Estátuas comunistas são destruídas na Ucrânia

Moradores de Kharkiv removem estátua em homenagem a Nikolai Rudnev, construída em honra à extinta União Soviética (Foto: Sergei Bobok/AFP)

Três monumentos de líderes comunistas foram desmontados por desconhecidos durante a madrugada de sábado em Kharkiv, a principal cidade industrial do leste da Ucrânia de maioria russa, três dias depois da aprovação de uma lei para “acabar com a sovietização” no país.

Os monumentos foram desmontados por jovens , segundo um vídeo do movimento pró-Ucrânia de Kharkiv chamado Nakipelo (“Estamos fartos).

Com a ajuda de uma escada metálica, os jovens fixaram cabos na cabeça das estátuas e provocaram a queda com uma caminhonete, na presença da polícia, que nada fez para impedir a iniciativa.

Kharkiv, uma cidade de 1,4 milhão de habitantes, é a capital da região que marca o início das áreas separatistas pró-Rússia de Donetsk e Lugansk.

Contra a propaganda comunista e nazista

Trabalhadora limpa área onde ficava estátua em homenagem a Sergo Ordzhonikidze, um revolucionário bolchevique e político soviético (Foto: Sergei Bobok/AFP)

(trabalhadora limpa a área onde ficava estátua de comunista)

Na quinta-feira, o Parlamento ucraniano aprovou uma lei que proíbe “a propaganda comunista e nazista”, assim como os símbolos das duas ideologias.

O texto, que ainda precisa ser promulgado pelo presidente Petro Poroshenko, afirma que os monumentos dedicados aos dirigentes soviéticos, incluindo várias estátuas de Lenin, deverão ser desmontados. Também determina a alteração dos nomes das localidades, ruas ou empresas com referências ao comunismo.

A Ucrânia sofre há mais de um ano com um conflito entre o leste separatista e o governo de Kiev, que provocou mais de 6.000 mortos.

Kiev e os países ocidentais acusam Moscou de fornecer armas aos rebeldes.

Na sexta-feira, o governo da Rússia acusou a Ucrânia de exacerbar o conflito com a nova lei e de usar métodos “totalitários” para favorecer o nacionalismo ucraniano.

Ucrânia dando exemplo para o Brasil?

Fonte: G1

Publicado em 04/11/2015, em Notícias e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 7 Comentários.

  1. Ja acho diferente no caso do Brasil. Deveríamos erigir estatuas de todos “Patriotas” Luláticos e Dilmáticos e seu acéfalos do Partido. Junto uma placa de todos seus feitos em beneficio próprio com detalhes das mutreta do Mensalão e Petrolão.

    Curtir

  2. eadem@ig.com.br

    Pura ingratidão e covardia dos ucranianos para com os soldados soviéticos que expulsaram os alemães do país durante a Segunda Guerra Mundial.

    Se os tratantes ucranianos eram nazistas, por que não se empenharam ao máximo em ajudar Hitler a vencer a guerra enquanto podiam e preferiram deixar os valentes germânicos se ferrarem sozinhos quando a maré da guerra ficou favorável aos patifes comunistas e outros bastardos da quadrilha judaica aliada?

    Bons FDP é que os ucranianos e seu podre regime prostituto dos EUA são e se houver guerra, é bom eles se lembrarem que os primeiros a serem destruídos nuclearmente serão eles.

    Aliás, merecidamente!

    Curtir

  3. Jonatan souza

    Não querendo desmerecer a culpa que as”deslideranças”soviéticas tiveram em diversas tragédias,catástrofes,perseguições e assassinatos na URSS o holodomor não pode servir de base para justificar a atual situação da Ucrânia e de parte de seu povo principalmente o do oeste do país pois o mesmo”homolodor”não foi só dos ucranianos e sim de muitos povos da antiga URSS em particular nas regiões do Volga,Cáucaso norte e Casaquistão,então não foram só os ucranianos que o sofreram assim como também não foram só os judeus que foram perseguidos pelos nazistas.

    Curtir

  4. Jonatan souza

    “Ucrânia dando exemplo para o Brasil?”
    Se ta de brincadeira né cara? Se não ta falando sério, impossível o único exemplo que a Ucrânia da é de como exterminar a população de seu país que a”elite ariana polaka-galesa”através de seus grupos de extrema direita partidária de atos nazistas praticam no leste do país.
    O único exemplo que a Ucrânia da e de como ser um baba-ovo americano e de como deixar um país em banca rota em falência quase que total.
    “Vamos seguir o exemplo da Ucrânia compatriotas brasileiros vamos para o nordeste do pais realizar uma limpeza étnica como a própria Ucrânia este exemplo de país faz no leste de seu território como essa em prensas empresa quer que nos sigamos estes heróis da verdade,liberdade e justiças”.

    “A liberdade e democracia só são exemplos práticos aplicaveis quando vão de encontro com os interesses do ocidente.”
    Será que Vladimir Putin disse mentirá.

    Curtir

  5. Manoel Vieira Filho

    Nossa grande ignomínia é seguir o exemplo vergonhoso da Venezuela, cuja soberania foi entregue a uma ex-província soviética, hoje anacrônica, uma vez que a URSS não mais existe. Mesmo assim, seu fantasma é suficientemente poderoso para dominar os comunistas frustrados, que só conseguiram sua glória por criminosa cumplicidade dos cooptados eleitores, à custa de “bolça-esmola”. Mas, finalmente, acabou-se o dinheiro com que as benesses eram usadas para a compra dos votos que elegeram o PT.

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: