Espanha é o país que mais deu ‘calotes’, aponta estudo

Em segundo e terceiro lugares aparecem, respectivamente, Venezuela e Brasil, segundo ranking elaborado por professores da Universidade de Harvard


País ibérico deu 14 ‘calotes’ desde 1800, aponta estudo de pesquisadores da Universidade de Harvard

A Espanha é o país que mais teve moratórias de dívidas soberanas, ou calotes, segundo ranking elaborado pelos professores Kenneth Rogoff e Carmen Reinhart, da Universidade de Harvard, e de outros pesquisadores, como o economista Miguel Ángel Boggiano, da Universidade de San Andrés, em Buenos Aires. O país ibérico aparece no topo da lista, com 14 defaults ou processos de reestruturação. Em segundo lugar aparecem Venezuela e Equador, com 11 calotes, e em terceiro, o Brasil, com 10. A lista foi publicada pela BBC Mundo, serviço em espanhol da BBC.

Os pesquisadores contabilizaram cerca de 250 moratórias em 200 anos, o que corresponde a uma média de mais de uma por ano. Segundo Roggff, defaults são inerentes à economia global e não são tão raros como alguns países centrais, economistas ortodoxos e veículos de imprensa fazem parecer. Antes da iminente declaração de moratória, nesta terça-feira, a Grécia aparecia no fim da fila, ao lado de Estados Unidos, Bolívia, Turquia, Rússia e Império Austro-Húngaro.

Boggiano destacou à BBC que vários países da América Latina têm um número elevado de defaults, como Costa Rica, México, Peru, Chile e Paraguai (com 9). O pesquisador ainda explicou que, neste estudo, default e reestruturação são considerados fenômenos similares. “Porque no fim das contas, suspendendo ou não os pagamentos, há quase sempre uma pechincha para um desconto e um novo prazo, de modo que a obrigação de pagamento original não é cumprida”, diz. Confira a lista no link:  Veja

Fonte: Veja

Anúncios

Sobre Joshua Duarte

Gosto de Filmes e livros de ficção, fantasia (principalmente Héry Póty), história e + ou - Best Seller. Odeio Gente idiota, ignorante, Poser, e que só sabe falar bem ou mal de PT e PSDB, pq pra mim é tudo a mesma bosta. Haaaaaa!!! Quase que eu esqueço, adoro rock e odeio funk, por mim, poderia cair um raio em cima de tudo que for funkeiro.

Publicado em 07/02/2015, em América do Sul, Brasil, espanha, França, Notícias e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Segundo o MOLUSCO, o Brasil não pode estar nessa lista pois ele (MOLUSCO) PAGOU E ATE ENVIOU UMA CAIXINHA DE R$ 50.000.000 /

    Curtir

  2. eadem@ig.com.br

    Está explicado! E é por essas e outras que é com os espanhóis que tanto o desgoverno da quadrilha PT quanto várias corruptas empresas brasileiras fazem os mais altos e rentáveis negócios…! E nosso povo GOSTXA!

    Curtido por 1 pessoa

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: