Irã acredita em cessar-fogo no Iêmen nas próximas horas, diz ministro

 Explosão é vista após depósito de armas ser atingido por bombardeio nesta segunda-feira (20) em Sanaa, no Iêmen: ataque deixou mortos  (Foto: Khaled Abdullah/Reuters)

O vice-ministro das Relações Exteriores do Irã afirmou estar otimista a respeito do anúncio de um cessar-fogo no Iêmen ainda nesta terça-feira (21), um sinal de que pode haver esforços diplomáticos em curso para encerrar quase um mês de bombardeios liderados pelos sauditas contra o grupo iemenita dos houthis.

O Irã vem pedindo reiteradamente o fim da campanha de ataques aéreos conduzidos pela Arábia Saudita e aliados árabes, mas membros da coalizão e seus apoiadores ocidentais rejeitaram a proposta de Teerã até agora, acusando os iranianos de apoiar os houthis.

“Temos esperança de que nas próximas horas, depois de muitos esforços, veremos a suspensão dos ataques militares no Iêmen”, teria declarado Hossein Amir Abdollahian, segundo agências de notícias do Irã.

Riad está encabeçando uma coalizão de países árabes em uma ofensiva aérea contra os houthis e unidades militares aliadas leais ao poderoso ex-presidente iemenita Ali Abdullah Saleh que ocuparam porções do território e forçaram o mandatário do Iêmen, Abd-Rabbu Mansour, a se refugiar na Arábia Saudita, que o apoia.

“As propostas iranianas não estão sendo tratadas no momento”, afirmou uma autoridade iemenita sob condição de anonimato.

Outro funcionário disse que representantes do partido de Saleh fizeram propostas de paz ao governo no exílio, mas deu a entender que as forças rebeldes terão que cumprir novas condições antes de obter a concordância do governo.

“Há contatos e iniciativas para um cessar-fogo, a maioria apresentadas por líderes do partido do ex-presidente”, informou o funcionário à Reuters.

Fonte: G1

Publicado em 04/21/2015, em Notícias e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Se isso ocorrer conforme prevê o Irã; as Fabricas de Armas não vão gostar. Afinal é da morte que vive o “Coveiro”

    Curtir

  2. eadem@ig.com.br

    Eu disse HOUTOUS na outra matéria? Não estranhem, eles também são chamados de HOUTHIS e trocados por merda dá tudo no mesmo.

    O Irã disse, foi?

    Pois não acreditem! Os bombardeios só pararão quando os EUA e Israel MANDAREM!

    O Irã não segura nem as próprias calças, quanto mais tentar interceder junto à uma colizão que se pudesse estaria invadindo o próprio Irã.

    O Irã que trate de se armar, vigiar e estar bem pronto…

    … pois ele poderá ser a PRÓXIMA VÍTIMA DE ISRAEL E DOS EUA!

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: