Falsa batalha inventada nas redes sociais engana ‘EI’ e opositores no Iraque

Pegadinha nas redes enganou os dois lados da batalha (Foto: AP Photo/Hadi Mizban)

Uma batalha falsa, inventada em um onda de tuítes por um morador de Londres, enganou tanto apoiadores do grupo autodenominado “Estado Islâmico” quanto seus opositores, que defendem as milícias xiitas no Iraque.

As informações divulgadas davam conta de uma grande batalha entre os militantes do “Estado Islâmico” e combatentes xiitas e iraquianos. Logo após a notícia ser divulgada, usuários do Twitter que apoiam as forças anti-EI disseram que haviam conquistado uma vitória histórica.

“Muita festa em Karbala após a liberação de Shichwa”, tuitou um usuário.

“10 mil refugiados fogem de Shichwa para Karbala”, dizia outro tuíte.

Também se espalharam rumores de que países vizinhos estavam sendo arrastados para a luta: “Desastre: Exército saudita deve se mobilizar rapidamente na fronteira do Iraque”.

Mas a batalha de Shichwa nunca ocorreu – na verdade, Shichwa nem é um lugar real.

A ficção foi criada por Ahmad al-Mahmoud, um iraquiano que mora em Londres e dono da conta de Twitter @IraqSurvey. A conta normalmente agrega notícias sérias sobre o que está ocorrendo no país e tem quase 14 mil seguidores.

Mas um dia ele “ficou entediado” e tuitou que o “Estado Islâmico” havia se retirado de Shichwa. Ele chegou a compartilhar imagens de veículos de mídia, alteradas no Photoshop, que mostrariam uma suposta discussão sobre a batalha.

Antes que ele se desse conta, ele havia começado uma febre. “As pessoas começaram a adicionar informações, contruindo mapas como se fosse Sim City”, disse ele ao BBC Trending. Alguns postaram notícias falsas sobre a luta e um chegou a postar um mapa do campo de batalha (abaixo).

Usuário do Twitter chegou a postar mapa do campo de falsa batalha (Foto: Reprodução/ Twitter/ hassadovic)Usuário do Twitter chegou a postar mapa do campo de falsa batalha (Foto: Reprodução/ Twitter/ hassadovic)

Vingança
Logo os rumores começaram a se espalhar para fora do Iraque. Simpatizantes da Unidade de Mobilização Popular – as milícias anti-EI que lutam ao lado do governo iraquiano – começaram a se gabar sobre a batalha.

Então, simpatizantes do “Estado Islâmico” começaram a falar em vingança, e os boatos passaram a causar medo em internautas na Arábia Saudita.

Depois de dois dias, ao perceber que a brincadeira havia saído do controle, Mahmoud passou a desmenti-la.

O BBC Trending questionou Mahmoud sobre sua “brincadeira” – considerada perigosa por muitos, por alimentar e explorar conflitos e medos de pessoas reais.

Ele nega que tenha sido irresponsável ao inventar uma batalha em sua conta – dedicada sobretudo a notícias reais. O próprio nome do lugar, Shichwa, é uma brincadeira: em árabe iraquiano significa “bexiga de queijo”, uma forma tradicional de fazer laticínios.

Mahmoud diz que isso por si só já deveria ter dado uma pista para as pessoas: “Não era algo sério. Qualquer iraquiano sabe o que é uma shichwa.”

Mahmoud faz críticas aos dois lados do conflito – ele não apoia o “Estado Islâmico”, mas tampouco defende as milícias xiitas e é muito crítico ao governo iraquiano. A batalha falsa foi essencialmente para fustigar as milícias e ver se elas usariam as notícias para reivindicar vitória. E para este fim, diz ele, a pegadinha funcionou.

“Depois de algumas horas começamos a ver contas de Facebook (xiitas) dizendo que o ‘Estado Islâmico’ havia perdido a batalha e que isso havia sido uma grande vitória”, diz ele.

Fonte: BBC Trending

Publicado em 06/15/2015, em Notícias e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. eadem@ig.com.br

    Isso é coisa de corninhos e viadinhos fanáticos por informática que não largam seus computadores e celulares e vivem grudados neles e vivendo em função deles.

    Não estão vendo que um chefe militar sério jamais daria a mínima importância a tamanha asneira e muito menos, agir em função dela?

    É como se alguém tuitasse: Tua mulher está fazendo a maior suruba, com todos os teus vizinhos, no meio do mato, agora!

    Você só acreditaria se soubesse que essa é a maneira comum dela agir quando você não está por perto… não é mesmo?

    Pois é…!

    Curtir

  2. eadem@ig.com.br

    A hipócrita OTAN, escrava do poder judaico-norte-americano, descaradamente pede “desculpas” pelos prejuízos materiais superiores a US$ 100 bilhões e falsamente finge “lamentar” a morte de mais de cinco mil pessoas inocentes depois que essa coalizão satânica – A MESMA QUE AGORA PROVOCA IRRESPONSAVELMENTE À RÚSSIA PARA ACARRETAR UMA GUERRA NUCLEAR QUE DESTRUIRÁ METADE DA HUMANIDADE – fez seus aviões despejarem toneladas e mais toneladas de bombas sobre indefesas comunidades iugoslavas nos anos 90.

    Todavia, os mesmos patifes que se desculpam e dizem lamentar-se não pagarão os prejuízos materiais e muito menos indenizarão as vidas assassinadas.

    Mas foram esses mesmos patifes hipócritas e ladravazes que fizeram a Alemanha pagar até o último centavo por pesadas indenizações por judeus filhos-de-putas QUE OS NAZISTAS NUNCA MATARAM durante o inventado, mentiroso e suposto “holocausto” que nunca existiu!

    É no que dá cegos conduzirem outros cegos.

    E notem que neste Brasil temos a tendência de seguir ordens de americanos bastardos.

    Ou seja: Os cegos europeus, japoneses e sul-coreanos seguindo cegamente os cegos norte-americanos, que por sua vez seguem os caolhos judeus.

    Mas Deus não é cego e brevemente castigará os EUA, Israel e seus aliados do EIXO DO MAL.

    Faça a sua parte boicotando tudo que vier dos EUA, Europa, Japão, Coréia do Sul, Taiwan, Israel e de todo e qualquer aliado destes.

    Se possível ajude à humanidade exterminando quantos americanos puder!

    Curtir

  3. eadem@ig.com.br

    O arrogante macaco empoleirado na Casa Branca pelos amos judeus perdeu não só a decência mas o senso de humanidade e faz o que pode para tumultuar a paz do mundo e lançá-lo numa guerra nuclear de resultados catastróficos.

    Macack Obanana sabe que os EUA têm muito mais armas nucleares que todos os países do mundo reunidos e em sua demência, acredita que destruirá Rússia, China, Korea do Norte e depois ocupará tranquilamente esses países como fez ao Iraque e ao Afeganistão.

    Ledo engano, macaco amestrado por judeus: Quando você começar sua guerra os EUA, Europa, Japão, Israel e outros aliados ao EIXO DO MAL como os conhecemos hoje desaparecerão e em seus lugares restarão favelas fumegantes povoadas por pobretões disputando batas à bala.

    Claro que a Rússia, China e Norte Coréia serão destruídos, mas não farão diferença alguma no contexto universal.

    Essa diferença porém, Sr. MACACK OBANANA, é que Norte Coréia, China e Rússia estão acostumados a sofrer e dentro de mais 50 anos estarão mais fortes do que hoje, ao passo que sua terra, ser macaquinho treinado por judeus, será dividida entre os negros, os latinos e uns poucos brancos e deixará de se chamar EUA para formar vários países mais ou menos do tipo do atual Haiti ou no máximo, de uma Nicarágua ou qem sabe? De uma Namíbia!

    Vai daí, como o qualquer presidente dos EUA é inimigo da humanidade, essa mesma humanidade deve boicotar imediatamente os EUA e todos os seus aliados e de quebra, por direito de auto-defesa, é lícito toda a humanidade caçar americanos para exterminá-los… a começar pelo Sr. MACACK OBANANA!

    Curtir

  4. Isso é coisa de corninhos e viadinhos fanáticos por informática que não largam seus computadores e celulares e vivem grudados neles e vivendo em função deles.(citação do comentário)

    Tambem se aplica ao asno do comentário. Por acaso escreves-te aonde oooo anencéfalo???

    035 – A COPA DO MUNDO.
    NESTE CLIMA DE EUFORIA – VIVE UM POVO ILUDIDO
    ESQUECE TODA DESGRAÇA – E SE AFOGA NA “ALEGRIA”
    SEM SE DAR CONTA DISSO – ESCRAVIZADA DA MINORIA
    ENQUANTO TODA INJUSTIÇA – JUNTO COM MISÉRIA TOTAL
    AFOGA E AGRADA SEU EGO – MESMO LHE FAZENDO O MAL
    SE NÃO É NO CARNAVAL – OU ESCRAVOS DO FUTEBOL
    É ESCRAVOS DAS NOVELAS – DE TODAS AS MAZELAS GLOBAL
    E ESCRAVO DAS IGREJAS – COISA DO INIMIGO SATANÁS
    DIVIDINDO A MISÉRIAS COM – BISPOS DE ARAQUE MATREIRO
    COMPRANDO TERRAS DA BOA – E VIRANDO FAZENDEIRO
    ASSIM É SINA DO COITADO – E ENGANADO BRASILEIRO.

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: