A invasão da URSS pela Alemanha em 1941: Batalha de Barbarossa

Francisco Santos

Olá Guerreiros! hoje trago para vocês a análise e impressão do livro: Barbarossa: A invasão da união Soviética pela Alemanha nazista em 1941 do escritor Will Fowler.

Will Fowler é jornalista, trabalha na área editorial desde 1972 e é especialista em História militar, foi correspondente da revista britânica Defense além de ter escrito 15 livros na área, certamente é um especialista altamente gabaritado e apto a trazer uma visão real e detalhada do conflito. Gostaria de agradecer a Editora M.Books do Brasil por nos enviar um exemplar para análise e crítica, então vamos lá:

A Alemanha nazista mesmo tendo um pacto de não agressão com a URSS resolveu quebrar este pacto e em 22 de junho de 1944 invadiram a União Soviética na operação que ficou conhecida como : Operação Barbarossa em homenagem a um dos heróis de Hitler, o imperador alemão Frederico Barba-Ruiva (Barbarossa). Com um exército de  três milhões de homens, 3.300 tanques e 2 mil aeronaves Hitler iniciou uma das maiores e mais sangrentas campanhas militares da humanidade com o objetivo de expandir o Terceiro Reich para Leste.

Segundo Fowler, Will (Barbarossa, introdução) na visão dos nazistas,  a vitória poderia vir rápido se os alemães usassem a “infalível” Blitzkrieg (Guerra relâmpago), com a vitória Moscou seria questão de tempo, com isso as tropas nazistas avançaram em três formações: o Grupo de Exército Norte foi encarregado de  tomar militarmente os estados bálticos e Leningrado; o Grupo de Exército Centro deveria marchar ate a capital Moscou;  e o Grupo de Exércitos Sul teria de tomar a Ucrânia. Em seis dias, a Wehrmacht capturou Riga, Minsk e Lvov, e o Grupo de Exércitos Centro avançou 300 quilômetros pelo interior da União Soviética. O desfecho você pode ler comprando o livro, disponível nas melhores livrarias perto de você ou pelos e-commerce.

O livro:

ce8fb59f-5f47-4a74-af10-50851b6a4d89

O livro tem uma introdução perfeita e empolgante que nos faz querer ler todo o livro para saber detalhes precisos do conflito, outro ponto interessante é a presença de mapas e fotos reais do conflito além de todos os passos milimetricamente explicados por  Will Fowler, é como ler um documentário de tão elaborado nos detalhes mas ao mesmo tempo fácil de entender.

Recebi o livro a pouco mais de 30 dias e confesso que demorei para fazer esta análise por que o livro é tão detalhista e empolgante que a cada 10 páginas tinha que parar a leitura para pesquisar mais sobre o assunto, o livro trás informações que confesso nem eu mesmo com conhecimento em História tinha ciência, o livro é rico em detalhes e é focado principalmente na narrativa da batalha, enquanto a maioria dos livros de história abrangem  toda a guerra deixando de lado fatos importantes.

Ao ler o livro você se sente transportado para dentro da batalha, sente as estratégias e os erros cometidos, chega um momento no livro que da vontade de entrar na história de tão detalhada que ela é, além disso o livro é recheado de mapas estratégicos que mostram desde o avanço das tropas a tomada de territórios e batalhas perdidas, muito bom mesmo o livro, recomendo a todos e em nome do Guerra & Armas posso dizer que é u dos melhores livros que já li.

Informações do Livro:

Autor: Will Fowler

Editora: M. books

Páginas: 223

Disponível para venda: Sim

Idioma: Português do Brasil (PT-Br)

Anúncios

Sobre Francisco Santos

Jornalista e Editor.

Publicado em 09/12/2015, em 2 Guerra Mundial, Guerras, Livros e marcado como , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. A invasão da URSS pela Alemanha em 1941: Batalha de Barbarossa.
    Não li esse especifico livro aqui mencionado. Ja é bastante conhecido por todos que acompanham via Programas de TV “HISTORY”, mas pode ter um impacto positivo para alguém DÉBIL MENTAL que tão recente quanto ontem; publicou uma baboseira acusando a própria Russia e Inglaterra mais a Polônia como Invasora da Alemanha.

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: