Petróleo reaquece rivalidade entre britânicos e argentinos por Malvinas

As divergências entre Argentina e Grã-Bretanha por conta das Ilhas Malvinas ressurgiram publicamente esta semana quando Buenos Aires anunciou que vai processar cinco companhias petrolíferas, incluindo três britânicas, por causa de operações de perfuração em águas vizinhas ao arquipélago (Foto: BBC)

As divergências entre Argentina e Grã-Bretanha por conta das Ilhas Malvinas ressurgiram publicamente esta semana quando Buenos Aires anunciou que vai processar cinco companhias petrolíferas, incluindo três britânicas, por causa de operações de perfuração em águas vizinhas ao arquipélago.

Conhecidas fora da América do Sul como Ilhas Falkland, o território desde o século 19 está sob controle britânico, mas a Argentina há décadas reivindica soberania e em 1982 invadiu as ilhas, deflagrando a Guerra das Malvinas.

O anuncio da medida judicial contra as explorações marítimas foi feito em Londres na sexta-feira pelo representante do governo argentino para assuntos das Malvinas, Daniel Filmus. Ele alega que a extração de petróleo viola não apenas os direitos territoriais do pais, mas também iria contra resoluções da ONU. Veja o vídeo.

Porem o ministro britânico da Relações Exteriores, Phil Hammond, classificou a decisão do governo argentino de “bullying”. E afirmou que os habitantes das Malvinas, em sua grande maioria descendentes de britânicos, tem o direito de promover o desenvolvimento econômico da região. Hammond pediu a Argentina aja com mais responsabilidade.

Em tese a legislação argentina não se aplica às Malvinas. Especialistas veem poucas chances de sucesso de Buenos Aires nos tribunais. Mas o fato é que as Malvinas voltam a causar tensões entre argentinos e britânicos.

Fonte: G1

Anúncios

Publicado em 04/18/2015, em Notícias e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Argentina e Inglaterra estão sempre tão hipócritas como qualquer Governo. Guerra não sai; ninguém gosta de apanhar duas vezes seguidas. Quem paga os “patos” e o “zé povinho”.
    Para todos efeitos de motivação eles fazem como “certo país Vizinho. O PETRÓLEO É NOSSO; mas o dinheiro do Petróleo é du “Guverno”. Assim é no caso das Ilhas Falkland; O povo que la habita e de origem Inglesa e Escocesa, mas o dividendo e dividido só entre a Rainha e os Lordes da corôa Britânica.

    Curtir

  2. eadem@ig.com.br

    As ilhas Malvinas são argentinas por direito, pois foram roubadas pelos piratas ingleses do passado e anexadas ao então Império Britânico.

    Chato foi que os argentinos tomaram as ilhas mas não fizeram três coisas:

    1ª) Expulsar totalmente a população britânica das ilhas;

    2ª) Defende-las eficazmente dos contra-ataques algo e norte-americanos (descaradamente os EUA cooperaram militarmente com a Inglaterra);

    3ª) E por fim, ocupar as ilhas somente com pessoal argentino. Inclusive transformando-a numa base militar permanente e auto-suficiente… justamente como os invasores e ladrões ingleses estão fazendo agora.

    Todavia, sempre haverá condições dos argentinos tentarem recuperar as ilhas novamente… só que à cada dia que passa isso se tornará bem mais difícil!

    Contudop, creio valer à pena e basta os argentinos se organizarem melhor e… terem coragem pra tentarem de novo.

    Ah sim! E boa sorte no futuro… idiotas!

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: