Estado Islâmico reforça controle de Ramadi e solta prisioneiros

Combatentes do Estado Islâmico que tomaram Ramadi, impondo uma dura derrota ao governo do Iraque e a seus apoiadores ocidentais, reforçaram o controle sobre a cidade, hasteando as bandeiras negras do grupo militante em edifícios importantes e libertando prisioneiros, na tentativa de conquistar a aprovação de moradores da localidade.

Depois da queda de Ramadi no domingo (17), milicianos xiitas em veículos blindados se deslocaram para uma base próxima para se prepararem para um contra-ataque visando retomar a cidade, que fica a meros 110 quilômetros a noroeste da capital Bagdá.

Testemunhas em Ramadi relataram que os combatentes do sunita Estado Islâmico montaram posições de defesa e plantaram minas terrestres.

Eles também foram de casa em casa procurando membros da polícia e das Forças Armadas e disseram que irão criar tribunais baseados na sharia, a lei islâmica. Eles soltaram cerca de 100 prisioneiros do centro de detenção de contra-terrorismo da cidade.

Saed Hammad al-Dulaimi, de 37 anos, que leciona em um escola e permanece em Ramadi, disse: “O Estado Islâmico usou alto-falantes exortando as pessoas que têm parentes na prisão a se reunirem na mesquita principal do centro da cidade para recebê-los. Vi homens correndo para a mesquita para receber os prisioneiros”.

A medida pode se mostrar popular com os locais, que se queixaram de detenções arbitrárias, às quais as pessoas são submetidas com frequência.

Sami Abed Saheb, um dono de restaurante de 37 anos, afirmou que o Estado Islâmico encontrou 30 mulheres e 71 homens no centro de detenção. Eles levaram tiros nos pés para ficarem impedidos de fugir quando seus captores fugiram.

Testemunhas disseram que a bandeira negra do Estado Islâmico agora tremula sobre a mesquita principal, prédios do governo e outros edifícios proeminentes de Ramadi.

Fonte: G1

Publicado em 05/19/2015, em Notícias e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. eadem@ig.com.br

    Parece que dentro em breve o EI assumirá a presidência no Salão Oval da Casa Branca!

    Curtir

  2. As ovelhas estavam presas pelos “Tigres” mas Assim que os “Leões” assumiram o poder; libertaram as “ovelhas”. Ate que haja interesse essas “ovelhas” estarão seguras em aparente “paz”. Quando menos se espera; elas serão devoradas pelos Leões quando convier.

    Curtir

  3. William André dos Santos

    Obs…Isso é muito ruim, tem que cortar as asas dessa cobra maldita, pois terrorista bom é terrorista morto antes que provoque o atentado ok.

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: