FAB organiza o maior exercício de SAR da América Latina

IMG_6255

Começa na próxima segunda-feira (02/03) a Operação Carranca IV, considerado o maior exercício de Busca e Salvamento (SAR, do inglês Search and Rescue) da América Latina. Até o dia 13 de março, mais de 350 militares vão participar de treinamentos no mar e na terra, com a finalidade de trocar experiências e nivelar o conhecimento.

_MG_1121

A operação, que ocorre na Base Aérea de Florianópolis (BAFL), é uma preparação para as missões reais de busca e salvamento. Durante duas semanas, aviões de busca, helicópteros de salvamento e um navio da Marinha receberão diversas missões, como localizar e resgatar náufragos, embarcações à deriva, aeronaves acidentadas e pilotos ejetados.

 

P-95-Bandeirulha

A Força Aérea Brasileira vai empregar os helicópteros H-1H, H-34 Super Puma, H-60 Black Hawk e os aviões SC-105 Amazonas, P-95 Bandeirulha e P-3AM Orion. O trabalho será gerenciado por dois Centros de Coordenação de Salvamento destinados às missões no mar e na terra.

FAB_-_P-3_Orion

Coordenado pelo Subdepartamento de Operações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o treinamento envolve diversas unidades do Comando da Aeronáutica, entre elas: os cinco Centros de Coordenação de Salvamento Aeronáutico do Brasil, conhecidos como Salvaeros; a Segunda Força Aérea (FAE II); o Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1° GCC) e a BAFL. Participam também a Marinha do Brasil, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, a Petrobras e o Grupo de Apoio à FAB (GAFAB).

_MG_0922

O exercício pretende servir, ainda, de fórum de discussões e de laboratório para a elaboração de novas doutrinas para a atividade SAR, incluindo treinamento exclusivo de coordenação e execução das missões componentes das operações de salvamento. O termo “Carranca” refere-se à alcunha do Major Médico Carlos Alberto Santos – militar do Esquadrão Pelicano e do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento, ambos localizados em Campo Grande (MS), cuja vida foi marcada pelo comprometimento e obstinação em salvar vidas.

Após o início da operação, o exercício poderá ser acompanhado por meio do blog www.carranca.aer.mil.brVeja a matéria do Exercício Carranca III.

Anúncios

Publicado em 02/28/2015, em Notícias e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Uma boa noticia que vem de encontro com uma possível realidade, face ao grande e intenso movimento e presença dos Brasileiros inseridos nas atividades marítimas; seja nas Plataformas de Petróleo ou mesmo Marinha Mercante. Aliado ás necessidades nos Grandes Rios do Brasil Central e Amazônia.

    Desejamos amplo sucesso aos valorosos “lobos do mar”.

    Curtir

  2. eadem@ig.com.br

    Como nossos políticos, nossa imprensa e mesmo nosso povo é alienado, cego, jamais se dá conta do que lhe acontece em derredor e engole pelo rabo tudo o que nele enfiam por mais espinhoso que seja!

    Vai daí, a grande pergunta não é o exercício em si, mas o que o motiva?

    Ora, com o mundo à beira de uma guerra mundial e com o Brasil despreparado para entrar em qualquer operação bélica desse tipo de conflito, contudo, caberá ao Brasil manter sua neutralidade e aproveitar o que puder dessa guerra, se possível vendendo qualquer coisa aos beligerantes e tentar sair o mais ileso possível dessa confusão visando o futuro. Isso se não for totalmente burro.

    Bem… Como a maior potência do Atlântico Sul é o Brasil, é óbvio que a atuação brasileiras nesse espaço terá que ser ampliada pára o socorro às eventuais vítimas do tal mega-conflito e isso tem que ser ensaiado pra dar certo.

    Eis aí porque a FAB organizará o maior exércício de SAR em toda a AL.

    Parabéns aos estrategistas do EMFA. Felizmente apesar do desgoverno cego da quadrilha PT que aflige este país, ainda temos gente de visão em nossas sucateadas FF. AA.

    É por isso que eu confio nelas e sei que se chegar a hora certa, nossos “milicos” agirão e porão a COBRA PRA FUMAR SEMPRE QUE FOR NECESSÁRIO.

    Mesmo que tenham de lutar contra os parasitas vagabundos bastardos e palhaços da Matilha dos Sem-vergonha Terroristas!

    =====

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: