Marinha dos EUA constrói porta-aviões com catapultas a eletromagnetismo

Provavelmente você já viu isso em um filme como Top Gun: caças sendo lançados de porta-aviões através de catapultas a vapor, uma tecnologia que existe há 60 anos. Mas, se num futuro fizerem a continuação desse clássico, talvez eles tenham que atualizar as cenas de lançamento de aviões.

Foto cedida pelo U.S. Department of Defense Lançadeira da catapulta número quatro no USS John Stennis

É que a Marinha dos Estados Unidos está testando um novo método para fazer decolar caças em pistas curtas como as dos porta-aviões. Em vez de dar impulso com uma catapulta a vapor, serão utilizados campos magnéticos para ajudar as aeronaves a saírem do chão.

Chamado de EMALS (Electromagnetic Aircraft Launch System), o sistema já foi testado em terra e usa uma dose controlada de energia eletromagnética para acelerar os aviões na medida certa. Além de ser mais adaptável a veículos de vários tamanhos (pode ser usado até com drones), a nova técnica reduz o stress aplicado e, consequentemente, a manutenção dos caças.

Novo porta-avião, novas catapultas

Em junho, serão iniciados os testes a partir de um porta-avião — no caso, o USS Gerald F. Ford, o primeiro de uma nova classe desse tipo de navio, previsto para ser entregue no ano que vem. “Em junho, começaremos a lançar peso morto no rio James. Será a primeira vez em 60 anos que lançamos algo de um navio usando um artefato que não é uma catapulta a vapor”.

Por enquanto, duas catapultas eletromagnéticas estão prontas, e as outras duas estão quase lá. O equipamento consiste em uma série de transformadores e circuitos retificadores projetados para converter e acumular energia elétrica através de um grupo de geradores antes de alimentar o sistema da catapulta. O USS Ford pode gerar até 13,8 mil volts, três vezes mais do que os 4.160 volts da classe Nimitz.

FONTE(S)

Anúncios

Sobre Francisco Santos

Francisco Santos é jornalista a mais de 5 anos, hoj é correspondente do Jornal Diário do Estado (Paraná), em seus momentos livres escreve para o Blog Alvo na TV, com colunas críticas, imparcial, profissional ao extremo e dedicad ao mundo da TV. É fundador e dono do Blog de defesa Guerra & Armas, que já conta com um crescimento considerável e esta prestes a se tornar um dos maiores Blogs de defesa do país, com compromisso e credibilidade o jornalista Francisco Santos mostra toda sua qualidade e amor ao que faz.

Publicado em 04/08/2015, em Armas, EUA, Tecnologia, Vídeo e marcado como , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. Se essa EMBRAER tivesse realmente Engenheiros com Inteligencia poderia usar essa Tecnologia fazendo o Inverso. Instalar nas pistas de aterrizagem abaixo do nível da pista, e com um Campo Magnético fariam a Frenagem de um avião em caso de descida alem da velocidade segura.

    E com essa tecnologia, poderiam encurtar as Pistas, tornando-a mais fácil para Segurança em Aeroportos dentro de cidades como São PAULO.

    O PROBLEMA NÃO SÃO OS CUSTOS PARA DESENVOLVIMENTO DO PROJETO. O Problema é segurar os SUPERFATURAMENTOS E DESVIOS DO DINHEIRO.

    Ha! Não esquecer que a ideia é deste (eu) cidadão que esta sugerindo. Se não me pagarem posso entrar com pedido de Pagamento Assessorado por um bom Advogado..

    Curtir

  2. eadem@ig.com.br

    Pra vocês verem como os norte-americanos são geniais e só fazem o que é correto: Depois que eles adotaram caças-bombardeiros navais capazes de efetuarem pousos e decolagens verticais, vão REINVENTAR A CATAPULTA… catapulta… catapúlta que os pariu!

    E os asnos fãs de americanos babam nas gravatas…

    Curtir

  3. DEVANIR FREITAS

    Eles são a potência mundial mais temida da atualidade.

    D.D.F

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: