Exército, Itaipu, Fundação PTI e inauguram Laboratório de Segurança Cibernética

Assinatura de acordo Lab Cibernético

Nesta terça-feira (03), será inaugurado pela Itaipu Binacional, pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e pelo Exército Brasileiro o Laboratório de Segurança Eletrônica, de Comunicações e Cibernética (LaSEC²). O evento será realizado às 16h, no PTI.

Criado por meio de um acordo de cooperação entre essas instituições, o LaSEC² é a nona unidade da Rede Nacional de Segurança da Informação e Criptografia (RENASIC), gerenciada pelo Centro de Defesa Cibernética do Exército. O laboratório tem por objetivo prover Itaipu e PTI do que há de mais moderno em relação à segurança cibernética.

Participam do evento o Chefe do Centro de Defesa Cibernética (CDCiber), general Paulo Sergio Melo de Carvalho; o Diretor-Geral Brasileiro da Itaipu, Jorge Miguel Samek; o Diretor Superintendente da Fundação PTI, Juan Carlos Sotuyo; o Chefe da Assessoria de Informações da Itaipu, coronel Carlos Roberto Sucha; além de representantes das instituições parceiras.

e_def_ciber

LaSEC²

O LaSEC² pertence ao Centro de Estudos Avançados em Proteção de Estruturas Estratégicas (CEAPE²). Esse Centro foi criado com base em quatro vertentes: recursos humanos, promovendo a sensibilização e facilitando a especialização dos profissionais; cultural, estabelecendo um modelo estrutural como referência; inteligência, acompanhando as mudanças de cenários e os seus impactos na segurança; e ciência, tecnologia e inovação.

O Laboratório atende à última vertente, ou seja, atuará em pesquisas aplicadas em soluções de segurança. Caberá ao LaSEC², por exemplo, identificar projetos que já são desenvolvidos pela RENASIC, trazendo essas soluções para mais próximo da nossa realidade e atendendo demandas prioritárias, que promovam o desenvolvimento da segurança cibernética.

hqdefault (1)

Programação

Os representantes das instituições parceiras estarão no PTI a partir das 8h30. Uma reunião apresentará o Centro de Estudos Avançados em Proteção de Estruturas Estratégicas (CEAPE²), do qual o LaSEC² faz parte. Além disso, será realizada uma visita ao PTI para apresentar as principais ações e projetos desenvolvidos no Parque.

FONTE : H2foz

Publicado em 03/03/2015, em Notícias e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. eadem@ig.com.br

    Muito bem! Aplausos! Foi inaugurado!

    Mas… e quando começará a trabalhar pra valer e principalmente, quando teremos os primeiros resultados?

    Mas cá pra nós: Esse “laboratório” servirá aos interesses brasileiros ou pertence ao sistema de segurança acima dos limites do Rio Grande?

    Curtir

  2. Parque Tecnológico Itaipu (PTI) (citação na matéria)

    PTI !!! Que susto; quando vi a sigla. Inda bem que tem um “I” no final.

    Curtir

  3. Isto é para quem pensa que o exército brasileiro é obsoleto e despreparado! Com certeza estamos em muito boas mãos. Brasil acima de tudo!

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: