Contrato financeiro do Projeto FX-2 será assinado na semana que vem em Londres

Maquete em tamanho real do Gripen NG exposta na Esplanada dos Ministérios.

Mock up em tamanho real do Gripen NG exposto na Esplanada dos Ministérios

Na próxima semana uma comitiva brasileira integrada por representantes do Comando da Aeronáutica e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional irá a Londres para assinar o contrato financeiro do Projeto FX-2 (Gripen NG).

A assinatura do contrato acontecerá após as negociações sobre as taxas de juros da operação de compra das aeronaves fabricadas pela empresa sueca SAAB terem sido concluídas no mês passado. Coube ao ministro da Defesa, Jaques Wagner, conduzir, pelo lado brasileiro, os entendimentos com dirigentes da agência de promoção e fomento às exportações da Suécia, a SEK (Swedish Export Credit Corporation).

As taxas de juros foram fixadas em 2,19%, permitindo ao governo brasileiro uma economia de até R$ 600 milhões. Com os percentuais definidos, o Senado Federal brasileiro aprovou o projeto.

O Diário Oficial trouxe, nesta sexta-feira (21.08), a autorização para operação de crédito externo no valor de até 245,3 milhões de dólares (equivalente a 39,882 bilhões de coroas suecas).

O crédito cobrirá 100% do contrato comercial, sem a necessidade do pagamento de sinal. O pagamento efetivo do financiamento só ocorrerá após o recebimento da última aeronave, o que está previsto para o ano de 2024.

Embraer – Anunciado em dezembro de 2013, o contrato com a SAAB inclui a compra dos caças, dos armamentos necessários à operação desses jatos e de um pacote de suporte logístico.

gripen (1)

Linha de produção do Gripen C/D (antecessor do NG) na Suécia; a aeronave da foto traz as marcas da Força Aérea da Suécia

A Força Aérea Brasileira (FAB) receberá 36 aviões Gripen NG. Inicialmente, a expectativa era de que o primeiro pudesse chegar ao país no segundo semestre de 2018, mas a nova previsão é de que ele só seja entregue em 2019.

O contrato prevê ainda a fabricação de 15 das 36 unidades nas instalações da companhia brasileira Embraer, incluindo oito exemplares de dois lugares (biplaces), um modelo criado especialmente para a aviação militar do Brasil.

A participação da indústria aeronáutica nacional no desenvolvimento do projeto dará aos especialistas do país acesso a todos os níveis de tecnologia, incluindo os códigos-fonte do Gripen.

O programa de transferência de tecnologia incluirá itens como a integração de hardware, aviônicos, software e sistemas da aeronave, além do intercâmbio de conhecimento, representado pela ida de mais de 350 brasileiros à Suécia para qualificação e treinamento.

Em paralelo, também a Embraer vem se preparando para receber o Gripen NG. A companhia já realizou, em suas instalações do município paulista de Gavião Peixoto, as obras de terraplanagem para construção do prédio que abrigará o Centro de Desenvolvimento Conjunto do projeto.

GaviaoPeixoto_a

Instalações da Embraer no município paulista de Gavião Peixoto

*Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Defesa

Sobre Joshua Duarte

Gosto de Filmes e livros de ficção, fantasia (principalmente Héry Póty), história e + ou - Best Seller. Odeio Gente idiota, ignorante, Poser, e que só sabe falar bem ou mal de PT e PSDB, pq pra mim é tudo a mesma bosta. Haaaaaa!!! Quase que eu esqueço, adoro rock e odeio funk, por mim, poderia cair um raio em cima de tudo que for funkeiro.

Publicado em 08/22/2015, em Brasil, Tecnologia e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Esses supostos acordos não são mais que LAVAGEM DE DINHEIRO. E o pior é que os “papagaios” piriquitos e lulas não vão para os bancos do LAVA JATO.

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: