Confrontação entre EUA e China representa a verdadeira ameça global

Bandeiras da China e dos EUA

A nova ameaça global não parte da Rússia, mas sim da confrontação dos EUA com a China, destaca um artigo publicado nesta sexta-feira pelo jornal britânico The Independent.

De acordo com a publicação, a maior preocupação atual reside nas Ilhas Spratly, um arquipélago no Mar do Sul da China, e que tornou-se palco do início da confrontação entre a China e os EUA com seus aliados. De acordo com o artigo, a situação é preocupante e poderá fugir do controle caso não haja moderação e sabedoria por parte dos lados envolvidos.

“As expectativas são grandes. Essas minúsculas ilhas estão localizadas exatamente no meio de uma das principais rotas marítimas, pela qual transitam diariamente mercadorias no valor de mais de 7 trilhões de dólares. Além disso, trata-se de uma importante região pesqueira, em cujo leito certamente existem reservas de petróleo” – escreve The Independent.

Há décadas que China, Filipinas, Vietnã, Malásia, Taiwan e Brunei reivindicam posse sobre parte ou a totalidade destas ilhas. No entanto, recentemente, “o conflito entrou numa fase crítica”, destaca o jornal britânico. A China deu início a amplas obras no arquipélago, ampliando o seu território e construindo aeroportos e bases militares.

Segundo escreve The Independet, esta situação preocupa muito os EUA. Na semana passada o Pentágono enviou até uma das ilhas um avião de reconhecimento, e Washington declarou considerar a possibilidade de enviar de navios e caças de guerra para as imediações da nova base militar chinesa.

O jornal britânico destaca que o problema precisa  ser solucionado com urgência pela via diplomática, já que as possíveis consequências de os chineses simplesmente ignorarem a presença da frota militar norte-americanos são realmente assustadoras.

The Independent coloca o problema através da seguinte questão:

“Nesse caso, iriam os EUA recorrer à força militar para impedir que os materiais de construção cheguem às disputadas ilhas? Ou será que Washington, acatando a exigências de alguns políticos norte-americanos, seria capaz de simplesmente bombardeá-las?”

Fonte: sputniknews

Publicado em 05/29/2015, em Notícias e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. em cujo leito certamente existem reservas de petróleo” – escreve The Independent.(CITAÇÃO DA MATÉRIA)

    Se tiver Petróleo então o pau pode quebrar…se nã tiver esqueçammmmm!!!

    Curtir

  2. eadem@ig.com.br

    Se houver confronto foi provocado pelos EUA, que há anos pressionam os pacíficos e pacatos chineses com todos os tipos de baboseiras.

    Covardes como sempre foram, os americanos chegam a lançar outras nações nessa palhaçada conduzida pela Casa Branca e é por isso que o dublê de gigolô de rebolado Macack Obanana tenta lançar japoneses, taiwaneses e sul-coreanos contra os chineses.

    É que americano sabe que perderá na China como perdeu na Coréia e no Vietnã e apela aos escravos asiáticos para lutarem contra os chineses.

    É quem em caso de guerra os EUA só querem usar “tecnologia”, deixando a briga de verdade para as infantarias dos países escravos (que eles apelidam de “aliados”, do mesmo jeito que fizeram com os babacas brasileiros quando empurraram estes contra os alemães, que nem sabiam onde o Brasil ficava).

    Já os chineses, há anos esbanjam bom senso e alta diplomacia, apelando sempre para o diálogo e usando o foro da ONU para dirimir os problemas criados pelos EUA que agem como moleques irresponsáveis, bandidos provocadores, e principalmente desrespeitosos para com a raça humana, popis se houver uma guerra entre EUA e China armas nucleares podem ser usadas e afetarão países que nada têm a ver coma arrogante ganância e estupides de Macack Obanana, que além de bastardo, é veado e corno, pois só um FDP que dá o rabo e é corno procede com a irresponsabilidade que esse criminoso barato age.

    Curtir

  3. William André dos SAntos

    Obs…As maiores potências mundiais, tem que parar de medir forças, pois quem vai pagar somos nós o zé povinho, portanto tem que prevalecer à inteligencia porque se não o mundo vai ser abitado somente pelas baratas ok. Pois à guerra nuclear vai afetar tudo e a todos ok.

    Curtir

  4. William André dos Santos

    Obs…Você, idiota, mal educado, porco, safado, babaca, imbecil, racista…..e outros, você não teve educação pois a partir do momento que você ofende um cidadão por causa de sua cor, você não merece o respeito por tanto deixe de ser abestado e respeite o proximo, mais pelo que eu estou vendo você deve ter sido criado por vô, e aí vai ficar muito difícil educar você para um nível mais elevado ok. eadem@ig.com.br ….Essa é para você deixar de fazer comentários racistas, pois esta coluna, não é para esse tipo de comentário seu ou sua idiota ok.

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: