Outro cessar-fogo é acertado na Ucrânia a partir de domingo

O presidente russo, Vladimir Putin, é visto no palácio presidencial em Minsk durante as negociações com a Ucrânia nesta quinta-feira (12) (Foto: Sergei Gapon/AFP)

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta quinta-feira (12) que os líderes mundiais reunidos em Minsk assinaram um acordo para o fim da crise na Ucrânia, com um cessar-fogo acordado a partir deste domingo (15). Os líderes rebeldes pró-Rússia também assinaram o documento.

Putin, os presidentes presidente francês, François Hollande, e ucraniano, Petro Poroshenko, e a chanceler alemã, Angela Merkel, passaram a noite negociando um documento para acabar com 10 meses de guerra, que provocou mais de 5.300 mortes.

Em declarações a jornalistas depois de quase 16 horas de conversas, Putin disse: “Nós conseguimos fazer um acordo sobre as questões principais”.

Segundo ele, os envolvidos no conflito concordaram em retirar artilharia pesada dos combates.

Ainda de acordo com o presidente russo, a Ucrânia deve realizar uma reforma constitucional para respeitar os direitos da população no leste do país, que é de maioria russa.

Após as declarações de Putin, Poroshenko afirmou que o documento assinado pelos líderes tem o compromisso de que todas as forças militares internacionais sejam retiradas do território ucraniano.

Segundo o Kremlin, os quatro líderes confirmaram o respeito à soberania e integridade da Ucrânia, e disseram apoiar a continuidade de conversas entre a União Europeia, a Ucrânia e a Rússia sobre o fornecimento de gás, que também foi afetado com os confrontos.

Os quatro líderes irão pedir à União Europeia que apoie o acordo.

Hollande disse que há “uma esperança real” de resolver o conflito, mas que “nem tudo está feito”.

O acordo não foi visto tão positivamente por todos, entretanto. O ministro das Relações Exteriores alemão, Frank-Walter Steinmeier, disse em comunicado que ele “não é uma solução global e muito menos um avanço”. Steinmeier fala apenas de um “passo adiante que nos afasta de uma espiral de escalada militar”.

Resistência dos rebeldes
A chanceler alemã, Angela Merkel, disse após o anúncio do acordo que Putin pressionou os rebeldes pró-Rússia a concordarem com o cessar-fogo, o que segundo ela ofereceu um “lampejo de esperança” para o fim do conflito.

“O presidente Putin também colocou pressão nos separatistas para que eles concordassem com um cessar fogo a partir de 0h de domingo”, disse Merkel após a reunião.

Mais cedo, participantes das negociações de paz afirmaram que separatistas pró-Rússia se recusavam a assinar um acordo, a menos que Kiev concordasse em retirar as tropas da cidade de Debaltseve.

“Não há acordo ainda. Os separatistas pró-Rússia não querem assinar. Eles pedem que o Exército ucraniano se retire de Debaltseve”, disse uma fonte presente às reuniões em Minsk.

Forças pró-Rússia no leste da Ucrânia aumentaram a pressão sobre Kiev lançando uns dos piores ataques da guerra perto da linha férrea da cidade de Debaltseve.

FONTE: G1

Publicado em 02/12/2015, em Notícias e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. E todos acreditaram nesses Políticos de que haverá paz, apos mais um documento sem valor pratico. Os que morreram; morreram, ninguém os trara de volta. Quanto aos cabeças continuarão a mandar no “zé povinho” da foram mais milenar possível, desde que o mundo é mundo. Mudam-se a mérd@, mas as “Moscas são a mesma.

    Curtir

  2. Porque não fazer um filme falando fraudes e mentiras escancaradas da (OTAN) com seu parasita asqueroso congresso (EUA), aonde jogaram duas bombas nucleares depois do exercito imperial já esta se rendendo, ainda falando da farsa das guerras aonde só a petróleo, das escoltas telefônicas e espionagem eletrônica de empresas no Brasil, ate de seus próprios aliados puxa sacos, babilônia esta embriagada de vinho fermentado luxo e lixo, seus seguidores cegos homicidas que derrubam governos qual a falsa bandeira de liberdade, da fornecer armas no Iraque na Líbia na síria grupos armados pelas sanguessugas, que agora que seus interesses foram ameaçados diz nas redes tv que foi um erro, isso e que realidade o resto que se dane. A não sinceramente real mentira, pois homem aranha assim como mulher gato e menino prodígio estão nas cabeças de certos leitores, a fantasia e realidade são fatores em que todo está ligado ao interesse comum, fonte de informações é contida nos livrinhos de historia em que Pedro Alvores Cabral descobriu o Brasil, e que Pedro primeiro gritou independência ou morte, simples assim para inocência de certos leitores apaixonados pela inocência de certos apresentadores de TV píl. píl., oba Xuxa esta chegando ta na hora de pagar no sono e assistir Globo beleza.

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: