POR QUE A GASOLINA NO BRASIL É UMA DAS MAIS CARAS DO MUNDO?

O BRASIL É AUTOSSUFICIENTE EM PETRÓLEO, MAS A GASOLINA É UMA DAS MAIS CARAS DO MUNDO


Resposta ao leitor pilotopoeta: “Se o pre sal e competitivo não interessa a nos Brasileiros. So queremos saber como temos Petróleo e o preço da gasolina é a mais cara do mundo. Ate nosso vizinho que não tem Petróleo tem a gasolina mais barata que a nossa no brasil”

A razão dessa discrepância se deve ao peso da carga de impostos sobre esse produto. No caso americano, os impostos, contribuições e taxas equivale a 13% do preço final do combustível, enquanto que no Brasil a proporção é de 55% do preço final.

As principais taxações sobre a gasolina nacional são as cobradas pelo ICMS, que representa 32% do valor pago e a CIDE (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico), que representa 21% do valor pago. Essa sigla agrupa PIS, COFINS e PPE (Parcela de Preço Específica).

Consequências econômicas dos preços altos da gasolina

A renda das famílias brasileiras é comprometida pelos aumentos do preço da gasolina e outros derivados do petróleo. Essa consequência é mais grave quando há uma valorização do petróleo em escala global. E a alta do preço da gasolina tem efeitos nocivos sobre o nível geral da inflação no país.

Os custos altos dos combustíveis tem um efeito desanimador sobre os investidores externos, que se tornam inseguros quanto ao país. Também afetam o setor produtivo, em toda a cadeia de produção, mas principalmente na distribuição de alimentos, que precisam ser transportados por estradas de rodagem em todo o país. Os produtores colocam esse custo embutido nos produtos para poderem ter seus lucros.

A pergunta que todos se fazem

A pergunta mais constante que ouvimos entre os motoristas é:

– Porque o preço do combustível é tão alto no Brasil?

Nossos vizinhos na America Latina não produzem petróleo e lá a gasolina é mais barata. O que mais deixa o consumidor brasileiro inconformado é que a Petrobrás é a segunda maior petrolífera do mundo, o mercado automobilístico brasileiro é um dos maiores do mundo e está em constante expansão, somos pioneiros na produção do etanol e do biodiesel.

Mas parece que o consumo de gasolina é penalizado como se fosse crime, por impostos que quase chegam a 60%, ou seja, mais da metade do preço do litro. E os preços no norte do Brasil são ainda mais caros.

Em um país autossuficiente em petróleo e um dos maiores produtores de etanol do mundo, os preços dos combustíveis para o consumidor brasileiro deveriam refletir essa boa posição. O mercado interno deveria receber tratamento justo em relação ao exterior, os cartéis que determinam o preço nas bombas de gasolina deveriam ser combatidos e punidos, levando a um preço honesto.

As pesquisas apontam a adoção cada vez maior de energia limpa e renovável no futuro, substituindo os combustíveis fósseis e poluentes. Com isso nossa esperança é de que chegaremos a preços inferiores para os combustíveis. A adoção de outras formas de energia mais baratas e menos agressivas para o meio ambiente deverá permitir a despoluição do planeta, uma melhor qualidade de vida para todos.

Sobre Joshua Duarte

Gosto de Filmes e livros de ficção, fantasia (principalmente Héry Póty), história e + ou - Best Seller. Odeio Gente idiota, ignorante, Poser, e que só sabe falar bem ou mal de PT e PSDB, pq pra mim é tudo a mesma bosta. Haaaaaa!!! Quase que eu esqueço, adoro rock e odeio funk, por mim, poderia cair um raio em cima de tudo que for funkeiro.

Publicado em 07/02/2015, em América do Sul, Brasil, curiosidades, Gasolina e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. PREÇO DA GASOLINA BRASILEIRA…

    Sem duvida essa explicação convence-me, mas daí vem a revolta de todos nos no Brasil. Ainda então não saimos do Brasil Colonial da Monarquia. Acabamos é saindo dela para entrar na ANARQUIA. Quando os Brasileiros vão entender que votando num Idiota que abertamente ja confessou que não gosta de ler, mente descaradamente.

    Lembro-me de uma entrevista que ele deu, quando admitiu publicamente que mentiu quando a “namorada” dele apareceu no Sindicato para resolver assunto de documentos, ele falou que so estaria pronto noutro dia como motivo de vela novamente. Agora atual esposa.

    E o pior que o safado do Molusco não totalmente burro. Quando ele apoiou a atual ANTA, sabia que seria um fracasso como maneira de não ver sua pretensão de voltar ao governo depois dela. Tivesse ele apoiado o Zé Dirceu e com certeza estaríamos hoje com a foice e martelo ja incorporado na Bandeira Brasileira.

    Curtido por 1 pessoa

  2. eadem@ig.com.br

    Porque o povo brasileiro é babaca e não faz como os outros povos, que saem por aí matando deputados, magistrados, presidentes, autoridades e todos os FDP que assolam e assaltam o Brasil!

    No dia que o brasileiro aprender a deixar de ser FDP e corno-manso e se revoltar pra valer, essa bandalheiora acaba!

    Experimentem!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Para dar 78% de aumento para o judiciário a gasolina tem que ser cara mesmo. Tô certo ou Tô errado?

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: