Estado Islâmico destrói histórica Dur Sharrukin, antiga capital da Assíria

O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) saqueou e destruiu neste domingo (8) o sítio arqueológico de Dur Sharrukin, atual cidade de Jorsabad, capital da Assíria durante parte do reinado de Sargon II (722 – 705 a.C.), informaram à Agência EFE fontes do governo e das forças de segurança do Iraque.

Uma fonte responsável pela segurança da província de Ninawa, onde fica esta cidade, acrescentou que os jihadistas utilizaram várias escavadeiras para destruir o sítio arqueológico, antes de roubar as antiguidades que nele estavam.

Onda de destruição
Esse não foi o primeiro sítio arqueológico destruído pelo grupo extremista. Na semana passada, a antiga cidade de Hatram, no norte do Iraque, também foi alvo de ataques.

A cidade foi fundada durante o império parta, há mais de dois mil anos, e é considerada pela Unesco, órgão da ONU, um patrimônio histórico da humanidade. No início desta semana, militantes do grupo haviam começado a demolir as ruínas da cidade de Nimrud, antiga capital do império assírio fundada no século XIII a.C..

O EI também divulgou na semana passada um vídeo em que destruía artefatos assírios em um museu em Mosul, cidade localizada a 30 km de Nimrud. Relatos também dão conta de que extremistas incendiaram uma biblioteca na mesma cidade, junto com mais de 8 mil manuscritos tão antigos quanto a cidade.

FONTE: G1

 

Anúncios

Publicado em 03/08/2015, em Notícias e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Quando se trata de selvagens e fanáticos, o que se espera de desmiolados assim como líder de alguma coisa!?

    Curtir

  2. eadem@ig.com.br

    Isso me parece mais uma sabotagem articulada pelos judeus para acabar com os traços de civilizações que no passado foram inimigas dos malditos hebreus errantes e assaltantes do mundo antigo.

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: