Gerador de propano pode substituir baterias em operações militares

O mundo é cada vez mais dependente da tecnologia, e a situação não é diferente nas Forças Armadas dos Estados Unidos. Só que operações militares acontecem muitas vezes em locais onde não há fornecimento de energia, e para suprir isso os soldados carregam consigo baterias portáteis como a Ultralife UBI-2590. Embora poderosas, elas não duram para sempre.

A opção, então, é levar várias delas para as missões, mas as baterias pesam 1,36 kg a unidade. Ou seja, há um limite para o número desses dispositivos que os soldados podem carregar (e eles têm outros equipamentos, também pesados, para transportar).

Pensado em uma solução para isso, a DARPA – Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa, na sigla em inglês, um dos braços de desenvolvimento tecnológico das Forças Armadas dos EUA – inventou um gerador de propano (um dos componentes do gás de cozinha) para carregar as tais baterias. O aparelho em si pesa cinco quilos, e depende de um botijão com pouco mais de nove quilos.

No entanto, a capacidade de geração de energia do gerador é o equivalente a cem unidades do Ultralife UBI-2590, o que daria 136 kg. Além disso, o aparelho é muito silencioso, uma característica importante para alguém que fica infiltrado em território inimigo. Com isso, a DARPA quer trocar o peso das baterias por uma carga (bem) mais leve de propano.

Uma invenção dessa não seria nada mau para uso civil também, não acham?

FONTE(S)

IMAGENS

Anúncios

Sobre Francisco Santos

Francisco Santos é jornalista a mais de 5 anos, hoj é correspondente do Jornal Diário do Estado (Paraná), em seus momentos livres escreve para o Blog Alvo na TV, com colunas críticas, imparcial, profissional ao extremo e dedicad ao mundo da TV. É fundador e dono do Blog de defesa Guerra & Armas, que já conta com um crescimento considerável e esta prestes a se tornar um dos maiores Blogs de defesa do país, com compromisso e credibilidade o jornalista Francisco Santos mostra toda sua qualidade e amor ao que faz.

Publicado em 04/08/2015, em Armas, Tecnologia e marcado como , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Uma invenção dessa não seria nada mau para uso civil também, não acham? (citação)

    Ai não pode; iria ser sabotada pelas Firmas e Distribuidoras de gás de cozinha por bujão ou por tubulação de ruas nas casas.

    Curtir

  2. eadem@ig.com.br

    Ah… mais uma invenção dos maravilhosos judeus-americanos, é?

    Que beleza! Vamos gozar juntos!

    Como eles são lindos, gostosos e membrudos, né?

    Acho que os fãs dos EUA deverão reunir todos os familiares e saírem por aí dando de graça pros yankees em sinal de grato regozijo!

    De minha parte, quero que eles e seus amigos e aliados explodam, morram e nem precisa enterrar porque alguém soltará a descarga!

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: