Com forte recessão, Brasil pode cair para 9ª maior economia


Atualmente, o Brasil está na sétima posição; estimativas do mercado para o PIB deste ano indicam que o país pode ser ultrapassado por Índia e Itália


A presidente Dilma Rousseff participa de cerimônia de lançamento do Pronatec Jovem Aprendiz, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF)

No primeiro ano do mandato da presidente Dilma Rousseff, em 2011, o país estava na sexta posição de maior economia do mundo; agora, pode cair para o nono lugar

A recessão e o real cada vez mais fraco podem levar o Brasil a perder dois postos no ranking das maiores economias do planeta em 2015. Levando-se em conta as estimativas mais pessimistas do mercado coletadas pelo Banco Central, o país poderá deixar o sétimo posto alcançado em 2014 ao ser ultrapassado por Índia e Itália. Assim, o Brasil, que comemorou o título de sexta potência há apenas quatro anos, pode voltar casas no tabuleiro para terminar dezembro como o nono do ranking.

Diante das apostas de recessão mais acentuada e com a desvalorização acumulada de mais de 20% do real em 2015, o tamanho da economia brasileira medido em dólares pode diminuir até 23% na comparação com o ano passado, revela levantamento feito com dados do Fundo Monetário Internacional (FMI) e estimativas do mercado coletadas pelo Banco Central na pesquisa Focus.

Nesse quadro mais pessimista, o Produto Interno Bruto (PIB) do país pode terminar o ano em 1,81 trilhão de dólares. O cenário usa como parâmetro as piores previsões da pesquisa Focus: contração da economia de 2,8% este ano e dólar médio de 3,23 reais em 2015. A estimativa também leva em conta um deflator de 8,9%. Assim, o tamanho da economia brasileira ficaria atrás da Índia, cujo PIB projetado pelo FMI é de 2,31 trilhões de dólares neste ano, e também da Itália, com expectativa de 1,84 trilhão de dólares.

Se forem usadas previsões medianas da pesquisa Focus – que mostram estimativa intermediária, distante do cenário mais pessimista e do mais otimista -, o PIB em dólares ficaria em 1,91 trilhão de dólares, acima do montante projetado para a Itália. Nesse caso, portanto, o Brasil seria ultrapassado apenas pela Índia e ficaria como a oitava economia do mundo.

Há alguns anos, enquanto o mundo desenvolvido recolhia os cacos da crise de 2008, o Brasil despertou a admiração mundial pelo sucesso na condução da economia. O governo chegou a citar que o país poderia ser a quinta economia do mundo até 2020. Em pleno boom de commodities, atingiu o posto de sexta maior economia do planeta em 2011, quando superou o Reino Unido. Em 2012, porém, o país recuou um degrau e devolveu a sexta posição aos ingleses.

“Não estamos em uma corrida de PIBs, mas o quadro global já mostrava que a Índia ultrapassaria o Brasil em 2015. Agora, com a recessão e o real cada vez mais fraco, é óbvio que os números brasileiros pioram ainda mais”, diz o economista do banco espanhol BBVA Research Enestor dos Santos. Ele ressalta que o mercado não toma esse tipo de ranking como indicador, mas no longo prazo, o PIB confirma que o Brasil vive outro ciclo.

Fonte: Veja e Estadão

Sobre Joshua Duarte

Gosto de Filmes e livros de ficção, fantasia (principalmente Héry Póty), história e + ou - Best Seller. Odeio Gente idiota, ignorante, Poser, e que só sabe falar bem ou mal de PT e PSDB, pq pra mim é tudo a mesma bosta. Haaaaaa!!! Quase que eu esqueço, adoro rock e odeio funk, por mim, poderia cair um raio em cima de tudo que for funkeiro.

Publicado em 07/30/2015, em Brasil e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. Bem feito pra todos nos Brasileiros; quem mandou acreditar em terroristas e Trabalhador que nunca trabalhou e Devolver um Torno sem Uso para ser vendido como Sucata na Rua Piratininga em SÃO PAULO.

    Curtir

  2. eadem@ig.com.br

    Aconteça o que acontecer toda a culpa pela desgraça brasileira é dos milhões de viados e prostitutas filhos de cadelas vadias que há quatro eleições elegem os bandidos da quadrilha PT do Luladrão e Cia.

    Assim sendo, entendo que na prática eles estão fodendo o país, são inimigos da Pátria e só por isto é válido qualquer um detonar qualquer petista e seus simpatizantes, mandando-os simplesmente para o Inferno.

    E só depois disso é que se poderá voltar a tratar de… “economia”.

    Simples assim!

    Curtir

  3. QUANDO ESSA VAGABUNDA DESMIOLADA ASSUMIU, O BRASIL ERA A 6ª MAIOR ECONOMIA DO MUNDO E AGORA CAI PARA A 9ª NO RANKING.

    E AÍ PETRALHAS VÃO VANGLORIAR DE UMA POSIÇÃO ECONÔMICA NO QUAL NEM VOCÊS TEM DIREITO DE ACLAMAR, CONSIDERANDO QUE O BRASIL ERA A 8ª NO RANKING QUANDO FIGUEIREDO SAIU DA PRESIDÊNCIA!

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: