.

    Adicionalmente, essa base clandestina serve para enviar drogas diretamente aos EUA e outros países, pois assim como os norte-americanos exploram o ópio afegão, também traficam a cocaína colombiana, a maconha paraguaia, o LSD e outras drogas sintéticas que os próprios EUA fabricam, além de outras drogas pelo mundo a fora.

    Como os pilotos do segundo avião não reportam presença de aeronaves inimigas no ar no momento da explosão do SU-30, obviamente o tal Sukoi só pode ter sido abatido por um míssil terra-ar provavelmente lançado por norte-americanos, que são peritos no manejo dessas armas e não por simples guerrilheiros das FARC e nem mesmo por bisonhos militares colombianos.

    O resto é boataria espalhada pelos americanos para camuflar mais esta conspiração montada por eles!

    Curtir

    • Esqueceu do mais provável naquela situação? Desorientação espacial agravada pelas más condições meteorológicas. E esse tipo de avião não foi feito para essa missão, os SU-30 são aviões de caça e não de reconhecimento.

      Curtido por 1 pessoa

  3. Eles são especialistas em inventar historias; foi assim no caso do IRAQUE; o monstro que estava para destruir o TIO SAM. Bombardearam ate fabrica e deposito de Alimentos em Bagdá, e ate hoje estão devendo explicação das ARMAS DO Sadam Hussein PARA NIQUILAR O MUNDO.

    Curtir

  4. William André Dos Santos

    Obs…Que Deus tenha à alma dos militares que morreram em missão em bom lugar.

    Curtido por 1 pessoa

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: