Programa de vigilância dos EUA é suspenso temporariamente

A autoridade do governo americano para coletar dados telefônicos não autorizados dos cidadãos expirou às 0h00 desta segunda-feira (1h da manhã no horário de Brasília). Isso acontece porque o Senado dos Estados Unidos não chegou a um acordo para estender o programa de vigilância do país, em sessão extraordinária realizada no domingo (31).

Sem a prorrogação da chamada Lei Patriótica (Patrioct Act), os senadores votaram para a reforma do sistema de vigilância autorizando a Câmara dos Deputados a debater a “Lei da Liberdade” (Freedom Act), que restringe o acesso às informações das pessoas por parte do governo. Foram 77 votos favoráveis e 17 contra, repetindo vitória anterior ocorrida na Câmara dos Deputados americana.

O projeto prevê fim da coleta em massa de registros telefônicos de cidadãos americanos pela Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês).

Patrioct Act
O acesso as informações foi permitido pelo “Patriot Act”, sancionado em lei pelo ex-presidente republicano George W. Bush após os ataques de 11 de setembro de 2001 contra os Estados Unidos. A suspensão obriga a NSA a desligar um enorme sistema de vigilância.

Com a liberação do Senado, a Câmara poderá iniciar os debates para definir a nova lesgislação, chamada de “Freedom Act”, que vai substituir o atual acesso às informações por um sistema de busca de dados mantidos por companhias de telefone, em situações analisadas caso a caso.

Essa será uma das mudanças mais significativas decorrentes das revelações não autorizadas do antigo funcionário terceirizado da NSA, Edward Snowden.

O presidente Barack Obama apoia o “USA Freedom Act”, que está alinhado à proposta que ele fez em março. A Câmara aprovou um projeto semelhante no ano passado, mas ele foi rejeitado pelo Senado.

Fonte: G1

Anúncios

Publicado em 06/01/2015, em Notícias e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. A suspensão obriga a NSA a desligar um enorme sistema de vigilância.(CITAÇÃO DA MATÉRIA)

    Me engana que eu e os Brasileiros Gostamos de ser enganados. O Big Brother veio para ficar. Que o diga toda parafernália de FACEBOOK, YOUTUBE , LINKEDIN e mais uma dezenas de paginas sempre Vigiadas pelos USA.

    Curtir

  2. eadem@ig.com.br

    Os EUA se transformaram num estado autoritário regido por espúrias leis de exceção, uma ditadura mais pública e notória que a URSS de Stálin ou a Alemanha de Hitler, nas quais esses dois carismáticos líderes jamais ousaram censurar abertamente a quem quer que fosse.

    Os espíritos dos “pais da pátria” (Washington, Jefferson, Franklin e outros) que fundamentaram as leis desse país na LIBERDADE devem estar se torcendo nas tumbas envergonhadas com o monstro que criaram, o qual, hoje em dia, luta mais pelos interesses corporativos internacionais, inclusive apoiando ditaduras ilegítimas e agressões descaradas, além da escravização mais pura e simples de outros povos, em prejuízo ao próprio povo norte-americano, que apesar de pagar os impostos mais altos do mundo ainda ér obrigado a enviar seus filhos para contínuas guerras que sustentam o atual ESTADO MILITARISTA que hoje só se sustenta pelo DIREITO DA FORÇA e não mais pela FORÇA DO DIREITO, como aqueles “pais da pátria” sonharam.

    As estrelas da bandeira americana caem de vergonha!

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: