Carta de Putin para a cúpula árabe gera forte ataque da Arábia Saudita

A Arábia Saudita acusou o presidente russo, Vladimir Putin, de hipocrisia, no domingo, dizendo durante uma reunião de cúpula dos países árabes, que ele não deveria expressar seu apoio ao Oriente Médio ao mesmo tempo em que gera instabilidade ao apoiar o líder sírio, Bashar al-Assad.

Em uma atitude surpreendente, o presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sisi, anunciou que uma carta de Putin seria lida durante a reunião no Egito, onde líderes árabes discutiam sobre uma série de crises regionais, incluindo os conflitos na Síria, Iêmen e Líbia.

“Nós apoiamos as aspirações dos árabes para um futuro próspero e para a resolução de todos os problemas que o mundo árabe enfrenta, através de meios pacíficos, sem qualquer interferência externa”, disse Putin, na carta.

Seus comentários desencadearam um forte ataque do ministro das relações exteriores saudita, príncipe Saud al-Faisal.

“Ele fala sobre os problemas no Oriente Médio como se a Rússia não estivesse influenciando esses problemas”, disse ele à cúpula, logo depois que a carta foi lida.

As relações entre Arábia Saudita e a Rússia têm estado frias, devido ao apoio de Moscou ao presidente Assad, a quem Riad se opõe. A guerra civil entre as forças de Assad e os rebeldes, já custou mais de 200 mil vidas em quatro anos.

“Eles falam sobre as tragédias na Síria enquanto eles são parte essencial das tragédias que atingem o povo sírio, ao armar o regime sírio muito acima e além do que ele precisa para lutar contra o seu próprio povo”, disse o príncipe Saud.

“Espero que o presidente russo corrija isso, para que as relações do mundo árabe com a Rússia possam ficar num melhor nível.”

A reprovação saudita pode ter deixado o Egito, anfitrião da reunião de cúpula, numa posição desconfortável, já que o país depende fortemente do apoio de bilhões de dólares da Arábia Sauditae de outros aliados árabes do Golfo, mas também melhorou sua ligação com Moscou.

Em fevereiro, Putin foi muito bem recebido no Egito, sinalizando uma reaproximação.

Fonte: G1

Anúncios

Publicado em 03/29/2015, em Notícias e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. Jonatan souza

    O”Faizão”ai só se esqueceu de dizer que eles também são responsáveis por desestabilizar a Síria fornecendo material bélico e apoiando os rebeldes”Ísis/isil”naquele país e no Iraque também.

    Curtir

  2. A Arábia Saudita acusou o presidente russo, Vladimir Putin, de hipocrisia, no domingo, dizendo durante uma reunião de cúpula dos países árabes, que ele não deveria expressar seu apoio ao Oriente Médio ao mesmo tempo em que gera instabilidade ao apoiar o líder sírio, Bashar al-Assad. (citação da matéria)

    O que esperavam de Políticos; é assim que agem no mundo todo: Dizendo uma coisa e fazendo outra. Não ouviram os discursos da Anta Sul Americana antes das eleições?

    Curtir

  3. eadem@ig.com.br

    Coitado do Putin! Tenho pena dele!

    É uma espécie de Hitler moderno. Putin é um cara sério, quer o melhor para a Rússia, tem alguns poucos aliados fiéis, mas tem contra ele toda a máquina de propaganda judaica, maçônica, bolchevista e bandida das máfias americana, inglesa, francesa, israelense e de alguns cães sabujos deles, como os japoneses e alemães, que se acostumaram a ser escravos e pensam que representam alguma merda a mais do que as reles BUCHAS-DE-CANHÃO que são.

    Como Hitler, nem mesmo uma guerra o salvaria. A não ser que ele conseguisse destruir e derrotar dois terços do mundo que são alinhados com o EIXO DO MAL.

    É dureza…

    … e vai ficar pior!

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: