Iraque reclama de omissão do Brasil na luta contra Estado Islâmico

iraq-us-airstrikes-isis-08082014-13-760x506

Diplomatas e autoridades iraquianos reclamam que o Brasil tem sido omisso na luta contra o Estado Islâmico (EI). O país não colabora com ajuda humanitária, treinamento ou armas.

“O Brasil forneceu armas pesadas para [o ex-ditador iraquiano] Saddam Hussein, e sofremos com isso; está na hora de nos ajudar na luta contra o EI”, disse à Folha Amin Najar, líder do KDP (partido à frente do Governo Regional do Curdistão, no norte do Iraque). O Exército curdo (peshmerga) está na linha de frente na guerra contra o EI no norte do Iraque.

Najar se referia aos blindados Cascavel e armamentos que o país vendeu ao Iraque durante a guerra contra o Irã –no fim do conflito (1980-1988), Saddam atacou os curdos até com armas químicas.

Ao ouvirem falar de Brasil, todos os militares curdos entrevistados pela Folha mencionaram as armas que o país forneceu a Saddam.

“Não sabemos qual é a posição do Brasil em relação ao EI; é um absurdo um país com ambições globais não se posicionar sobre um tema como este”, disse um diplomata iraquiano que pediu anonimato.

“A Alemanha nos ajuda com armas, treinamento e auxílio humanitário; os EUA também. E o Brasil? Não faz nada diante de meninas de 12 anos sendo estupradas e jornalistas decapitados?”

Mais de 60 países auxiliam os iraquianos na luta contra o EI. A Áustria doou US$ 1,3 milhão em ajuda humanitária. Além de participar dos ataques da coalizão contra o EI, o Canadá enviou mais de US$ 50 milhões em ajuda humanitária e militar.

A França mandou 65 toneladas de ajuda humanitária, participa dos bombardeios e fornece armas.

ITAMARATY

Em e-mail enviado à Folha, o Itamaraty informou que as autoridades iraquianas não pediram ao Brasil cooperação no combate ao terrorismo nem manifestaram insatisfação com as relações bilaterais.

“Pelo contrário, as autoridades iraquianas agradeceram ao Brasil pela manutenção das atividades da embaixada brasileira em Bagdá e pela condição do Iraque como fornecedor privilegiado de petróleo ao Brasil.”

O ministério afirma que o governo brasileiro está “considerando” solicitações de ajuda humanitária feitas por organismos internacionais, como o Escritório das Nações Unidas para Assuntos Humanitários (Unocha) e a Missão de Assistência das Nações Unidas para o Iraque (Unami).

“A cooperação brasileira no combate ao terrorismo tem privilegiado antes aspectos como o acolhimento de refugiados, como no caso da Síria e do Iraque, que a concessão de armas e recursos financeiros e a vertente militar de treinamento”, diz o Itamaraty.

FONTE: Folha.com

Anúncios

Publicado em 02/14/2015, em Notícias e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 5 Comentários.

  1. ITAMARATY

    Em e-mail enviado à Folha, o Itamaraty informou que as autoridades iraquianas não pediram ao Brasil cooperação no combate ao terrorismo nem manifestaram insatisfação com as relações bilaterais.

    “Pelo contrário, as autoridades iraquianas agradeceram ao Brasil pela manutenção das atividades da embaixada brasileira em Bagdá e pela condição do Iraque como fornecedor privilegiado de petróleo ao Brasil.” (citação da matéria)

    De quem é a fofóca ate aqui? No inicio eles (iraquianos) estão reclamando da falta de cooperação; dai para o fim, o Itamarati tece elogios que supostamente o Iraque atribui ao Brasil. Durma com uma noticia contraditória dessa!?

    Deve-se lembrar que o Brasil ja é governado por uma classe que nem patriota é. Em toda manifestação publica parece que estamos na Praça Vermelha de Mocou na Russia. É bandeira vermelha que não acaba mais. Vai esperar ok de um governo de “esquerda” Bolivariano???

    Curtir

  2. eadem@ig.com.br

    Como brasileiro, em princípio, eu mandaria todos os iraquianos irem tomar no cu junto com as mães e pais deles… se eles souberem quem são os pais deles, claro!

    Em segundo lugar, os iraquianos acolheram os norte-americanos como os “salvadores” deles, pois que apelem para os “competentíssimos” norte-americanos para saírem desta “sinuca de bico”!

    Em terceiro lugar, como foi que os iraquianos ficaram de braços cruzados deixando o ISIS crescer descaradamente dentro de suas próprias fronteiras e não moveram uma palha para impedirem isso?

    Em quarto, se os iraquianos são incompetentes e querem ajuda, por que não a pedem de Israel ou dos próprios EUA, os criadores do ISIS?

    Em quinto e por último, fodam-se os iraquianos e peçam para as irmãs e filhas deles os auxiliarem nessa tarefa!

    Ora… o Brasil tem que ajudar… ajudar vagabundo trapalhão e politiqueiro é o caralho, sô!

    Já nos bastam os problemas causados aqui pela quadrilha PT e o nosso Luladrão e a anta Dilma!

    Curtir

  3. Tirando a parte dos chigamentos e ofenças ai eu concordo com oq o brother falou ai acima…nois ja temos problemas de mais aqui cm a gangue dos irmaos P-Tralhas,cm o comando vermelho,PCC,os miliçianos,os assaltantes,os matadores,os presidiarios e por ai vai…nois temos tantos problemas cm uma corja de marginais tao grande q se eles se juntassem daria a maior organizaçao terrorista ja vista nesse planeta e na historia da humanidade,nao tinha EUA q resolvesse isso,e nao damos conta de da segurança e assistençia pra nossa propia gente,vamos mandar soldados medicamentos e comida pros iraquianos enquanto falta soldados pras nossas propias fronteiras,enquanto falta comida e remedio pra nossa propia populaçao e inclusive pros propios soldados de muitos quarteis brasileiros q sao despensados mais cedo por falta de alimentaçao….vamos da segurança pra um povo q nem sequer e do mesmo continente q o nosso enquanto nois mesmos nao temos isso aqui…isso seria uma vergonha pra nao falar outra besteira aqui….e outra,cm tantos problemas q ja temos,vamos arrumar mais um gigantesco?…porq nao se esqueçam,os terroristas do ISIS estao atacando varios aliados dos americanos na guerra contra eles em seus propios territorios…e olha q sao paises iiiiiiiiiiiifinitamente mais desenvolvidos q o nosso,como frança,australia e belgica por exemplo,ai se agente se mete contra esses caras,qm vai acudir agente aqui q temos a quinta maior comunidade arabe do planeta,nao temos uma poliçia preparada pra lidar contra terrorismo,e uma fronteira desguarnecida tao grande em exteçao quanto a area totla de muitos paises,por onde entraria ate um exercito inteiro dem ser percebido….gente,eu vou ate parar de falar,q conforme vou digitando vai me batendo uma indiguinaçao tao monstra so de pensar no brasil dando qualquer tipo de ajuda aos iraquianos q daqui a pouco vou começar a perder a linha e chingar aqui igual nosso amigo ai em cima….

    Curtir

  4. Iraquianos tomem vergonha na cara e destruam aquelas Refinarias de Petróleo que estão em poder dos Terroristas. O Brasil tem o LAVA JATO, O PCC, CV PARA RESOLVER (se conseguirem) E de mais a mais, comecem a ratar as suas mulheres como ser humanos que são. E não encham o nosso saco.

    Curtir

  5. CORREÇÃO DE DIGITAÇÃO….. Tratar as suas mulheres…..

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: