Forças armadas iraquianas tomam cidade estratégica que estava em poder do EI

apoiadores-seguram-caixao-de-combatente-xiita-morto-em-confronto-com-estado-islamico-1425666445483_615x300

Forças do governo do Iraque e milicianos apoiados pelo Irã entraram em uma cidade iraquiana nos arredores do sul de Tikrit, berço de Saddam Hussein, nesta sexta-feira (6), intensificando a maior ofensiva até o momento contra os militantes do Estado Islâmico. Comandantes militares disseram que o Exército e as milícias majoritariamente xiitas recuperaram a cidade de Al-Dour, nas cercanias de Tikrit, conhecida fora do Iraque como a área onde o ex-ditador Saddam foi encontrado escondido perto de uma casa de fazenda em 2003.

Não ficou claro de imediato se a cidade toda foi tomada. Algumas autoridades declararam que as tropas só ocupavam o leste e o sul da localidade, que os combatentes do Estado Islâmico em retirada deixaram repleta de bombas. Mas Hadi al-Amiri, líder da maior milícia xiita envolvida na operação, disse que Al-Dour foi “totalmente liberada” e que o avanço sobre Al-Alam, outra cidade crucial ao norte de Tikrit, irá acontecer no sábado.

2015-03-05t152520z_55096449

Faz cinco dias que o Exército, juntamente com milhares de milicianos xiitas apoiados e aconselhados pelo Irã, está empenhado na ofensiva sobre a cidade-natal de Saddam, Tikrit, de longe o principal alvo da campanha, cuja meta é reverter as conquistas obtidas pelos militantes do Estado Islâmico no ano passado.

O ataque ao coração sunita do Iraque tem importância simbólica para os dois lados. Autoridades afirmaram nesta sexta-feira terem capturado uma fazenda ao leste de Tikrit que pertenceu ao vice de Saddam, Ezzat Ibrahim al-Douri, hoje um aliado proeminente dos combatentes jihadistas.

iraq x EI

Douri, rei de paus no baralho que o Exército dos Estados Unidos usava para mostrar as principais figuras do governo de Saddam na esteira da invasão norte-americana de 2003, é o único membro do círculo íntimo do falecido presidente ainda solto. Gravações de 2014 nas quais ele supostamente jura aliança ao Estado Islâmico foram um dos fatores que ajudaram os militantes a se mostrar como libertadores do território sunita.

Tikrit é a primeira grande cidade que as forças iraquianas tentam retomar do grupo radical no norte do país, e o governo torce para que a campanha consiga reverter o ímpeto dos combatentes, que ocuparam aquela região no ano passado.

IRAQ-CRISIS_

O Irã teve um papel de destaque na campanha – Qassem Soleimani, comandante da força de elite Quds da Guarda Revolucionária, foi visto no campo de batalha nesta semana ajudando a supervisionar a ofensiva. Já os EUA afirmaram não terem participado da ação, apesar dos ataques aéreos que vem realizando contra os combatentes do Estado Islâmico tanto no Iraque quanto na Síria.

 

FONTE: REVISTA OPERACIONAL

Anúncios

Publicado em 03/07/2015, em Notícias e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. NADA que se faça resolve o problema da humanidade sofrida, ate porque o povo “pequeno” no mundo todo sempre esta querendo um milagre impossível. Qualquer que seja o governo é sempre uma versão remendada do Capeta ate o juízo final.

    Bíblia… São Mateus 4: 8 Novamente, o Diabo levou-o a um monte extraordinariamente alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles, 9 e disse-lhe: “Todas estas coisas te darei, se te prostrares e me fizeres um ato de adoração.” 10 Jesus disse-lhe então: “Vai-te, Satanás! Pois está escrito: ‘É a Jeová, teu Deus, que tens de adorar e é somente a ele que tens de prestar serviço sagrado. (Bíblia Versão N.M.)
    .

    Curtir

  2. eadem@ig.com.br

    Grandes merdas! Não deviam era terrem permitido que um exército clandestino fosse formado por ISRAEL e EUA dentro do território iraquiano!

    Curtir

  3. O grande erro dos USA é visar seus interesses Financeiros e Imediatistas pensando só em Petróleo. Estão ainda devendo uma explicação da mentira pregada de que Sadan possuía Arma sde Destruição em “massa” e que ameaçavam os Americanos.Ate hoje nunca puderam provar sua mentira.

    Foi assim no caso do Petróleo Brasileiro. Precisou um “caipira” Monteiro Lobato contestar esses aloprados Americanos do Norte para podermos ter Petróleo no Brasil. Precisou morrer mais de 500 Soldados nos Campos de Batalha na Itália para se ter uma Reinaria de Aço em Volta Redonda-RJ.

    Agora mesmo estão faturando altos ganhos em dollares com Vendas de Armas para esses assassinos EI.

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: