Exército russo realiza manobras em grande escala

Mísseis balísticos disparados no enclave europeu de Kaliningrado, bombardeiros na Crimeia, soldados no Ártico: com a crise ucraniana como pano de fundo, o governo da Rússia realiza manobras militares de magnitude excepcional para se exibir ao Ocidente.

Esta demonstração de força ocorre há uma semana, e as tropas estão mobilizadas nos quatro cantos da Rússia.

Segundo vários analistas consultados pela AFP, tais manobras têm vários objetivos, alguns a curto prazo e outros de mais longo prazo. O primeiro é responder ao envio de três mil soldados dos Estados Unidos à região do Mar Báltico, no início do mês, e ao reforço do contingente da OTAN na fronteira oriental. Ali, desde fevereiro, foi criada uma nova força composta de cinco mil homens.

“Esta é uma demonstração das capacidades militares da Rússia, do reforço de suas forças militares”, afirmou o cientista político Nikolay Petrov.

Em Pskov, região fronteiriça da Rússia com a Estônia e a Letônia, várias unidades de para-quedistas fizeram treinamento durante a noite a fim de simular como seria assumir o controle de um território. Enquanto isso, sete mil quilômetros em direção ao leste, 500 soldados treinaram com o intuito de se prevenir de um ataque inimigo nas Ilhas Curilas, território reclamado pelo governo do Japão.

‘Mísseis podem atingir Berlim’, diz presidente da Lituânia
O disparo das baterias de mísseis Iskander, em Kaliningrado, foi o que causou mais preocupação na Europa.

Estes mísseis têm a capacidade “de alcançar metade das capitais europeias, podendo chegar até Berlim”, disse a presidente da Lituânia, Dalia Grybauskaite, que denunciou um caso de “demonstração de força e agressão”.

O governo polonês assinalou que a intenção da Rússia com as manobras militares foi fazer pressão antes da reunião de cúpula da União Europeia (UE), em Bruxelas. Na ocasião, os estadistas europeus decidiram prorrogar as sanções impostas à Rússia até o final do ano.

“O que me preocupa é saber que os russos podem, efetivamente, mobilizar 30 mil homens e mil tanques em um mesmo lugar, muito rapidamente. Foi muito impressionante”, disse nesta sexta-feira o general Ben Hodges, comandante das forças terrestres da OTAN.

Para o analista militar independente Pavel Felguenhauer, as manobras mostram que o Kremlin considera todos os cenários, inclusive a possibilidade de deterioração da crise na Ucrânia. Neste contexto, “interferências” militares dos Estados Unidos e de outras potências ocidentais poderiam forçar o governo russo a se preparar para um confronto nuclear.

FONTE: G1

Publicado em 03/21/2015, em Notícias e marcado como . Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. Jonatan souza

    Eurocratas hipócritas,Dalia a presidente da Lituânia a mesma que faz uma segregação racial com as minorias russas(descendentes)uma espécie de apartaide proibindo direitos civis aos mesmos com as louváveis e incansáveis paladinos da justiça na europa ocidental e américa do norte fazendo vista grossa como na ucrania a”louvável nação”que luta para se”livrar”dos malvados russos comedores de criancinhas da guerra fria,fala sério é tanta hipocrisia que chega a dar nojo,”estas manobras são para precionar a cúpula da união européia que dessidira mais sanções”faz me rir polaco ignorante e russofobco estas manobras são para dizer a otan e os eua que eles(Russos)também podem mobilizar centenas de soldados e equipamento militar bem pertinho da fronteira ocidental assim como a otan esta fazendo,os russos estão dizendo que se vocês(europa+eua)podem nós também podemos.

    Curtir

  2. Da ate nojo ver tanto dinheiro que poderia se canalizado para o bem, ser queimado em brutalidade idiota de 10% de tecnocrata beligerante. Enquanto isso o povo miúdo continua passando fome e falta de tudo que possa beneficiá-lo com uma vida digna.

    Curtir

  3. o pevo so fala dos EUA,mais tanbem nao ve em que a russia tb nao e muito confiavel e acho que nao devemos nos iludir com o periodo da guerra fria ou pos pois nao devemos confiar em ninguem

    Curtir

  4. eadem@ig.com.br

    Não se preocupem! Caso haja guerra ela será nuclear, a Europa será o principoal campo de batalha a ser destruído e Berlim será uma das primeiras capitais a desaparecerem do mapa. Pelo jeito, talvez Tóquio e Seul também.

    Também não se preocupem os norte-americanos, porque sua pátria também será varrida do mapa com outro devastador ataque nuclear. E claro que isto significa que cidade como Nova Iorque, Boston, Miami, Houstoun, Philadelphia, Baltimore, São Francisco, Los Angeles, Juneau, Anchorage, San Diego, Atlanta, Little Rock…ah sim! Las Vegas e Washington também… Serão incineradas e jogadas no esgoto por culpa de um arrogante orelhudo imbecil ocupante da Casa Branca, que virará cor de carvão… Mais negra que a consciência desse idiota que acredita em seus gurus judaicos e maçônicos.

    Sim! Claro que os EUA darão uma boa resposta e queimarão os campos, savanas, florestas, planícies, montanhas, campos e construções da Rússia, mas será que tudo isso valerá, por exemplo, uma Nova Iorque, uma Londres, ou uma Paris e até mesmo Roma arrasadas por culpa absoluta dos EUA judaico-maçônicos?

    Não sei quanta merda Obama tem na cabeça dele e muito menos o surfista metido a general idiota que ele nomeou para desgovernar à OTAN. Só sei que a Europa se ferrará sem disparar um tiro se toda essa irresponsável palhaçada for levada à vante e os EUA e seus aliados mais chegados amargarão os dias em que nasceram.

    Queira Deus permitir que os pássaros dos céus consigam comer pelo menos metade do esterco de dentro das cabeças coroadas ocidentais e que o pior não aconteça!

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!