Império do Brasil vs Império Britânico ? Foi por pouco…

O Brasil viveu um período de certa calmaria no final dos anos 1850, porém logo no início de 1860 o Brasil se complicou bastante com algumas nações da América do Sul e com o…. exato, com o Império Britânico.

Tensões entre o Império do Brasil e o Império britânico explodiram quando o cônsul britânico no Rio de Janeiro quase provocou uma guerra entre o Reino Unido e o Brasil. Ele enviou um ultimato contendo exigências abusivas decorrentes de dois incidentes menores no final de 1861 e no início de 1862. O governo brasileiro se recusou a ceder e o cônsul emitiu ordens para navios de guerra britânicos capturar navios mercantes brasileiros como indenização. O Brasil se preparou para um conflito iminente, as fortalezas costeiras e a armada imperial receberam permissão para atirar contra qualquer navio de guerra britânico que tentasse capturar navios mercantes brasileiros. O governo brasileiro, em seguida, cortou relações diplomáticas com o Reino Unido em junho de 1863.

Como a guerra com o Império Britânico se aproximava, o Brasil foi se mobilizando e teve que voltar sua atenção para as suas fronteiras do sul. Outra guerra civil começou no Uruguai e colocou seus partidos políticos uns contra os outros.  O  Brasil decidiu intervir e despachou o exército imperial, que invadiu o Uruguai em dezembro de 1864, começando a breve Guerra do Uruguai. O ditador do Paraguai, Francisco Solano López, ordenou que um navio a vapor civil brasileiro fosse apreendido (desencadeando na Guerra do Paraguai) e, em seguida, invadiu o Brasil.

O que parecia no início ser uma breve e simples intervenção militar levou a uma guerra em grande escala no sudeste da América do Sul. No entanto, a possibilidade de um conflito em duas frentes (com a Grã-Bretanha e o Paraguai) desapareceu quando, em setembro de 1865, o governo britânico enviou um emissário que pediu desculpas publicamente pela crise entre os impérios.

Foi por pouco. O Brasil quando ameaçado não se deixou levar pelo medo e estava totalmente disposto de entrar em guerra com, na época, a maior potência mundial. Não se sabe como seria esta guerra, porém é de se dizer que ambos os lados sofreriam perdas catastróficas e a guerra possivelmente terminaria em um impasse. Brasil e Reino Unido só teriam a perder com tal guerra.

(Escrito pelo redator: Vinicius Domenighi)

Publicado em 04/29/2015, em Notícias e marcado como , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 7 Comentários.

  1. William André dos Santos

    Obs…É realmente quase que à língua popular no Brasil foi à língua Inglesa

    Curtir

  2. Que tal você fazer uma simulação de como seria se esta quase guerra tivesse estourado antes do conflito com o Paraguai e como poderia ter ficado a nossa história a partir deste evento até os dias atuais

    Curtir

  3. Finalmente algo que me interesse.

    Curtir

  4. Nada como o Passado para rememorar os tempos que havia “patriota” por aqui. Se fosse hoje, estaríamos arriando as calças com esse Governo fantoche e Covarde que temos.

    Curtido por 1 pessoa

  5. eadem@ig.com.br

    Lhes digo o que aconteceria, caso o Império do Brasil entrasse em guerra contra o Império Britânico:

    1º) À época, o Brasil tinha a terceira esquadra do mundo, atrás apenas da Inglesa (que tinha que se desdobrar por todos os oceanos da Terra e a francesa, mais concentrada no Mediterrâneo e no Atlântico. A diferença é que o Brasil poderia concentrar toda sua esquadra no Atlântico e aqui poderia levar alguma vantagem, em que pese o fato das belonaves e tripulações inglesas serem melhor armadas e treinadas que as brasileiras.

    2º) Mas de pronto o Brasil invadiria a Guiana Inglesa e se firmaria naquela área até com certa facilidade. Se os ingleses tentassem reconquistá-la, teriam um trabalho dos diabos.

    3º) Todavia, o grande problema do Brasil seria a diplomacia inglesa pressionar nossos inamistosos vizinhos e atiçá-los contra nós da mesma maneira como os ingleses fizeram com a Europa para enfrentar Napoleão e vence-lo. Nesse aspecto, o Brasil teria chances mínimas de conseguir apoios e ajudas militares de vulto num conflito contra a amaldiçoada Inglaterra, uma nação que tradicionalmente sempre viveu da pirataria e assaltos armados contra as demais nações deste planeta.

    4º) Acabaria acontecendo com o Brasil o que ocorreu com a China na vergonhosa “guerra do ópio”, quando a Inglaterra sem exércitos viu-se incapaz de vencer sozinha aos chineses, convocou seus parceiros europeus e norte-americanos abutres rapinantes (EUA, Japão, Rússia, Itália, França, Prússia, Holanda, além da Índia e da própria amaldiçoada Inglaterra) e além de guerrearem contra a China, venceram,-na e impuseram-lhe condições tão humilhantes das quais os amarelos só se livraram em 1996 após receberem de volta Hong Kong, que ficou ocupada pelos malditos britânicos por mais de 100 anos.

    5º) Todavia encerrando, se tal acontecesse com o Brasil, poderia ocorrer duas variantes em relação ao futuro do país:

    A) O Brasil teria se desmembrado em diversos países independentes que brigariam entre si forçando à punitiva recolonização européia e depois de forte período repressivo, a maioria deles hoje seriam inúmeras “repúblicas de bananas”.

    B) Ou o Brasil até manteria sua unidade porém, com alguns pontos ocupados por estrangeiros (como a China ficou) e isso poderia ter sido bom para nós, que até hoje não conseguimos nos organizar como nação.

    Isto é o que eu acredito, mas se alguém desejar discutir sobre o mesmo tema… vamos nessa!

    Curtir

    • Raul shayek

      Gostei. Mas duvido que aconteceria o que aconteceu com a China. As forças armadas do Brasil eram temidas. Duvido que EUA o qualquer outro quisesse se juntar com a Inglaterra. Era Mais fácil países como Bélgica e Alemanha que não gostavam nem um pouco da Inglaterra se juntarem ao Brasil. Não é tão simples assim, usar a China como exemplo, as realidades são bem diferentes, a própria rainha da Inglaterra pediu desculpas a D Pedro II, ela fez isso com a China?

      Curtir

  6. Sabe quem emprestou o dinheiro para “Independência” do “império” Brasileiro? Inglaterra.
    O “exercito” brasileiro no Paraguai penou foi muito, um bando de maltrapilhos sem treinamento.
    A produção e industria inglesa era infinitamente superior e muito mais refinada que a existente no Brasil, que era dependente de produtos manufaturados da Europa.
    O destino desta guerra seria o mesmo das das malvinas em 1982.

    Curtido por 1 pessoa

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!