Musk, Wozniak e Hawking pedem a proibição da Inteligência Artificial na guerra e o emprego de armas autônomas


Mais de 1.000 especialistas e líderes pesquisadores de robótica assinam o alerta em carta aberta sobre a corrida armamentista da inteligência artifical


Terminator

Mais de 1.000 especialistas de alto nível de inteligência artificial e pesquisadores líderes assinaram um alerta em carta aberta de uma “corrida armamentista de inteligência artificial militar” e pedindo a proibição de “armas autônomas ofensivas”.

A carta, apresentado na Conferência Internacional Conjunta de Inteligência Artificial em Buenos Aires, Argentina, foi assinada por Elon Musk da Tesla, pelo co-fundador da Apple Steve Wozniak, pelo executivo-chefe da Google DeepMind Demis Hassabis e pelo professor Stephen Hawking, juntamente com 1.000 pesquisadores de robótica e Inteligência Artificial (iniciais AI em inglês).

A carta afirma: “A tecnologia AI chegou a um ponto onde a implantação de [armas autônomas] é – praticamente se não legalmente – viável dentro de anos, não décadas, e as apostas são altas: armas autônomas têm sido descritas como a terceira revolução na guerra, depois de pólvora e armas nucleares”.

Os autores argumentam que a AI pode ser usada para fazer o campo de batalha um lugar mais seguro para o pessoal militar, mas que as armas ofensivas que operam por conta própria diminuirão o limiar de decisão de ir para a guerra e resultarão em maior perda de vidas humanas.

No caso de um poder militar iniciar sistemas capazes de selecionar alvos e operando de forma autônoma, sem controle humano direto, iria começar uma corrida armamentista similar à da bomba atômica, os autores argumentam. Diferentemente das armas nucleares, no entanto, a AI não requer nenhum hardware específico e será difícil de controlar.

“O ponto final dessa trajetória tecnológica é óbvia: armas autônomas se tornarão os Kalashnikovs de amanhã. A questão-chave para a humanidade hoje é começar uma corrida armamentista de AI global ou impedir que ela seja iniciada”, disseram os autores.

Toby Walsh, professor de AI na Universidade de New South Wales disse: “Precisamos tomar uma decisão hoje, que irá moldar o nosso futuro e determinar se seguimos um caminho do bem. Nós apoiamos a chamada de um número de diferentes organizações humanitárias para que a ONU proíba as armas ofensivas autônomas, semelhante à recente proibição de lasers que provocam a cegueira”.

Musk e Hawking têm alertado que a AI é “a nossa maior ameaça existencial” e que o desenvolvimento da AI plena poderia “significar o fim da raça humana”. Mas outros, incluindo Wozniak, co-fundador da Apple, recentemente mudaram de idéia sobre a AI, dizendo que os robôs seriam bons para os seres humanos, tornando-os como o “animal de estimação da família, cuidando o tempo todo”.

Em uma conferência da ONU em Genebra em abril para discutir o futuro dos armamentos, incluindo os chamados “robôs do assassinos”, o Reino Unido opôs-se à proibição do desenvolvimento de armas autônomas, apesar dos apelos de vários grupos de pressão, incluindo a Campanha para parar os Robôs Assassinos.

Sobre Joshua Duarte

Gosto de Filmes e livros de ficção, fantasia (principalmente Héry Póty), história e + ou - Best Seller. Odeio Gente idiota, ignorante, Poser, e que só sabe falar bem ou mal de PT e PSDB, pq pra mim é tudo a mesma bosta. Haaaaaa!!! Quase que eu esqueço, adoro rock e odeio funk, por mim, poderia cair um raio em cima de tudo que for funkeiro.

Publicado em 07/28/2015, em Mundo, Tecnologia e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. eadem@ig.com.br

    Ingleses, norte-americanos e judeus… sempre eles! Os moleques, os depravados, os sacripantas, os calhordas, os desalmados, a escória da humanidade sempre disposta a destruir e matar.

    E os primeiros a pedirem clemência.

    Esses três malditos componentes do EIXO DO MAL (EUA, Israel e Inglaterra) são a praga da humanidade e deviam ser destruídos até às raízes!

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: