Estado Islâmico obtém o controle de Ramadi e chegam aos “portões” de Bagdá

Integrantes do Estado Islâmico tomaram controle da cidade iraquiana de Ramadi, que fica a menos de 100 km da capital, Bagdá. Nem o intenso ataque aéreo liderado pelos Estados Unidos impediu os extremistas de avançar sobre a região.

Segundo a agência Reuters, os combatentes do EI tomaram uma importante base militar neste domingo (17), o que forçou o primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, a autorizar o emprego de forças paramilitares xiitas para retomar o controle de uma província de maioria sunita.

Fotografia da Associated Press mostra tropas iraquianas se retirando de Ramadi, capital da província de Anbar, a 115 km de Bagdá. (Foto: AP)

(Fotografia da Associated Press mostra tropas iraquianas se retirando de Ramadi, capital da província de Anbar, a 115 km de Bagdá.)

Membros das Forças Armadas disseram que tiveram de deixar o Comando de Operações de Anbar depois que foram atacados pelos insurgentes. Um dos oficiais, que falou sob condição de anonimato, contou que os rebeldes chegaram a pedir via megafone que os soldados iraquianos deixassem suas armas, com a promessa de voltarem para casa em segurança.

“Agora estamos cercados dentro do Comando de Operações por Daesh, e estão chovendo bombas de morteiro”, disse um oficial militar dentro da base. Daesh é um acrônimo árabe para o Estado Islâmico. “Os combatentes do Daesh estão em quase todas as ruas. É uma situação caótica e as coisas estão saindo fora do controle. Ramadi está caindo nas mãos do Daesh”, disse o oficial.

Ramadi, capital da província de Anbar, é a primeira grande cidade a ser conquistada pelos Estado Islâmico no Iraque desde que as forças de segurança e grupos paramilitares começaram a forçá-los a retroceder, no ano passado, com a ajuda dos bombardeios realizados pela coalizão liderada pelos Estados Unidos.

Segundo o “USA Today”, o porta-voz da província de Anbar, Muhannad Haimour, disse que a cidade havia caído e estava tomada. “Os militares estão fugindo”, confirmou Haimour.

Os extremistas passaram a dominar a maior parte de Ramadi na sexta-feira (15), fincando sua bandeira negra na sede do governo local no centro da cidade. Entretanto, um contingente de forças especiais iraquianas conseguiu deter o grupo no bairro de Malaab.

O Pentágono, sede da Defesa dos EUA, se manifestou no fim da tarde deste domingo sobre o assunto. De acordo com a porta-voz da instituição, Maureen Schumann, “é muito cedo para tecer comentários sobre a situação na região.

Ela acrescentou dizendo que “os Estados Unidos continuam a monitorar o difícil combate em Ramadi e a situação permanece fluida e contestada”.

Imagem divulgada neste domingo pela AP mostra retirada em massa de moradores de Ramadi, fugindo das tropas do Estado Islâmico (Foto: Hadi Mizban/AP)
(Imagem divulgada neste domingo pela AP mostra retirada em massa de moradores de Ramadi, fugindo das tropas do Estado Islâmico)

Fonte: G1

Anúncios

Publicado em 05/18/2015, em Notícias e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. eadem@ig.com.br

    A administração pública dos EUA é muito semelhante à do Brasil e apesar do Estado arrancar dos contribuintes norte-americanos trilhões de dólares em impostos, os aplica da pior maneira possível, mantém uma enorme máquina governamental inepta e incapaz de funcionar emperrada pela burocracia e entravada pela corrupção, além da incompetência dos funcionários públicos de lá, cotados entre os mais estúpidos, ineficazes e inoperantes do mundo.

    Isso em tempo de paz, porque se houver guerra as forças armadas dos EUA poderão causar muitos estragos em qualquer adversário, mas o país perderá a guerra dado o desencontro e desentrosamento entre todos os setores governamentais, sejam eles civis, políticos, ou militares.

    Por isso, essa sapatão judia Maureen Schumann, apesar de ostentar o cargo recebido nas coxas de “porta-voz do Pentágono” alega imbecilmente que “é muito cedo para formar uma idéia do que se passa no Iraque e de que os EUA não sabem quais medidas adequadas tomar.”

    Ora lésbica e boqueteira Schumann, há mais de um ano o EI domina o Iraque recém desocupado pelas tropas americanas e nenhum imbecil do Pentágono sabe do que se trata?

    Quem sabe se a senhora desatarraxar sua rosca traseira do vibrador gigante em que se senta, a senhora mesma pode chamar um faxineiro do Pentágono e receber dele a resposta da situação e das medidas a tomar?

    Ou, os EUA protegem propositadamente os mercenários que enviou ao Iraque para dominá-lo juntamente com a Síria é que o presidente Macack Obanana enviará os “marines” não exatamente para pacificarem o Iraque, mas PARA INVADIREM A SÍRIA QUE É AMIGA DA RÚSSIA, a fim de tirar o governo de Assad e substituí-lo por um títere como fez no Iraque para satisfazer não só as pregas anais de Washington mas também as de Tel-Aviv?

    Fale sério, vagabunda judia-americana!

    Burra é só a senhora e quem cai no seu papo de rabeira frouxa!

    Eu não!

    Curtir

  2. Os USA só farão alguma coisa se sentirem que faltara Petróleo para os Carrões. Desde que não faltem esse item; eles comprarão mesmo ate do EI.

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: