Colômbia detém navio chinês por transporte ilegal de armamento para Cuba

O navio chinês, no porto caribenho de Cartagena

Autoridades colombianas detiveram um navio operado pelo maior grupo de transporte marítimo da China por transportar ilegalmente balas de canhão, toneladas de pólvora e outros materiais utilizados para fabricar explosivos. O cargueiro ia para Cuba quando foi parado depois de uma inspeção no porto de Cartagena, no último sábado. “Aproximadamente 100 toneladas de pólvora, 2,6 milhões de detonadores, 99 projéteis e cerca de 3.000 balas de canhão foram encontrados”, enumerou Luis González, diretor nacional do gabinete da Procuradoria Geral da Colômbia.

No entanto, a documentação da carga apresentada pelo capitão do navio Da Dan Xia, operado pela Cosco Shipping (parte de um conglomerado estatal), descrevia algo bem menos suspeito. Nos registros, a carga declarada era de grãos. O capitão Wu Hong foi preso e poderá responder por transporte ilegal de material militar.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Hua Chunying, afirmou que o cargueiro transportava suprimentos militares comuns para Cuba e não estava violando nenhuma regulamentação internacional. “É uma cooperação comercial militar completamente normal”.

Fotos divulgadas pelo Ministério Público mostram caixas de madeira dentro de um contêiner com etiquetas da Corporação das Indústrias do Norte da China, maior fabricante de armas da China. Um porta-voz da companhia afirmou que a embarcação estava transportando alguns de seus produtos, que foram vendidos legalmente. Mas acrescentou, sem explicar, que detalhes divulgados sobre o que estava a bordo “não são verdadeiros”.

O destinatário da carga era a importadora Tecnoimport, de Havana. China e Cuba têm laços comerciais cada vez mais estreitos — o presidente Xi Jinping visitou a ilha no ano passado, quando assinou uma série de acordos.

Em julho de 2013, um navio da Coreia do Norte foi detido na região do Caribe, perto do canal do Panamá, depois que armas da era soviética foram encontradas. A carga bélica estava escondida no meio de toneladas de açúcar. O Panamá libertou 32 tripulantes e a embarcação depois do pagamento de mais de 1 milhão de dólares em multa.

Fonte: Reuters, via: Veja.

Anúncios

Publicado em 03/06/2015, em Notícias e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. eadem@ig.com.br

    Isso é a mais pura e descarada PIRATARIA NORTE-AMERICANA orientada pelos gurus JUDEUS e praticada pelos escravos cocaineiros colombianos, abastecedores do mercado de pó dos EUA.

    Traficar cocaína pode. Os EUA estão enviando armas abertamente para a Europa e até para o ISIS e… pode!

    Mas a China vender armas e munições está vetado?

    Acho que está na hora de se dar o troco aos “irmãos do norte”… em balinhas… é claro!

    Curtir

  2. Os Chineses (digo; Governo Chines) deve estar borrando as calças de medo da Colombia.rsrsrs

    Para com essa noticiazinha de araque tudo para desviar atenção de algo mais Importante ocorrendo em algum lugar. BEM..vamos ao que interessa; E o caso da nova lista dos “honestos” políticos Brasileiros, como é que fica????

    Se começarem (como quer os petistas) pelo Governo de FHC; é sinal de que não vai dar nenhuma posição. E pela ordem (pela ordem; eu gosto desse refrão) vai pegar FHC só daqui uns 10 anos. Convenhamos que por essa época é bem possível que o velhinho ja tenha dado com as botas.

    Dai quando chegar a vez desses em poder, já terá passado outros 20 anos. E a novela continua. Daqui 50 anos será matéria para Escola Primária.

    Curtir

  3. ALEMAODEGASPARI

    QUEM GARANTE QUE O MST NAO ESTA ADQUIRINDO ARMAMENTO DE CUBA EM TROCA DE FAVORES DA PRESIDENTE

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: