Rússia projeta ‘super porta-aviões’

NAe russo_maqueteO Centro de pesquisa russo revelou o projeto para super porta-aviões.

O Centro de Pesquisa Krylovsky da Rússia (Russia’s Krylovsky State Research Center – KRSC) mostrou seu desenho para o Projeto 23000E de um super porta-aviões, apelidado de Shtorm (Storm, Tempestade).

Um modelo em escala do navio vai ser exposto pela primeira vez no Salão Internacional de Defesa Marítima 2015 (International Maritime Defence Show 2015), em St Petersburg entre os dias 1º e 5 de julho, disse Valery Polyakov, vice-diretor do KSC.

“O porta-aviões de múltiplos propósitos do Projeto 23000E é projetado para conduzir operações em áreas remotas e oceânicas, engajar alvos inimigos terrestres e marítimos, garantir a estabilidade operacional das forças navais, proteger as tropas de desembarque, e fornecer a defesa aérea,” disse Polyakov.

NAe russo_maquete2

O projeto preve um deslocamento de 90 a 100 000 toneladas, com 330 m de comprimento, 40 m de largura. A velocidade máxima estimada será de cerca de 30 kt (55 km/h), velocidade de 20 kt (37), uma resistência de 120 dias, uma equipe de 4 a 5 000. Mas apesar disso, o projeto atual foi concebido com propulsão convencional, embora possa ser revisto e substituído por energia nuclear, de acordo com os requisitos do cliente.

A capacidade do navio será de 80 a 90 aviões baseados em plataforma para várias missões de combate. A maquete apresenta uma ala aérea composta por caças T-50 navalizados e MiG-29K, bem como aeronaves de alerta aéreo antecipado e helicópteros navais Ka-27.

O convés de voo mostra um interessante desenho, com ambas opções de decolagem, sendo por uma rampa skijump, sendo por catapultas, ou seja, existem quatro posições de lançamento: duas na rampa e duas via catapulta eletromagnética. O projeto também dispõe de duas ilhas; um recurso só visto anteriormente no mais recente projeto do Reino Unido.

T-50 navalizado?

A proteção contra ameaças aéreas será fornecida por quatro módulos de combate do sistema de mísseis antiaéreos. Um pacote anti-torpedo deverá ser incorporado.

Polyakov assinalou que estas especificações estão sujeitas a alteração, correção e modificação durante a concepção e desenvolvimento do navio em todas as fases do trabalho, uma vez que os potenciais clientes podem alterar o pacote, armas e equipamentos.

FONTE/IMAGEM: janes.com – Tradução, pesquisa adicional e edição: CAVOK

NOTA DO EDITOR: Este projeto guarda uma incrível semelhança com o porta-aviões da classe Ulyanovsk que estava sendo construído na Ucrânia quando a URSS colapsou, como pode-se ver abaixo.

NAe russo_NE

CAVOK

Sobre Francisco Santos

Francisco Santos é jornalista a mais de 5 anos, hoj é correspondente do Jornal Diário do Estado (Paraná), em seus momentos livres escreve para o Blog Alvo na TV, com colunas críticas, imparcial, profissional ao extremo e dedicad ao mundo da TV. É fundador e dono do Blog de defesa Guerra & Armas, que já conta com um crescimento considerável e esta prestes a se tornar um dos maiores Blogs de defesa do país, com compromisso e credibilidade o jornalista Francisco Santos mostra toda sua qualidade e amor ao que faz.

Publicado em 05/20/2015, em Russia e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. eadem@ig.com.br

    Sou totalmente contra, pois porta-aviões é o artefato bélico mais obsoleto, superado e vulnerável que existe.

    Ao invés de construírem esse monstrengo que pode ser afundado na primeira batalha, por que a Rússia não investe em armas de busca a submarinos nucleares e de destruição aos porta-aviões norte-americanos?

    Os marechais russos de hoje talvez já não sejam homens de visão como os de antigamente e quem “torce” pela Rússia, talvez já deva ir tirando seu cavalinho da chuva…

    Cacete!

    Curtir

  2. …embora possa ser revisto e substituído por energia nuclear, de acordo com os requisitos do cliente….uma vez que os potenciais clientes podem alterar o pacote, armas e equipamentos…(citação da matéria)

    Assunto mais besta que esse é impossivel. Se não vejamos: QUEM CONSTROI UM EQUIPAMENTO DESSES COM ALEGADA CAPACIDADE BÉLICA PARA VENDER E UM DIA SE VER ATACADO PELO MESMO INSTRUMENTO QUE CRIOU E VENDEU.

    Melhor sera admitir que a iuntenção é mesmo ganhar dinheiro de Nações Idiotas o Bastante para encomendar essa merda. E nações assim não falta; Especialmente se na negociação der para desviar VERBAS PARA ALIMENTAR PARTIDOS POLITICOS E POLÍTICOS DESONESTOS E LADRÕES.

    AINDA BEM QUE NO BRASIL NÃO TEMOS ESSAS “DESONESTIDADES”. rsrsrsrs

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: