Raio de ação* dos caças Su-30MKV da Venezuela: você está seguro?

su30hdtv10802

Alguns dizem que os Sukhoi da Venezuela não estão voando por falta de peças, outros que eles não estão armados ou que os pilotos não estão treinados. De qualquer forma, seguro morreu de velho e não é confortável saber que um país vizinho possui caças superiores em alcance e desempenho. Ainda mais agora que os caças Mirage 2000 da FAB serão aposentados sem uma aeronave da mesma classe ou superior para ser colocada em seu lugar.

su-30-da-venezuela3

*NOTA DO EDITOR: utilizamos “raio de ação” e não “alcance”, no título, por ser a tradução para português do que está indicado no infográfico com textos em espanhol que ilustra esta matéria. Porém, confrontando a informação do infográfico com os  dados do próprio site da Sukhoi (conforme indicados pelo leitor “Penguin”), quem produziu a ilustração provavelmente confundiu os dados de alcance fornecidos pelo fabricante como se fossem dados sobre o raio de ação.

Conforme os dados reproduzidos abaixo, está bem claro no site da Sukhoi que os valores máximos informados não se referem a raio de ação, e sim ao alcance máximo em voo (“maximum flight range”) numa configuração de cargas externas composta por quatro mísseis ar-ar e voando em altitude. Para esse perfil, é informado um alcance máximo de 3.000 km, com lançamento de mísseis na metade dessa distância, ou seja, a 1.500km.

Esta distância de 1.500km seria então, no perfil específico indicado, o raio de ação máximo do Su-30MKV (onde V significa simplesmente o Su-30MK exportado para a Venezuela), pois raio de ação é um conceito que pressupõe volta à base de partida após o cumprimento da missão, enquanto alcance máximo em voo significa, simplesmente, a distância máxima que pode ser voada de um ponto a outro.

Maximum flight range (with rockets 2xR-27R1, 2xR-73E launched at half distance):

  • at sea level, km 1,270
  • at height, km 3,000
  • with one refuelling (at 1.500 kg fuel remaining), km 5,200
  • with two refuellings in flight, km 8,000

Maximum airborne time (pilot-dependent), hours: 10

Para ver a tabela completa de desempenho do Su-30MK no site da Sukhoi, clique aqui.

Fonte: Poder Aéreo

Sobre Joshua Duarte

Gosto de Filmes e livros de ficção, fantasia (principalmente Héry Póty), história e + ou - Best Seller. Odeio Gente idiota, ignorante, Poser, e que só sabe falar bem ou mal de PT e PSDB, pq pra mim é tudo a mesma bosta. Haaaaaa!!! Quase que eu esqueço, adoro rock e odeio funk, por mim, poderia cair um raio em cima de tudo que for funkeiro.

Publicado em 09/15/2015, em América do Sul, Armas Brasileiras, Aviação, avião inusitado, Brasil, Guerras e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 5 Comentários.

  1. Seja uma coisa ou outra, não deixa de ser preocupante.

    Curtir

  2. eadem@ig.com.br

    Não só os Sukoi mas todos os demais aviões da Venezuela estão com péssima manutenção por falta de peças, muitos deles estão desarmados ou falta-lhes a munição adequada ou os mísseis e principalmente os pilotos não estão treinados para a guerra.

    Logo, pelo menos por um ano o Brasil ou os vizinhos da Venezuela não necessitam preocupar-se.

    Mais que isso, vale lembrar que nem sempre é a sofisticação do material bélico o mais importante, mas a capacidade de quem o maneja.

    Ora, na WWII a Alemanha usou o quase obsoleto caça Bf 109 ( um teco-teco melhorado) com excelentes resultados, com um punhado de pilotos derrubando milhares de outros aviões muito mais avançados tecnicamente que os dos alemães.

    Infelizmente a Alemanha de Hitler não venceu a guerra porque obviamente não poderia lutar contra todos os recursos do mundo inteiro atiçados contra ela pelos eternos fazedores de guerras americanos, britânicos, franceses e seus financiadores judeus!

    Mas a lição serve para o Brasil.

    Pelo menos pra aliviar o sofrego cagaço dos nossos pilotos e… repórteres também!

    Curtir

  3. Eu acho que o alcance é de 20 mil kilometros carregado. Afinal é um produto da Mãe Russia. E mãe não mente. kkkkkkkkkkkkkk

    Curtido por 1 pessoa

  4. Convém saber se essas informações são seguras, porque se tratando dessa parceria com este Governo da Venezuela que e comunista e autoritária , e que o Governo do PT tem acordos sem que o povo Brasileiro sabem e bom mesmo se chegado, não da para confiar nesse Governo que esta ai.

    Curtido por 1 pessoa

  5. William André Dos Santos

    Obs…Realmente é muito preocupante ok.

    Curtido por 1 pessoa

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: