Conheça a artilharia antiaérea usada pela Coreia do Norte em execuções

Soldados mulheres com a arma de artilharia antiaérea da Coreia do Norte durante desfile militar, em 2008 (Foto: Kyodo News/AP)Soldados mulheres com a arma de artilharia antiaérea da Coreia do Norte durante desfile militar, em 2008 (Foto: Kyodo News/AP)

O líder supremo da Coreia do Norte, Kim Jong-Um, usou uma artilharia antiaérea de fabricação russa para executar o ministro da Defesa norte-coreano, Hyon Yong-Cho, de 66 anos, segundo agências de notícias internacionais.

O modelo é uma arma de guerra que foi utilizada pela Coreia do Norte para derrubar helicópteros norte-americanos durante a Guerra do Vietnã (1955-1975), também empregado nos conflitos do Iraque, em 2003, e na Líbia, em 2011.

A arma antiaérea usada pelo país vizinho nas execuções de pessoas chama-se ZPU-4 e possui quatro canos de 14,5mm, conforme a agência sul-coreana de inteligência e agência de notícias Reuters.

Um comitê dos Estados Unidos que apura as violações aos direitos humanos na Coreia do Norte divulgou em abril que imagens de satélite confirmaram o uso do ZPU-4 em outras execuções determinadas pelo líder norte-coreano em outubro do ano passado. Nas ocasiões, o alvo estava a apenas 30 metros de distância do armamento.

Imagens de satélite mostram tiros antiaéreas contra alvos em outubro de 2014 na Coreia do Norte (Foto: Comitê dos EUA sobre direitos humanos na Coreia do Norte)Imagens de satélite mostram tiros de arma anti-
aérea contra pessoas em outubro de 2014
na Coreia do Norte (Foto: Comitê dos EUA sobre
direitos humanos na Coreia do Norte)

Yong-Cho teria sido executado em 30 abril em um campo de treinamento de tiros localizado na Academia Militar de Kanggon, próximo à capital Pyongyang.

A morte foi determinada após o ministro ter sido surpreendido dormindo durante atos militares e respondido de maneira inadequada a Kim Jong-Un em várias oportunidades, revelaram legisladores da Coreia do Sul que teriam obtido a confirmação da execução por meio da inteligência sul-coreana.

Baseada na arma russa Vladimirova KPV a partir de 1949, o ZPU-4 pode ser acoplado a carros ou estruturas de quatro rodas e pesa cerca de 1 tonelada. Conforme a fabricante, seus disparos podem atingir até 5 mil metros de altitude e um alcance máximo de até 8 km.

Com eficiência, consegue acertar alvos a 1.400 metros, diz a indústria.

“É um armamento pesado usado contra construções, blindados e aviões, não é feito para ser usado contra pessoas, não foi feito para isso”, diz o major Roberto Silva Ramos, chefe da divisão de ensino da Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea do Exército brasileiro, localizada no Rio de Janeiro. O Brasil não possui este tipo de armamento.

É um armamento pesado usado contra construções, blindados e aviões, não é feito para ser usado contra pessoas”
major Silva Ramos,
da Escola de Artilharia Antiaérea do Exército

“Trata-se de um calibre alto e a missão principal dele é derrubar aeronaves. Ele pode ser mirado contra algo e se dar um tiro direto, como se fosse uma pistola. Se usarmos contra uma pessoa, a qualquer distância, causará um estrago grande. Destroçou ele, virou pó. É um impacto muito forte”, acrescenta o major.

Em setembro de 2008, o armamento foi exibido com mulheres soldados durante uma parada militar na Praça Kim Il Sung, em Pyongyang, durante as comemorações pelo aniversário de 60 anos de fundação do país, conforme a agência de notícias AP.

G1

Sobre Francisco Santos

Francisco Santos é jornalista a mais de 5 anos, hoj é correspondente do Jornal Diário do Estado (Paraná), em seus momentos livres escreve para o Blog Alvo na TV, com colunas críticas, imparcial, profissional ao extremo e dedicad ao mundo da TV. É fundador e dono do Blog de defesa Guerra & Armas, que já conta com um crescimento considerável e esta prestes a se tornar um dos maiores Blogs de defesa do país, com compromisso e credibilidade o jornalista Francisco Santos mostra toda sua qualidade e amor ao que faz.

Publicado em 05/14/2015, em Ásia, Coréia, Internacional e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 5 Comentários.

  1. Se um homem merece esse tipo de execução por esse tipo de arma; então nossos corruptos MERECEM SER EXECUTADOS POR G.OBUZ 155mm, DE PREFERENCIA A UNS 10 METROS DE DISTANCIA.

    Curtir

  2. eadem@ig.com.br

    Cada presidente usa as armas que tem e por isso o presidente coreano Hai Ki Pum usa canhão anti-aéreo.

    porém, todo mundo sabe desde 1945 que os presidentes norte-americanos matam seus desafetos com bombas atômicas em pretensos “testes” de armas nucleares.

    Já outros, como Macack Obanana, paga viagens aéreas em aviões de companhias estrangeiras para seus seus rivais e quando estes estão sobrevoando outros países (nunca sobre os EUA), os aviões são abatidos, suas vítimas obviamente morrem com os demais passageiros, tudo parece “acidente” e ninguém fala mais nisso.

    Não acreditam?

    Ou já se esqueceram do Airbus alemão? Ou do voo da Air Asia? Ou até do jato Legacy que derrubou propositadamente o avião da TAM aqui mesmo no Brasil? Pois é…

    Mas peraí!

    Faço aqui uma pergunta despretensiosa e bem-intencionada: O que é que os satélites-espíões dos EUA fazem sobrevoando e filmando o que se passa nos TERRITÓRIOS DE PAÍSES SOBERANOS?

    Ou refaço a pergunta de melhor modo: O que os viados judeus-americanos gritariam na mídia caso os satélites-espiões de outros países sobrevoassem abertamente o território do galinheiro norte-americano e publicassem as saídas às escondidas da 1ª dama daquele bordel com os mendigos amantes dela mostrando o que eles fazem pelados no mato?

    E cá pra nós: Não é que tem imbecil alienado que acredita nessa suja propaganda americana e ainda pensa que os comunistas comem criancinhas?

    Será que eles não vêm que só quem come criancinhas são os judeus-americanos.

    Vão pro caralho é que é!

    Curtir

  3. William André dos Santos

    Obs..Esse ditadorzinho de merda é um covarde filho de uma égua de olhos puxados que gosta muito de aparecer a quase dois anos atras ele mandou executar onze integrantes de uma banda que era da ex-jararaca ( namorada ) porque em determinado momento da apresentação do grupo à jararaca mandou todos os integrantes da banda tirarem à roupa, ficaram todos peladões e esse babaca do ditador mandou fuzilar a todos com um tiro de pistola na nuca. Ele é igual à terrorista é realmente um abestado, depois desse fato com o ministro da defesa é bom ele colocar à barba de molho pois ele corre sério risco de levar o troco, é realmente um abestado.

    Curtir

  4. Cadê a porra do teste q fiz p saber se iam publicar ou sabotar a publcação de qualquer mesg q eu enviasse?

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!